quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Levantamento inédito aponta que 12% dos brasileiros adultos são LGBT



A pesquisa foi feita pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) junto com a Universidade de São Paulo (USP); assexuais correspondem a mais de 5% do resultado

Levantamento inédito aponta que 12% dos brasileiros adultos são LGBT

A pesquisa tem pioneirismo por incluir pessoas assexuais

O mapeamento feito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de São Paulo (USP), publicado na revista científica ‘Nature Scientific Reports’, aponta que 12% das pessoas adultas do Brasil se declaram assexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transgênero. O percentual corresponde a 19 milhões de brasileiros, segundo os dados populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre o total de 12%, pouco mais de 5% são assexuais , 2,12% são bissexuais , 1,37% é gay, 0,93% lésbica , 0,68% é transgênero e 1,18% são de pessoas não-binárias . A pesquisa fez o mapeamento a partir de uma amostra representativa da população, similar ao método utilizado nas pesquisas eleitorais, por exemplo.

Ao todo, 6 mil pessoas maiores de 18 anos foram entrevistadas em 129 cidades das cinco regiões do Brasil. Esse tipo de levantamento é inédito na América Latina e mostra um passo adiante na evolução das pesquisas voltadas à comunidade LGBTQIAP+.
Aqui o preconceito não tem vez! As novidades da semana do universo LGBTQIA+

Os resultados batem de frente com a pesquisa do próprio IBGE, que aponta que 1,2% da população se declara gay e 0,7% bissexual. Neste caso, as identidades trans não fizeram parte do levantamento, tampouco a assexualidade – que já é muito invisibilizada dentro da própria comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário