segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Posso ingerir bebida alcoólica depois de tomar a vacina contra a Covid-19?


A resposta é sim. Mas os especialistas alertam: nada de enfiar o pé na jaca.

Podemos ingerir bebida alcoólica depois de tomar a vacina? — Foto: Maksym Kaharlytskyi/Unsplash

Você recebeu a dose da vacina contra a Covid-19 e pretende comemorar com uma cerveja, uma taça de vinho. Mas isso está liberado? Podemos ingerir bebida alcoólica depois de tomar a vacina?

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a resposta é sim. Não existe restrição à ingestão de bebida alcoólica antes ou depois de tomar a vacina.

A entidade explica que o consumo moderado de bebidas alcoólicas não interfere na resposta gerada por nenhuma vacina e “não aumenta o risco de eventos adversos pós-vacinas”.

No entanto, a SBIm alerta que a ingestão excessiva ou uso crônico e abusivo de álcool podem enfraquecer o organismo como um todo, incluindo o sistema imunológico, o que facilita infecções.

Ou seja, a bebida está liberada, mas com moderação.


"A ingestão de álcool, de maneira consciente, não implica em redução da eficácia vacinal. Entretanto, não devemos esquecer que o álcool afeta a ação de diversos medicamentos, além de facilitar outras infecções, quando ingerido em excesso", alerta Marcelo Otsuka, infectologista e coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

“Não existe relação entre o consumo moderado de álcool e a vacina. Podemos beber, mas sempre com juízo, moderação e cuidado”, completa a infectologista Luana Araújo.

As empresas responsáveis pela produção das vacinas também dizem que não há relação entre o consumo de bebida alcoólica com os imunizantes. A Fiocruz, responsável pela vacina AstraZeneca no país, já afirmou que “não há evidência de que o consumo de álcool interfira na eficácia das vacinas contra a Covid-19”.

Fantástico

'Eu sou irresponsável com a minha própria vida. Cada um que cuide da sua', diz Pablo Marçal, influenciador que liderou expedição em montanha

Influenciador digital, que promove cursos de liderança, conduziu 60 pessoas ao Pico dos Marins, em São Paulo, contra todos os alertas, por causa do mau tempo, e expôs grupo ao risco. Autoridades classificaram a expedição como irresponsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário