Existem dois exercícios comuns e bastante praticados por quem quer definir as coxas e o bumbum: levantamento terra e agachamento
Existem dois exercícios comuns e bastante praticados por quem quer definir as coxas e o bumbum: levantamento terra e agachamento. Mas, dá para cravar que um é mais efetivo que o outro?
Aos detalhes!
Os dois movimentos são ótimos para trabalhar essas regiões do corpo de forma eficaz. No entanto, eles atuam em graus diferentes.
Também chamado deadlift, o levantamento terra é um movimento que envolve o uso da cadeia posterior para levantar algo do chão até a altura da coxa, com o quadril para trás, abdômen firme e coluna reta.
O agachamento, por sua vez, é um movimento no qual o quadril também vai para trás, trabalhando, assim, quase todos os músculos do corpo.
No levantamento terra, o braço de resistência para a articulação do quadril é muito maior do que para a articulação do joelho, fazendo com que o exercício demande muito das musculaturas extensoras do quadril, como o glúteo e os isquiotibiais (músculo posterior da coxa).
por taboolaconteudo patrocinado
Por outro lado, o agachamento com a barra nas costas tem uma divisão mais “homogênea” dos braços de resistência, embora também exija grande participação dos extensores do quadril (músculo da coxa).
Em relação à coluna lombar, o levantamento terra também “pega” um pouco mais dessa musculatura se comparado ao agachamento, em virtude do maior braço de resistência.
Em termos práticos, embora os músculos envolvidos nos dois exercícios sejam os mesmos, a exigência de ativação é bem diferente, principalmente em treinos nos quais a falha concêntrica (momento onde você não consegue mais vencer a carga no exercício em questão) não for atingida.
Ou seja, os dois exercícios são ótimas opções. O que deve ser avaliado é o nível de condicionamento e a capacidade física de se executar corretamente.
É importante levar em consideração que o levantamento terra é um exercício que sobrecarrega mais a coluna vertebral do que o agachamento com barra.
Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário