domingo, 16 de dezembro de 2018

CAET DE TARAUACÁ É HOMENAGEADA NA PREMIAÇÃO DA EDIÇÃO 2018 DO PREMIO CHICO MENDES DE FLORESTANIA.

Edneyda Aguiar representante da CAET de Tarauacá no evento.

O Encontro Chico Mendes 30 anos que se iniciou neste sábado na cidade de Xapuri – Acre foi palco de um momento histórico. Nos dias 15, 16 e 17 o município sedia o “Encontro Chico Mendes 30 anos: uma memória a honra. Um legado a defender”. Promovido pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), o evento reuni lideranças extrativistas e ambientalistas renomados.


A programação se iniciou às 9 horas da manhã, deste sábado, 15, com a leitura de um poema declarado por Lívia Mamede Mendes, bisneta de Chico Mendes. No encerramento (segunda-feira, 17), 30 jovens extrativistas farão a leitura coletiva da “Carta de Xapuri” – documento histórico que marcará o compromisso das pessoas presentes, em especial da juventude da floresta, com a defesa dos ideais de Chico Mendes para os próximos 30 anos.

Assassinado, em Xapuri, há quase 30 anos, Chico Mendes deu voz aos povos da floresta, tornando-se mensageiro da defesa de políticas públicas ambientais pautadas no desenvolvimento sustentável, conservação, inclusão social e cidadania.

Diversas personalidades mundiais já receberam este premio, inclusive o Papa Francisco que recebeu das mãos de Ângela Mendes, filha de Chico Mendes e da primeira-dama Marlúcia Cândida.

Criado em 2004, o prêmio tem por finalidade reconhecer e estimular as atividades, programas, ações e iniciativas que visam consolidar os ideais defendidos por Chico Mendes.

Este ano os escolhidos por indicação nas três categorias são: Helmut Eger, por iniciativa internacional, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciativa nacional, e Associação Agroextrativista do Barão e Ipiranga (AAPBI), por iniciativa comunitária, rural e florestal.

“Além dos três agraciados, esse ano o prêmio possui a categoria especial ‘De Francisco para Francisco’, na qual homenageamos o Papa Francisco. Também vamos entregar 30 menções a personalidades e entidades que atuaram nessa causa, que alinhada ao pensamento do Chico, envolve a floresta e uma condição de vida adequada, respeitando o homem, a sua natureza e a natureza da natureza”, explica Karla Martins, diretora-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).


O evento contou com à ilustre presença de Dom Moacyr Grechi, arcebispo emérito de Porto Velho. 


Se estivesse vivo, Chico Mendes – maior ambientalista da América Latina – completaria 74 anos neste sábado, 15. Assassinado em 22 de dezembro de 1988, a liderança acreana deu voz aos povos da floresta, tornando-se mensageiro da defesa de políticas públicas ambientais pautadas no desenvolvimento sustentável, conservação, inclusão social e cidadania.

Os ensinamentos de Chico e seus companheiros vivem no coração e ideais de sócio ambientalistas e lideranças extrativistas do mundo inteiro, que se encontram em Xapuri para participar do “Encontro Chico Mendes 30 anos: Uma Memória a Honrar. Um Legado a Defender”. A abertura do evento, que se iniciou na manhã deste sábado, 15, foi marcada por falas de resistência e muita emoção do público presente.

O encontro, promovido pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), entra para a história por reunir lideranças renomadas que ajudaram a construir e consolidar esse legado de políticas públicas ambientais, que nasceu no Acre – Estado reconhecido internacionalmente por promover há 20 anos um modelo de gestão produtiva de base diversificada sustentável.

“Em Nome da Cooperativa Agro Extrativista de Tarauacá CAET, Deixo aqui os Agradecimentos ao Governo do Estado do Acre e Principalmente à Família Chico Mendes, por Reconhecer o Nosso Trabalho”. Disse Edneyda Aguiar representante da CAET de Tarauacá no evento. 


O prêmio é um reconhecimento às entidades por manterem o compromisso de preservação do meio ambiente, e dos ideais de defesa das florestas e das pessoas que nela vivem.

A CAET de Tarauacá, exporta insumos de seringa natural, para o estado de Mato Grosso e para a VEJA empresa de calçados. 
 

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário