terça-feira, 16 de junho de 2020

11 sinais de que você já teve Covid-19



A pandemia da Covid-19 assusta e preocupa há alguns meses

SAIBA TUDO SOBRE O CORONAVÍRUS

Você se sentiu péssimo, com problemas para respirar – será que foi Covid-19? Aqui estão os sinais que, segundo os especialistas, você deve procurar para verificar se já foi infectado.

Então, com todas as notícias sobre a propagação da Covid-19, você olha para trás e pensa se aquela doença semelhante à gripe que você teve em meados de fevereiro foi realmente o novo coronavírus.

Você não está sozinho – e sim, você pode já ter sido infectado. 

O surto da Covid-19 começou em Wuhan, província de Hubei, na China. Até o momento, mais de 7 milhões de casos da doença respiratória foram confirmados em todo o mundo, segundo a Universidade Johns Hopkins. Saiba aqui como o coronavírus se alastrou.

O primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil foi no dia 26 de fevereiro. Um homem de 61 anos que viajou à Itália, e deu entrada no Hospital Albert Einstein no dia anterior, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em 17 de março, a cidade de Belo Horizonte (MG) registrou o primeiro caso de transmissão comunitária (veja Glossário da Covid-19). Trata-se de um homem de 34 anos. O caso se refere ao diagnóstico de Covid-19 em alguém que não viajou para países com o vírus ou entrou em contato com uma pessoa doente conhecida.

Mas os pesquisadores descobriram mortes pelo vírus que ocorreram muito antes da disseminação da pandemia. Isso significa que o vírus estava circulando antes que percebêssemos, e provavelmente mais pessoas foram expostas do que se pensava. Outros países chegaram à mesma conclusão. 

Aqui estão 11 sinais silenciosos de que você pode ter sido infectado pela Covid-19: 

1. Você estava realmente doente em março

De fato, se você esteve doente antes de fevereiro, provavelmente não era Covid-19. Já, se você esteve doente de meados de fevereiro a meados de março, é possível que você tivesse Covid-19. Os testes não estavam disponíveis durante esse período, portanto você provavelmente não saberia. Testes para coronavírus: descubra quanto custam e como funcionam.

2. Sua febre e tosse não eram gripe

Você se sentiu doente, teve febre por alguns dias, tosse seca e estava exausto. Pode ter sido Covid-19. Há muita sobreposição de sintomas com resfriados ou de outra gripe e coronavírus, razão pela qual os testes para o Covid-19 são indispensáveis. 

3. De repente, você perdeu o olfato ou o paladar

Esta parece ser uma marca registrada da infecção pela Covid-19, mas não é uma exclusividade, diz Benjamin Singer, MD, professor assistente de cuidados pulmonares e críticos na Faculdade de Medicina da Northwestern University Feinberg, em Chicago. 64,4% das pessoas com Covid-19 relatam perda de olfato ou paladar, de acordo com um estudo de abril de 2020 no Journal of the American Medical Association (JAMA). Recentemente, o Disease Control and Prevention (CDC) adicionou perda de paladar e olfato à lista de possíveis sintomas da Covid-19.

“A perda relatada de olfato e paladar aparece mais comumente com a Covid-19 do que com outros vírus respiratórios, mas outros vírus e doenças não infecciosas, como alergias, podem causar esses mesmos sintomas”, diz o Dr. Singer. 

4. Seus entes queridos foram infectados pela Covid-19

Muitas pessoas infectadas com esse vírus apresentam sintomas leves ou inexistentes, diz o Dr. Singer. Isso significa que você pode ter tido coronavírus e não ter ideia. ”Se você esteve perto de pessoas com casos confirmados, provavelmente foi exposto e pode ser uma das pessoas que não apresentam sintomas visíveis, assintomáticas”. Isso também pode ser verdade para as pessoas que trabalham no sistema de saúde e tratam a Covid-19. 

5. Seus dedos estavam um desastre

“Dedos de Covid” são marcados por feridas roxas ou vermelhas e com coceira. “Erupções cutâneas, principalmente nos dedos dos pés, podem ser algo que faz as pessoas que não foram testadas olharem para trás e pensarem ‘foi uma manifestação da Covid-19?'”, diz ele. Mas alerta que os dedos com essa aparência não são um sinal revelador da Covid-19, pois podem haver outras causas. Se você estiver preocupado, converse com seu médico. 

6. Você sentiu calafrios, dores musculares ou dor de garganta

À medida que os médicos aprendem mais sobre a Covid-19 e como ela se comporta, o CDC, dos Estados Unidos, e órgãos de saúde pelo mundo vêm aumentando suas listas de sintomas. Outros indícios que podem sugerir a doença incluem calafrios, tremores, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta

7. Você notou uma erupção estranha no seu filho

Houve relatos preocupantes de erupções cutâneas e síndrome inflamatória multissistêmica em crianças (MIS-C) que tinham o vírus. Outros sinais de MIS-C incluem febre, dor abdominal, vômito, diarreia, dor de garganta e sensação de cansaço. Ligue para o seu médico se notar algum destes sinais em seu filho, observa o CDC. 

8. Seu estômago estava doendo

A Covid-19 é uma doença respiratória, mas nem todos experimentam tosse ou falta de ar. Para alguns, a diarreia pode ser o primeiro e único sinal do novo coronavírus, de acordo com um estudo de março de 2020 no The American Journal of Gastroenterology. Os pesquisadores sugerem que pessoas com sintomas gastrointestinais recentes, como diarreia, que podem ter tido contato com indivíduos infectados com Covid-19, devem ter um alto índice de suspeita.
 
9. Você tem câncer

As pessoas que convivem com o câncer têm um risco 60% maior de dar positivo para a Covid-19, de acordo com um estudo de maio de 2020 publicado no medRxiv do Massachusetts General Hospital, patrocinado pelo Stand Up 2 Cancer. Esse risco foi maior entre os participantes com mais de 65 anos e entre os homens. Além disso, as pessoas com câncer eram mais propensas a ter casos graves de Covid-19 que exigiam hospitalização. 

10. Você teve um AVC do nada

Existe uma ligação entre a Covid-19 e o risco de AVC, mesmo entre pacientes mais jovens. Aqui estão o que médicos e pesquisadores sabem até agora sobre risco de AVC e coronavírus. Aqui você lê sobre os sintomas de um AVC, como perda da força ou súbita dormência no rosto, braço ou perna. E sempre leve a sério o ataque isquêmico transitório (AIT)

11. Você acordou com os olhos irritados

A conjuntivite, infecção nos olhos, pode ser um sinal de coronavírus, mas isso é muito raro, de acordo com a Academia Americana de Oftalmologia. Eles aconselham se você desenvolver a doença, não entre em pânico. “Ligue para o seu oftalmologista e siga as instruções de tratamento”, sugere a Academia.

O papel do teste de anticorpos Covid-19

A verdadeira questão é o que fazer se você não tem certeza de que pode ter tido o Covid-19. Assim, em caso de dúvida, procure o teste de anticorpos, indicam especialistas.

A única maneira de saber se já teve o Covid-19 é fazer o teste de anticorpos, diz Matthew G. Heinz, MD, especialista em medicina hospitalar e internista do Tucson Medical Center, em Tucson, e ex-diretor de divulgação de serviços Office of Intergovernmental and External Affairs, parte do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, durante o governo Obama.
Tempo certo

Os anticorpos são produzidos quando o corpo monta sua resposta imune a uma infecção, de acordo com a Food and Drug Administration. Os testes de anticorpos podem dizer se alguém já foi infectado com a Covid-19 em vez de ter uma infecção ativa, observa a agência. 

O teste de anticorpos não é à prova de falhas e ninguém pode dizer com certeza que você não pode pegar a Covid-19 outra vez, diz Heinz. “Esses exames de sangue podem dizer se você teve o Covid-19, mas não sabemos se a presença de anticorpos significa que você está imune e, se sim, por quanto tempo essa imunidade pode durar”. 

É importante fazer na hora certa, ele aconselha. Não faça o teste muito cedo, logo após os sintomas, pois isso pode levar a um resultado falso-negativo.
Assintomáticos

Você não precisa ter sintomas para considerar o teste, pois muitas pessoas não apresentam nenhum sintoma. “Se você está fazendo a pergunta ‘eu tive a Covid-19’, peça o teste”, diz ele. “Quanto mais soubermos quantas pessoas tiveram exposição, melhor.” Essas informações podem permitir que os pesquisadores saibam o quão perto estamos da “imunidade”. Isto é, que uma alta porcentagem de pessoas na comunidade é imune à doença e, portanto, suas chances de se espalhar de pessoa para pessoa são improváveis, de acordo com a Associação de Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia.

Publicado originalmente por Denise Mann, em rd.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário