sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Governo do Acre autoriza reabertura das academias a partir de segunda-feira


Espaços deverão observar uma série de critérios, entre eles o limite de 30% da capacidade

O governo do Acre voltou atrás e decidiu autorizar a reabertura das academias, que só poderiam ser retomadas a partir da bandeira verde (Cuidado). Elas estavam fechadas desde março, quando foram confirmados os primeiros casos de coronavírus no Estado. Atualmente, o estado se encontra na fase laranja (Atenção).

Os espaços deverão observar uma série de critérios ao reabrirem. O principal deles é limitar a ocupação em 30% e proibir o acesso de pessoas no grupo de risco, como idosos, crianças e mulheres grávidas.

A medida veio após pressão dos proprietários das academias, que amargavam prejuízos financeiros com o fechamento dos espaços.

Em nota, o secretário de Saúde Alysson Bestene esclarece o processo. Confira:

“O Governo do Estado do Acre informa, conforme deliberação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 em reunião realizada no dia 18 de agosto, que fica autorizada a abertura das academias de ginástica apenas para a realização de atividades individuais, limitadas a 30% de ocupação do espaço, durante o Nível de Atenção (Bandeira Amarela), a partir do dia 24 de agosto.

A medida foi tomada após tratativas ocorridas nas últimas duas semanas entre representantes do setor, os membros do comitê e as autoridades sanitárias, considerando a estratificação das atividades físicas em diferentes níveis de risco e a análise dos protocolos sanitários para cada grupo de atividades.

Ficam proibidas a prática de esportes de contato e de atividades coletivas, o uso de piscinas e vestiários, bem como a entrada e permanência de pessoas dos grupos de risco (crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades), sendo responsabilidade desses estabelecimentos o controle e identificação dos acessos a suas dependências, bem como o monitoramento das condições de saúde dos consumidores.

A presente autorização foi regulamentada por meio da resolução nº 04, de 20 de agosto de 2020, publicada nesta sexta-feira, 21, no Diário Oficial do Estado.

Rio Branco, AC, 20 de agosto de 2020

Alysson Bestene

Coordenador do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19

Nenhum comentário:

Postar um comentário