terça-feira, 3 de outubro de 2023

Vem aí o eclipse solar anular do Brasil


Sabe por que o dia 14 de outubro de 2023 é importante? Porque é neste dia que teremos um eclipse solar anular. Isso significa que o Sol, a Lua e Terra estarão posicionados tal forma que, num determinado momento, veremos uma espécie de "anel de fogo", como um aro iluminado ao redor da Lua.

Mas sabe porque essa data é muito especial aqui no Brasil? Porque poucos lugares do planeta poderão apreciar este anel de fogo, que é a aparência do eclipse solar anular. Os sortudos serão aqueles que estiverem nesta estreita faixa rosa. E olha o Norte e o Nordeste do Brasil aí, pessoal! O fenômeno é tão especial que só um pedacinho destas Regiões verá a totalidade do eclipse solar anular, isto é, uma imagem parecida com esta da Arábia Saudita, em 2019.


Eclipse solar anular de 14/10/2023 - faixas de visibilidade do fenômeno no globo (Fonte: timeanddate.com)

4 bons motivos para você querer ver este eclipse

1 - Um motivo a mais para você se programar para este evento astronômico é que, até o fim desta década, os próximos eclipses solares do tipo anular não terão a visibilidade do dia 14 de outubro de 2023.

2 - É de graça! Basta olhar para o sol com proteção adequada dos olhos (não se pode olhar diretamente para o sol, de jeito nenhum, pois há risco até de cegueira)

3 - O eclipse ocorre no dia 14 de outubro, sábado. Mas dia 12 é feriado no Brasil e aí, com a enforcada da sexta, 13, dá para pensar em passar o feriadão no Nordeste, para fazer um turismo astronômico!

4 - Eclipse solar só pode ser visto de dia e com poucas nuvens. Outubro, naquela faixa rosa da figura acima, é um época de seca, e a chance de alguma chuva estragar o espetáculo é realmente remota.

Os próximos eclipses não serão visíveis como este

Em 2 de outubro de 2024 vai ocorrer outro eclipse solar anular, mas o anel de fogo só será visto lá na Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul e em áreas em pleno oceano Pacífico


Eclipse solar anular de 02/10/2024 (Fonte: timeanddate.com)

Depois teremos outro eclipse solar anular, em 17 de fevereiro de 2026, mas que praticamente só será visível na Antártica


Visibilidade do eclipse solar anular de 17/02/2026 (Fonte: timeanddate)

O eclipse solar anular de 6 de fevereiro de 2027 (!!!!) poderá ser visto só lá no Chuí, no sul do Rio Grande do Sul



Aí, em 26 de janeiro de 2028 (!!!!) vai ter um eclipse solar anular visível em pequena parte do Norte do Brasil. Mas escute a voz da experiência, aqui da Climatempo: janeiro, Amazonas, Pará, Amapá, verão, muitas nuvens, temporais. Vai ser difícil ter uma boa condição para ver o fenômeno.


Visibilidade do eclipse solar anular de 25/1/2028 (Fonte: timeanddate.com)

Outubro é um mês favorável para observar o céu no Nordeste

Mas, voltando para a realidade do eclipse solar anular de 14 de outubro de 2023, outubro é uma época normalmente seca no interior do Nordeste e de pouca chuva também no Norte. Mesmo a data estando longe, a chance de ter um céu com poucas nuvens no sertão do Nordeste em outubro é relativamente grande.

E este é mais um motivo para fazer do 14/10/2023 uma data muito especial. Astrônomos de muitos lugares do planeta estarão aqui para ver este eclipse anular total.

Cobertura especial da Climatempo

A Climatempo, numa parceria com o professor Marcos Calil, vai mostrar este eclipse para você em grande estilo!

Primeiro, uma live com o Marcos Calil e moderação da meteorologista Josélia Pegorim, que vai explicar tudo sobre este eclipse. Esta live será no dia 10 de outubro, mas aguarde que vamos dar mais detalhes brevemente.

No dia do evento, 14 de outubro, o site da Climatempo vai estar AO VIVO, live mesmo, com a transmissão deste eclipse super especial, diretamente do sertão do Ceará.

Marcos Calil estará lá no sertão cearense com equipamentos especiais para transmitir este eclipse.

Fique ligado que traremos mais informações sobre este sensacional evento astronômico no site da Climatempo e nas nossas redes sociais.

Bons céus, como sempre diz o professor Calil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário