terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Corrida x caminhada: entenda a diferença de intensidade entre os exercícios para perda de peso


Especialista compara exercícios em termos de intensidade e duração para traçar paralelo.

A grande incidência de sobrepeso e obesidade populacionais é responsável pelo fato da perda de peso ser sempre o objetivo mais procurado pelos frequentadores de clubes e academias, como também por praticantes de atividades físicas em diversos ambientes. Uma das grandes discussões a respeito da eficácia dos diferentes modelos de exercícios diz respeito à intensidade mais adequada para promover os resultados esperados.

Qual seria a intensidade mais adequada se meu objetivo principal é perder peso? Exercício intenso, exercício moderado ou exercício leve? Para tornar a discussão mais objetiva, vamos considerar dois exemplos: o que seria mais eficiente para perder peso? Correr moderadamente à velocidade de 8 km/h durante 30 minutos ou andar a 4km/h durante uma hora? Podemos fazer as seguintes considerações:

Nos dois exemplos a distância total percorrida foi de 4 km;
O exercício de corrida deve trazer maior benefício de condicionamento aeróbico por caracterizar uma intensidade mais eficaz;
A caminhada tem menor impacto sendo portanto menos traumática para o aparelho locomotor;
No exercício de caminhada, por ser bem mais moderada que a corrida, existe uma predominância da utilização de gordura em relação aos carboidratos como combustível para o exercício realizado;
No exercício de corrida, a utilização de gordura é menor e a de carboidrato é maior;
Como a distância percorrida foi a mesma, apesar do tempo de exercício ter sido diferente, o gasto calórico deve ter sido o mesmo, portanto o impacto para perda de peso é o mesmo nos dois casos.

O que ainda permanece como uma certa dúvida é a respeito da repercussão da maior utilização de gordura durante a caminhada em relação à corrida. Será que isso acaba sendo alguma vantagem? Esta ainda é uma dúvida que a ciência precisa esclarecer melhor.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário