sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Não dormir o suficiente pode te fazer engordar 1kg por semana


Os malefícios de ter uma rotina de sono desregulada são os mais diversos, diminuição da imunidade, problemas cardíacos, problemas dermatológicos, instabilidade emocional, entre muitos outros, mas um em especial atrai muito a atenção das pessoas: o ganho de peso.

Vivemos uma rotina pesada e muito corrida. Trabalhamos muito, estamos sempre correndo contra o relógio para atender aos nossos compromissos da melhor maneira possível, queremos ficar perto da família e amigos e muitas vezes, nessa pressão para cumprir todas as demandas, acabamos negligenciando nossa própria saúde.

Nossa geração não dorme direito, e nossos corpos pagam o preço. A falta de sono e suas consequências para a saúde são pauta de muitos estudos científicos, e apesar de não saberem exatamente quanto peso extra uma noite de sono pode render, pesquisadores fizeram uma importante descoberta: noites mal dormidas podem fazer uma pessoa engordar até um quilo por semana!
Estudiosos da Universidade do Colorado realizaram uma pesquisa com 16 adultos jovens e saudáveis, para compreender melhor como as condições de sono afetam a qualidade de vida.

Esses jovens passaram duas semanas no hospital universitário, cada um em uma suíte. As suítes possuíam equipamentos para controlar os momentos de sono (luz e som). Durante esse período, os pesquisadores calcularam o nível de energia gasto por cada voluntário, medindo a quantidade de oxigênio inspirado e a quantidade de dióxido de carbono liberada.

Metade dos participantes dormiam uma média de nove horas por dia, e a outra metade dormia por apenas cinco horas. Ao analisarem os efeitos dessa rotina de sono, os pesquisadores concluíram que o grupo que dormia menos tempo queimava uma média de 5% a mais de energia, mas por outro lado, consumia 6% a mais de calorias. Ou seja, não conseguia queimar toda a caloria consumida, e isso contribuiu para que ganhasse mais peso.

O estudo mostra o quanto é importante equilibrarmos o nosso sono. Precisamos ser capazes de organizar nossos horários de uma maneira que nos permita dormir o necessário para não nos prejudicarmos no peso e na saúde de forma geral.
Analise sua rotina e faça as mudanças necessárias para que o sono não se torne um luxo, mas sim uma prioridade. Sua saúde física, mental e emocional agradecerá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário