quinta-feira, 28 de julho de 2022

Presidente do sinteac e do sindicato rural fazem visita ao promotor de justiça Dr Júlio Cesar.

 

Na tarde desta quarta feira (27). Estiveram reunidos na sede do MP em Tarauacá os representantes do sindicato da educação Sinteac, e o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Eudis.

Os mesmos haviam solicitado uma audiência com o Dr Júlio Cesar promotor de justiça de Tarauacá, 

Na pauta estava a situação das escolas e da educação rural de Tarauacá. Os sindicalistas fizeram um relato minuciosa da situação como a falta de profissionais da educação, o não início do ano letivo, e ainda dá péssima e vergonhosa situação de abandono em q se encontram a estrutura física das escolas, atribuindo a culpa a gestão municipal.

Para o presidente do str eudis que disse ser inadmissível a situação em que se encontram as escolas e a educação rural, já estamos no meio. Ano letivo e sequer iniciamos as aulas, um prejuízo imenso aos alunos, nunca vi isso durante todo esse. Tempo em q estou a frente do sindicato, precisamos tomar uma atitude urgentemente.

O presidente só sinteac professor João Maciel, destacou o descaso com a educação rural, e pontuou algumas pautas da educação como: implantação do piso do magistério, pagamento de ações Judiciais, reformulação do pccr, alimentação escolar, reforma das escolas, rateio dos recursos do Fundeb, correção da tabela salarial da educação municipal, e outros.

O promotor agradeceu a visita e disse estar ciente das principais reinvidicações destacadas e que em alguns casos já está agindo e tomando as providências necessárias, destacou a importância da visita dos sindicalistas e se colocou a disposição da sociedade.

Os professores Raimundo e Edson q também estavam presentes, juntamente com os demais manifestaram todo apoio as ações do MP, tendo no meu mistério público um aliado da sociedade, aproveitaram para parabenizar o Dr Júlio Cesar pelas últimas medidas tomadas em defesa do povo d Tarauacá.


quarta-feira, 27 de julho de 2022

NASA proíbe astronautas de se masturbarem no espaço




POR YAHOO
27/07/2022

Um engenheiro da NASA (agência espacial norte-americana) chamado Smythe revelou que os astronautas do sexo masculino estão terminantemente proibidos de se masturbarem no espaço. A revelação foi feita no podcast do comediante Conan O’Brien, após o apresentador perguntar sobre os momentos privados do profissional.

A regra deve-se ao fato de que astronautas do sexo feminino podem, acidentalmente, serem atingidas por fluidos dispersos – sendo que até mesmo a menor quantidade liberada pode provocar sérios problemas.

“Três astronautas podem ser engravidadas pelo mesmo homem na mesma sessão… [o fluido] encontra seu caminho”, respondeu Smythe. A explicação está relacionada à ausência de gravidade, que permite que os esperma fique espalhado pelo ar.

O assunto surgiu depois que O’Brien questionou se o astronauta já levou pornografia para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), ao que ele respondeu um decidido ‘não, nada disso.

Apesar do tom cômico que a notícia pode ter, pesquisadores da Universidade Concordia, em Montreal (Canadá), afirmam que entender a mecânica do sexo no espaço é “essencial para o sucesso de missões no espaço profundo e construção de assentamentos fora do mundo”.
Colonização no espaço

Como a ausência de gravidade pode impedir o nascimento ou desenvolvimento correto das crianças, cientistas estão estudando uma forma de driblar o cenário para permitir a exploração espacial e a vinda de bebês fora da Terra.

“O dia em que os humanos vão viver no espaço sideral, na Lua e em Marte, está para chegar”, garantiu Yosuke Yamashiki, professor da Universidade de Kyoto, no Japão. “A NASA posicionou a baixa gravidade como uma questão-chave para a vida humana no espaço.”

Os pesquisadores da Universidade japonesa, em parceria com a construtora Kajima Corporation encontraram a solução na construção de um edifício capaz de gerar gravidade artificial. Chamado de The Glass, o projeto tem cerca de 300 metros de altura e formato de cone, de modo que a estrutura consegue dar uma volta ao redor de si mesmo a cada 20 segundos. De acordo com os cientistas e engenheiros, esse giro é responsável por criar a mesma sensação de gravidade à que nós estamos acostumados no planeta Terra.

“Desenvolver uma instalação residencial de gravidade artificial com a Universidade de Kyoto será um momento decisivo na pesquisa espacial”, disse Takuya Ohno, arquiteto e pesquisador da Kajima. “Vamos trabalhar para tornar essa pesquisa conjunta significativa para a humanidade”.

O objetivo das instituições é erguer um protótipo do edifício na Lua até 2050, de modo a permitir que a exploração humana do satélite e do espaço sideral possa ser realizada de forma não só mais segura, como também mais confortável.

segunda-feira, 11 de julho de 2022

1º Torneio de Baladeira da Vila Liberdade acontece em Cruzeiro do Sul


No próximo dia 31 de julho, acontecerá na Praia da Ponte do Rio Liberdade, o 1º Torneio de Baladeira da Vila Liberdade para a categoria profissional. Haverá premiações em dinheiro para o 1º, 2º e 3º lugar. A expectativa é de aproximadamente 50 participantes.

O organizador do torneio explicou que a ideia causou surpresa nos moradores, pois não é algo comum. A partir de 10 anos de idade, qualquer pessoa poderá participar. “O estilingue ou baladeira é por conta do candidato, ele que vai fazer o seu da forma que achar melhor”, explica.

As inscrições serão realizadas na hora do evento e ainda não se sabe o valor, porém, o “mínimo é R$20,00”, explica o organizador.

“A regra básica é que o participante terá cinco tiros ao alvo e vence quem mais acertar. Será uma disputa por dupla e quem mais acertar passa de fase”, disse.

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Homem é flagrado pela esposa dormindo em motel com a amante, em Manaus; assista

Foto: Reprodução

Uma confusão tomou conta da entrada no Motel Empire na manhã desta terça-feira (5) quando a esposa flagrou o marido com a amante. O estabelecimento fica localizado no bairro Aleixo, na zona Centro-Sul de Manaus.

Segundo informações, o homem teria ido até o local com a amante e acabou pegando no sono e perdido a hora de voltar para a casa.

Na saída do motel, ele dá de cara com a esposa que já estava o esperando. Ela estava acompanhada de mais duas amigas.

Assim que a mulher viu o carro do marido ela bloqueou a passagem, avançou nele e na amante, assim começou a briga generalizada.

TARAUACÁ: VEM AÍ UMA EDIÇÃO INÉDITA DO - FECANTA - FESTIVAL DA CANÇÃO TARAUACAENSE


Em breve, no município de Tarauacá, a Edição Inédita do Festival da Canção Tarauacaense - FECANTA, em sua edição de número 21. A informação é do Presidente em exercício do Sinteac, Professor João Maciel. "Na próxima sexta feira haverá uma reunião entre Sindicato dos trabalhadores em Educação - Sinteac, Associação Giovanni Acioly e Gabinete do Deputado Estadual Jenilson Leite, para a gente tratar do resgate do maior festival de música autoral da Regional Tarauacá, Envira e Jordão e, de todo o Vale do Juruá" disse Maciel.

Após essa edição, serão 21 anos um evento legitimamente tarauacaense que se propõe a valorizar aqueles que escrevem, tocam e cantam as canções da “Terra do Abacaxi Grande”. Apesar de não ser realizado há alguns anos, o Fecanta já se consolidou como uma das mais importantes atividades do calendário cultural da nossa cidade. Nenhum outro município do Acre realizou tantas edições de um mesmo festival.

HISTÓRIA DO FESTIVAL - Tudo começou na década de 80 quando grupos de jovens se organizavam na luta popular por seus direitos e se manifestarem através da música. Apesar das dificuldades inerentes à época, a juventude resistia e “se virava” para promover seus eventos culturais.

“enquanto botam algumas sementes...
dessas queimadas assassinas...
enquanto eu fico...
olhando os pássaros cantarem...
morre a mãe natureza...”

Esse desabafo juvenil é um trecho da música “queimadas” do artista Léo Sampaio, fruto desse evento que resiste ao tempo e se renova, abrindo espaço para a revelação de nossos novos artistas.

Os maiores festivais da época foram realizados no Estádio Naborzão e as canções expressavam a preocupação com a natureza, a luta popular, o amor e a liberdade. São muitas as canções que marcaram todas as edições do FECANTA.

Os principais clássicos estão disponíveis no acervo gravado pelo Músico, Poeta e Cantor Tarauacaense Rogério Craveiro, disponível nas plataformas de músicas.

Uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Jenilson Leite, um dos incentivadores do festival, foi destinada para o evento. Quem vai gerenciar os recursos é o Sinteac, que promoveu por muito tempo o evento.

21 EDIÇÃO EM 2022 - O festival em sua vigésima primeira edição terá músicas autorais e vai abrir espaço para o público conhecer os nossos poetas, músicos e intérpretes da canção tarauacaense.

Postado por Raimundo Accioly

TARAUACÁ: MOSTRA VIVER CIÊNCIA 2022 JÁ TEM DATAS MARCADAS - DIAS 27 E 28 DE JULHO NA DJALMA BATISTA


O governo do Estado do Acre vai realizar em Tarauacá a Edição 2022 da Mostra Viver Ciência Itinerante do ano de 2022, evento com as equipes gestoras escolares, instituições parceiras e as representações da SEE nos municípios.

A Mostra Acreana de Educação Ciência e Tecnologia e Inovação é um evento científico organizado pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes e diversas instituições parceiras na promoção de ações inovadoras.


Em Tarauacá, será realizado nos dias 27 e 28 de junho, na Escola Estadual de Ensino Médio Integral, Djalma Batista.

Postado por Raimundo Accioly

em entrevista sindicalista João Maciel considera justa decisão da justiça.