terça-feira, 25 de maio de 2021

TARAUACÁ: DATA-BASE DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL 2021, EM ASSEMBLEIA CATEGORIA ACEITA PARCIALMENTE CONTRAPOSTA DA PREFEITURA.

Em assembleia geral da categoria na manhã desta terça-feira (25), a categoria analisou a contraproposta enviada pela prefeitura, e aceitou em parte o documento enviado pela prefeita.

O Sinteac já havia encaminhado desde o dia 09 de fevereiro a pauta de data-base da categoria do ano de 2021, que continham os itens aprovados em discursão da categoria.

A resposta foi enviada a entidade ainda no dia 21/05. Onde a prefeita respondeu que atenderá em parte os itens apontados na pauta.

Sendo de conhecimento da categoria a prefeitura somente atendeu o que diz respeito ao:

1-    Pagamento do auxílio alimentação que propôs um reajuste de 50 reais para servidores de apoio, elevando dos atuais 200 para 250 reais, e para professor reajuste de 100 reais elevando de 300 para 400 reais.

2-    Antecipação das parcelas de incorporação do antigo abono, sendo para servidores de apoio, antecipação da parcela de julho para junho e mantendo a de dezembro. Professor antecipação da parcela de julho para junho.

Quanto ao item 1, do auxílio alimentação, a categoria entendeu que como estávamos solicitando o aumento de 300 reais para professor, e de 100 reais para apoio, a mesma decidiu que fará nova proposta única, de isonomia para todos apoio e professor no valor de 500 reais, sem distinção, por entender que os servidores de apoio estão com seus vencimentos bastante defasados.

Quanto ao item 2, da antecipação das parcelas do antigo abono, a categoria aceitou a antecipação das parcelas de julho para junho, no entanto mantém a proposta de que a parcela de dezembro para apoio, que seja paga também em junho.

Foi proposto ainda que seja corrigido e pago de imediato a tabela salarial dos gestores escolares, tendo em vista que a mesma encontra-se bastante defasada, não acompanhando os reajustes dos demais servidores, sendo que que a mesma foi inclusive acordada em reunião anterior com a prefeita, e que está somente iria ver uma forma jurídica legal para tal, já que há respaldo jurídico.

A categoria resolveu ainda manter parte da proposta apresentada, dando ênfase a redução da carga horária de apoio de 40h para 30h, a urgência na vacinação dos profissionais em educação, a manutenção e ampliação no valor do abono de final de ano e demais.

“Temos pleno conhecimento financeiro dos recursos do FUINDEB municipal, como já havíamos afirmado anteriormente que  houve um aumento significativo nos repasses da educação, e os gastos não foram tantos, tendo em vista que as aulas estão sendo virtuais/remotas, possibilitando a prefeitura  economizar e avançar em outros pontos da proposta. Reenviaremos nova proposta a prefeitura com o novo entendimento da categoria, tendo em vista que essa foi rejeitada em quase sua totalidade pelos membros presentes em assembleia deliberativa”. Disse Lauro Benigno presidente da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário