Os malefícios de ter uma rotina de sono desregulada são os mais diversos, diminuição da imunidade, problemas cardíacos, problemas dermatológicos, instabilidade emocional, entre muitos outros, mas um em especial atrai muito a atenção das pessoas: o ganho de peso.
Vivemos uma rotina pesada e muito corrida. Trabalhamos muito, estamos sempre correndo contra o relógio para atender aos nossos compromissos da melhor maneira possível, queremos ficar perto da família e amigos e muitas vezes, nessa pressão para cumprir todas as demandas, acabamos negligenciando nossa própria saúde.
Nossa geração não dorme direito, e nossos corpos pagam o preço. A falta de sono e suas consequências para a saúde são pauta de muitos estudos científicos, e apesar de não saberem exatamente quanto peso extra uma noite de sono pode render, pesquisadores fizeram uma importante descoberta: noites mal dormidas podem fazer uma pessoa engordar até um quilo por semana!
Estudiosos da Universidade do Colorado realizaram uma pesquisa com 16 adultos jovens e saudáveis, para compreender melhor como as condições de sono afetam a qualidade de vida.
Esses jovens passaram duas semanas no hospital universitário, cada um em uma suíte. As suítes possuíam equipamentos para controlar os momentos de sono (luz e som). Durante esse período, os pesquisadores calcularam o nível de energia gasto por cada voluntário, medindo a quantidade de oxigênio inspirado e a quantidade de dióxido de carbono liberada.
Metade dos participantes dormiam uma média de nove horas por dia, e a outra metade dormia por apenas cinco horas. Ao analisarem os efeitos dessa rotina de sono, os pesquisadores concluíram que o grupo que dormia menos tempo queimava uma média de 5% a mais de energia, mas por outro lado, consumia 6% a mais de calorias. Ou seja, não conseguia queimar toda a caloria consumida, e isso contribuiu para que ganhasse mais peso.
O estudo mostra o quanto é importante equilibrarmos o nosso sono. Precisamos ser capazes de organizar nossos horários de uma maneira que nos permita dormir o necessário para não nos prejudicarmos no peso e na saúde de forma geral.
Analise sua rotina e faça as mudanças necessárias para que o sono não se torne um luxo, mas sim uma prioridade. Sua saúde física, mental e emocional agradecerá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário