quarta-feira, 6 de julho de 2022

TARAUACÁ: VEM AÍ UMA EDIÇÃO INÉDITA DO - FECANTA - FESTIVAL DA CANÇÃO TARAUACAENSE


Em breve, no município de Tarauacá, a Edição Inédita do Festival da Canção Tarauacaense - FECANTA, em sua edição de número 21. A informação é do Presidente em exercício do Sinteac, Professor João Maciel. "Na próxima sexta feira haverá uma reunião entre Sindicato dos trabalhadores em Educação - Sinteac, Associação Giovanni Acioly e Gabinete do Deputado Estadual Jenilson Leite, para a gente tratar do resgate do maior festival de música autoral da Regional Tarauacá, Envira e Jordão e, de todo o Vale do Juruá" disse Maciel.

Após essa edição, serão 21 anos um evento legitimamente tarauacaense que se propõe a valorizar aqueles que escrevem, tocam e cantam as canções da “Terra do Abacaxi Grande”. Apesar de não ser realizado há alguns anos, o Fecanta já se consolidou como uma das mais importantes atividades do calendário cultural da nossa cidade. Nenhum outro município do Acre realizou tantas edições de um mesmo festival.

HISTÓRIA DO FESTIVAL - Tudo começou na década de 80 quando grupos de jovens se organizavam na luta popular por seus direitos e se manifestarem através da música. Apesar das dificuldades inerentes à época, a juventude resistia e “se virava” para promover seus eventos culturais.

“enquanto botam algumas sementes...
dessas queimadas assassinas...
enquanto eu fico...
olhando os pássaros cantarem...
morre a mãe natureza...”

Esse desabafo juvenil é um trecho da música “queimadas” do artista Léo Sampaio, fruto desse evento que resiste ao tempo e se renova, abrindo espaço para a revelação de nossos novos artistas.

Os maiores festivais da época foram realizados no Estádio Naborzão e as canções expressavam a preocupação com a natureza, a luta popular, o amor e a liberdade. São muitas as canções que marcaram todas as edições do FECANTA.

Os principais clássicos estão disponíveis no acervo gravado pelo Músico, Poeta e Cantor Tarauacaense Rogério Craveiro, disponível nas plataformas de músicas.

Uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Jenilson Leite, um dos incentivadores do festival, foi destinada para o evento. Quem vai gerenciar os recursos é o Sinteac, que promoveu por muito tempo o evento.

21 EDIÇÃO EM 2022 - O festival em sua vigésima primeira edição terá músicas autorais e vai abrir espaço para o público conhecer os nossos poetas, músicos e intérpretes da canção tarauacaense.

Postado por Raimundo Accioly

Nenhum comentário:

Postar um comentário