sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Trilha ecológica do Campus IFAC Tarauacá.


O município de Tarauacá, mesmo estando localizado no interior do Estado do Acre possui grandes áreas naturais, com uma considerável população residente na zona rural, não dispõe de uma área publica estruturada (parque, horto, sitio, etc.) para prática de atividades diversificadas em contato com a natureza. A estruturação de uma Trilha ecológica na área experimental do Campus Tarauacá traz para a comunidade do Campus e da cidade uma possiblidade de vivenciar práticas educacionais, ambientais e de esporte e lazer com maior frequência e organização contribuindo para o desenvolvimento socioambiental daqueles que usufruírem deste espaço. O projeto de extensão abrirá espaço para possíveis parcerias institucionais entre o IFAC e escolas do município e estado, que poderão utilizar continuamente as trilhas para desenvolvimento de conteúdos práticos curriculares de disciplinas correlatas com a temática em questão.


A Trilha ecológica na área experimental do Campus Tarauacá – IFAC, trará para a comunidade do Campus e da cidade uma possiblidade de vivenciar práticas educacionais, ambientais, de esporte e lazer, além de contribuir para o desenvolvimento socioambiental daqueles que usufruírem do espaço. O projeto tem como principal objetivo, estimular crianças e jovens em idade escolar a praticar Exercício Físico em contato com a natureza, contribuindo com o desenvolvimento de hábitos saudáveis, lazer e consciência ambiental.


O projeto “Trilhas da Aventura” será executado em duas etapas. A primeira etapa consistiu em estruturar a área experimental do Campus Tarauacá, com trilhas. A segunda etapa está em andamento, recebendo os alunos das escolas publicas do Estado localizadas no município de Tarauacá. A intenção, nesta fase do projeto, é que os alunos realizem visitas orientadas, para que os professores de Educação Física, Biologia e áreas afins, da escola que estiver utilizando a trilha, possam utilizar o momento como uma aula. Em Educação Física pode ser abordado o conteúdo Esporte de Aventura na Natureza, enquanto na Biologia, podem ser utilizados conceitos de Ecologia, Botânica e Zoologia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário