sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Óleo de alho: um remédio muito versátil para cuidar do seu corpo


Embora não tenhamos problemas de saúde, podemos usar o óleo de alho como condimento em nossos pratos para acrescentar benefícios extras à nossa dieta.

O óleo de alho é um alimento medicinal com tantas propriedades benéficas que devemos tomá-lo para nos manter saudáveis ​​e prevenir e tratar alguns distúrbios. Além disso, podemos comprá-lo em cápsulas ou prepará-lo em casa.

Descubra neste artigo todas as virtudes curativas do óleo de alho. Este superalimento nos ajudará, entre outras coisas, a purificar o organismo das toxinas, melhorar a circulação e nos proteger dos danos causados pelos radicais livres. Ele não pode faltar em nossa dieta!
Benefícios do alho

O alho é um superalimento com grandes propriedades para a saúde que é consumido como uma medicina natural desde os tempos antigos. Suas propriedades são baseadas, acima de tudo, em seu conteúdo em dois sulfetos; alicina e dialil. No entanto, também contém aminoácidos, vitaminas A, B e C e minerais como enxofre, cobre, cálcio, silício ou potássio.

Aqui destacamos suas virtudes medicinais:
Antibiótico natural poderoso que combate vírus, bactérias, fungos e parasitas.
Tem propriedades anticancerígenas.
Antioxidante que previne o envelhecimento.
Ele combate a retenção de líquidos e melhora a função renal.
Equilibra o sistema nervoso e previne distúrbios como estresse ou depressão.
Previne doenças cardiovasculares, uma vez que melhora a circulação e reduz o colesterol e a hipertensão.
Reduz os níveis de açúcar no sangue.
Ajuda a perder peso.
Protege a função do fígado e da vesícula biliar e promove a eliminação de toxinas do corpo.
Melhora a saúde e a aparência da pele e diminui a acne, a psoríase e outros problemas de pele.
Regula o processo digestivo.
É um afrodisíaco natural.

Como devemos consumir o alho?

O ideal para se beneficiar de todas essas propriedades curativas do alho em um nível preventivo ou como manutenção é consumir 1 dente de alho cru por dia. Embora seus efeitos em jejum sejam muito poderosos, para que não nos sintamos mal, podemos combiná-lo com qualquer uma das refeições. Caso prefira cozinhá-lo, também será benéfico, mas não manterá as mesmas propriedades.

A cultura tibetana também revela a antiga cura tibetana do alho. Os monges inventaram uma receita de alho mergulhada em álcool, assim como uma maneira de consumi-lo gradualmente. Desta forma, nosso corpo gradualmente assimila suas propriedades.

Atualmente, podemos comprar cápsulas de óleo de alho. Estes são altamente recomendados para aqueles que não suportam o cheiro ou não o digerem bem, assim como para aqueles que não gostam de consumi-lo. No entanto, aqui está uma receita para fazer alho marinado em azeite. Desta forma, adicionamos as virtudes desses dois alimentos muito saudáveis.
Remédio de óleo de alho

Se possível, devemos escolher alho orgânico. Ao tomar este remédio para fins medicinais, é muito importante que o alimento esteja livre de pesticidas e de qualquer substância química. Caso contrário, poderia subtrair efeitos positivos ao tratamento e até mesmo nos prejudicar.
Ingredientes
4 xícaras de azeite extravirgem (1 litro)
30 dentes de alho (45 g)
Preparação

Para preparar este remédio, siga os seguintes passos:
Descasque todos os dentes de alho, corte-os ao meio e coloque-os em uma jarra de vidro selada.
Adicione o azeite extravirgem até cobrir o alho.
Feche bem a garrafa e mantenha-a em um local escuro, fresco e seco por 30 dias. Nós não devemos mantê-lo na geladeira.
A cada dois ou três dias podemos mexer um pouco a garrafa.
Após este tempo, coe para remover o alho (que também podemos consumir) e preserve o óleo como remédio medicinal.


Como devemos consumi-lo?

Podemos tomar este remédio de várias maneiras, dependendo do objetivo do tratamento:
Como preventivo e como manutenção: 1 colher de sopa (15 g) por dia, sozinho ou misturado com a comida. Devemos sempre consumi-lo cru para que ele não perca suas propriedades.
Como tratamento intensivo: 3 colheres de sopa por dia (45 g) divididas em 3 doses ao longo do dia. No entanto, caso sinta mudanças na digestão ou cause desconforto, reduza a dose. Mantenha o tratamento por um mês, faça uma pausa de outro mês e continue se precisar.
Como curativo: podemos usar este óleo como condimento para qualquer prato (saladas, massas, sopas, molhos, etc.). Neste caso, se quisermos um sabor ligeiramente mais suave, basta usar menos alho ou adicionar mais óleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário