quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Educação planeja ações inéditas para beneficiar comunidade escolar em 2021



Se 2020 foi um ano em que o mundo enfrentou uma pandemia e teve que se adaptar aos novos tempos, 2021 traz expectativas de dias melhores. É para isso que a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) trabalha, seja implantando programas e projetos inéditos, seja ampliando e dando continuidade aos que vêm sendo desenvolvidos desde o primeiro ano da gestão do governador Gladson Cameli.

De acordo com o secretário Mauro Sérgio Cruz (SEE), que tem atuado de maneira incansável para implementar programas que beneficiam toda a comunidade escolar, o ano de 2021 será de muito trabalho. “Como costumo dizer, nosso foco e nossa meta são os alunos, os professores e a própria escola e, por isso, tudo o que desenvolvemos tem que estar voltado para a comunidade escolar”, disse.

Entre as ações inéditas da SEE para o ano que vem está a construção de 50 quadras de grama sintética nas escolas de ensino fundamental anos finais e, também, nas de ensino médio. Muitos municípios do interior serão beneficiados com essas novas quadras.

Outra ação que será implementada pela SEE, por meio do Departamento de Ensino Indígena, será a construção, já de acordo com o novo layout de escolas projetados para as comunidades, de seis escolas nas mais diferentes comunidades e aldeias do estado.Já em 2021, seis escolas indígenas serão construídas de acordo com o novo layout Crédito: Concepção artística/Sedur

Das seis novas escolas indígenas, uma será para a aldeia do Caucho, em Tarauaucá, uma em Cruzeiro do Sul (aldeia katukina), uma em Assis Brasil (para os manchineris), uma ao longo do rio Purus (para os kulinas), uma em Feijó, ao longo do rio Envira, e outra na aldeia yawanawá (no rio Gregório).

Outra ação inédita da SEE no tocante à política educacional será a implementação de escolas vocacionadas, cujos eixos já foram aprovados pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Será uma escola técnico-agrícola, outra na área de Tecnologia da Informação (TI), uma voltada para a formação de esportistas, outra para artes em geral (dança, música, teatro) e uma escola bilíngue, voltada exclusivamente ao ensino de inglês, espanhol e libras.
Escolas vocacionadas vai despertar o talento de cada aluno Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

Também será implementada pela SEE, na Escola Jovem Boa União, na Baixada da Sobral, uma escola voltada para cursos técnicos profissionalizantes, como em administração e contabilidade. Cruzeiro do Sul receberá uma voltada à formação de técnicos em eletroeletrônica.
Ampliação de projetos e programas

Mais do que implementar novas ações, a SEE também estará voltada, em 2021, para a ampliação de projetos e programas que vêm dando certo desde o primeiro ano da gestão do governador Gladson Cameli.

Para os alunos, além dos uniformes, já distribuídos em 2020 e do segundo prato, cuja ação não teve continuidade apenas por conta da pandemia, em 2021 também haverá a distribuição de tênis para todos os alunos da rede pública e 10 mil bicicletas, que serão doadas aos estudantes da zona rural e cujo acesso à escola permita este meio de locomoção.
Em 2021, mais 20 ônibus serão adquiridos para os ramais de difícil acesso Foto: Diego Gurgel/Arquivo Secom

Além dos 110 ônibus escolares adquiridos pelo governo do Estado e que já foram distribuídos aos mais diversos núcleos, inclusive dos municípios onde não há acesso terrestre, mais 20 novos veículos serão adquiridos pela SEE. Como se tratam de carros adaptados e com tração 4X4, serão utilizados em ramais de dificílimo acesso.

Outros projetos que serão ampliados pela SEE, de acordo com o secretário Mauro Sérgio Cruz, em 2021 são os Sorriso Feliz e Olhar Digital. “Quanto ao (Programa) Sorriso Feliz a SEE estará adquirindo uma carreta adaptada com oito gabinetes odontológicos que estará atendendo não apenas os alunos da zona urbana, mas também os da zona rural”, explicou.
Programas Sorriso Feliz e Olhar Digital chegarão às escolas da zona rural Foto: Stalin Melo/Arquivo SEE

Quanto ao Olhar Digital, este também terá o atendimento ampliado para os alunos da zona rural e para os servidores e funcionários da SEE. Para os alunos, além do atendimento, será garantido ainda, aos que necessitarem, de óculos para que eles possam assistir as aulas e melhorar a aprendizagem.
Instituto Santa Juliana

Se existe uma ação há muito desejada e planejada pelo secretário Mauro Sérgio é o início da reforma do Instituto Santa Juliana, em Sena Madureira. Trata-se do prédio mais antigo do Acre, em 1923, quando a cidade ainda era capital do Departamento do Purus.
Instituto Santa Juliana é o prédio mais antigo do Acre e será revitalizado pelo governo do Estado Foto: Stalin Melo/Arquivo SEE

Para viabilizar a obra, um termo de comodato será realizado com a Igreja Católica, que administra o Instituto, passando a gestão, pelos próximos vinte e cinco anos, ao governo do Estado por meio da SEE.

Ainda em Sena Madureira, o secretário anuncia a construção de mais um colégio militar, este de Ensino Fundamental, anos finais. Além dele, outras escolas também serão construídas em Assis Brasil, Brasileia, Manoel Urbano, Feijó, Bujari e Capixaba. “São todas escolas novas”, anuncia Mauro Sérgio.

Uma outra escola novinha em folha será construída pelo governo do Estado no ramal do Pentecoste, no município de Mâncio Lima. Era uma demanda antiga da comunidade, que doou o terreno para a construção. O secretário Mauro Sérgio esteve, ao longo do ano, dialogando com os moradores, o que irá possibilitar o início da obra agora em 2021.
Parque tecnológico

Este ano, uma das preocupações da SEE tem sido com a melhoria do trabalho dos servidores e funcionários da escola. Por isso, a renovação do parque tecnológico das escolas será uma ação continuada e ampliada. A ideia é que as rurais e indígenas também recebam equipamentos.
Escolas rurais também terão seus parques tecnológicos renovados Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

Mais do que isso, por meio do Projeto Escola Conectada, a SEE planeja levar internet via satélite também para as escolas mais distantes e de difícil acesso e onde a energia convencional ainda não chegou.

Também será realizada pela SEE a distribuição de 7 mil chrome books, num total de 14 mil adquiridos, para as escolas de ensino fundamental, anos finais e escolas de ensino médio em todo o Estado. Ao todo serão 350 carrinhos, cada um com 20 computadores e um carregador.
Reestruturação do PCCS

Uma política voltada aos professores a ser realizada pela SEE em 2021 será a revisão do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS), implementado em 1999, mas que está defasado e desatualizado. “O que vamos fazer é corrigir distorções que estão no plano”, informa o secretário.
Educação vai reestruturar PCCS dos servidores Foto: Cedida

Aos professores, ainda, será ampliada a oferta de cursos de graduação e de pós-graduação nos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que existem em diversos municípios acreanos. “Investir na qualidade dos nossos professores e funcionários também parte do nosso plano de ação”, destacou.
Viver Ciência

Em 2020, uma ação importante da SEE realizada apenas virtualmente foi a feira de conhecimento Viver Ciência. Para 2021, a meta é levar o conjunto de atividades para todos os 22 municípios, inclusive aqueles que não tem acesso via terrestre. “Todas as nossas escolas poderão participar dessa importante atividade”, disse o secretário.

Outras ações que serão ampliadas pela SEE no ano que vem serão a distribuição de kits fanfarras e kits pedagógicos. Os kits fanfarras ajudam a criar e a dinamizar as fanfarras escolares, despertando o interesse pela música nos alunos e os kits pedagógicos permitem que eles tenham as condições materiais de estudar e aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário