quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

FAZEDORES DE CULTURA DE TARAUACA DIZEM “JÁ VAI TARDE” Á GESTAO DA PREFEITA MARILETE.


Artistas, agentes e fazedores Culturais de Tarauacá escrevem carta “CULTURA E ESPORTE DE TARAUACA PEDE SOCORRO”.

Carta aberta a população de Tarauacá:

Nós artistas, agentes e produtores culturais vimos a público para informar a população sobre o abandono que vemos sofrendo da atual gestão da prefeitura de Tarauacá.

Salientamos que os movimentos culturais de todo país, em uma demonstração de organização e força inédita conseguiram aprovar uma Lei, que permitiu socorrer os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, os espaços, grupos e movimentos culturais, A LEI DE EMERGÊNCIA CULTURAL ALDIR BLANC, passou pelo congresso, pelo senado e pela sanção do governo federal e em Tarauacá foi desprezada pela a atual gestão que se despede e não deixa nenhuma falta.

Em torno de 300 mil reais seria o valor que Tarauacá iria receber.

E para onde foi esse recurso? Pasmem acreditamos que deve ter retornado ao Governo Federal, tendo em vista que a prefeitura não se organizou, sequer montou uma comissão para acompanhar, não realizou nenhuma consulta ou audiência pública para discutir essas questões com os agentes culturais, fazedoras e fazedores de cultura, o que é um fato inadmissível, perante uma Lei que foi concebida em um processo tão democrático e com forte participação social.

Até tentamos nos organizar, mas sem a participação do poder público municipal e da secretaria de cultura tornou-se muito difícil.

Estamos chegando ao final do ano e da pandemia e nenhuma medida concreta foi apresentada, pelo município, para nós fazedores e fazedoras de cultura, os primeiros a interromper nossas atividades e com certeza os últimos a retomá-las, frente à CALAMIDADE PÚBLICA que estamos vivendo.

A gestão que se encerra abandonou a cultura de Tarauacá, sequer houve um planejamento das ações para fomento das atividades culturais, onde durante esses 4 anos sequer apresentou nenhum plano de ação para o setor cultural do município, o exemplo disso é nosso centenário teatro José Potiguara, que passou 4 anos de portas fechadas jogado ao léu, um descaso total, as atividades do festival de verão, a expo Tarauacá, festival do abacaxi, aniversário da cidade, festas caipiras, festivais de canção e demais... tudo foi esquecido pela prefeita de Tarauacá.

Parabéns aos gestores dos demais município do Acre que se organizaram e de certo modo fizeram com que os fazedores de cultura não ficassem de fora da lei Aldir Blanc, fato que nos deixou muito triste, e ao mesmo tempo feliz ao ver nossos amigos de outros municípios realizando suas lives e podendo ter uma renda durante esse período de calamidade.

Quanto a gestão da prefeita Marilete de Tarauacá o que temos a dizer é que “JÁ VAI TARDE”. essa que foi a pior gestão para cultura da historia de nosso munícipio.

Quando a nova gestão que se avizinha, esperamos que estes tenham uma atenção mínima, e que valorizem as atividades culturais em nosso município.

Artistas e Fazedores de cultura de Tarauacá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário