quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Docentes no PI se irritam com atrasos nos abonos Fundeb e Fundef


Dinheiro era para ter saído ainda em dezembro do ano passado, vez que já estava no caixa do governo. Categoria não entende razão de tamanha demora. Secretário de Educação viajou aos EUA.

Educação | Recebemos dezenas de e-mails de Professores da Rede Estadual do Piauí com reclamações sobre os constantes atrasos nos pagamentos do resíduo de abono do Fundeb e precatórios do Fundef.

Os dois benefícios eram para terem sido quitados ainda em 2022, o que não ocorreu. Foram adiados então para janeiro e não saíram. Agora, promessa é para este mês de fevereiro, dia 8. Vão cumprir?

Apenas Fundeb

Ressalte-se que no Portal do Servidor — até à data e horário desta postagem (1/2/2023 às 14:47) — há referência de pagamento apenas em relação ao resíduo do Fundeb, que é um complemento à parcela paga em dezembro do ano passado. Em relação aos precatórios do Fundef, não há informação oficial.
Dinheiro no caixa

O que mais irrita a categoria é saber que o dinheiro para honrar os dois benefícios já está no caixa do estado desde o ano passado. "Não entendo o porquê de tanta demora, descaso e incompetência", desabafa a professora Vaneilza Moreira.
Secretário nos EUA

Em meio à irritação dos educadores, o Secretário de Educação Washington Bandeira viajou aos EUA. Segundo a Assessoria de Imprensa (27) do governo Rafael Fonteles (PT):

"O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, acompanhou, nessa quinta-feira (26), em Washington, nos Estados Unidos, a visita às instalações do Departamento de Educação dos EUA, equivalente ao Ministério da Educação no Brasil. A visita é parte da agenda da rede de ministros e secretários da Educação da América Latina, a Comunidade Araucária."

O secretário Bandeira já retornou ao Piauí.
Secretário Washington Bandeira (seta) em encontro nos EUA. Foto/reprodução.

No Canal do Sinte-Pi no You Tube, a professora Paulina Almeida — presidenta do sindicato — fala também sobre estas e outras questões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário