quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Nobel da Paz será anunciado nesta sexta; Lula, Greta, Papa Francisco e Raoni estão entre os indicados

Pérez Esquivel defende indicação de Lula - Foto: Ricardo Stuckert

A escolha pelo ex-presidente é defendida por Adolfo Pérez Esquivel, escultor e ativista de direitos humanos argentino, ganhador da premiação em 1980

O vencedor do Prêmio Nobel da Paz 2019 será divulgado nesta sexta-feira (11). Ao todo são 301 indicações, sendo 223 pessoas e 78 organizações. O ex-presidente Lula é um dos cotados, mas disputa com nomes como a ativista ambiental sueca, Greta Thunberg, o Papa Francisco e o cacique Raoni Metuktire, entre outros.

A escolha por Lula é defendida por um nome de peso: Adolfo Pérez Esquivel, escultor e ativista de direitos humanos argentino. Esquivel venceu o Nobel da Paz em 1980.

“Não sabemos o que pode ocorrer, mas seria muito importante que fosse outorgado a Lula. Seria o primeiro Prêmio Nobel do Brasil”, destacou.

Medicina

A temporada do Nobel começou com os prêmios científicos. Os norte-americanos William Kaelin e Gregg Semenza e o britânico Sir Peter Ratcliffe foram anunciados, nesta segunda-feira (7), como vencedores na categoria Medicina.

A pesquisa ganhadora procura entender como as células detectam e se adaptam à disponibilidade de oxigênio. Aplicações derivadas dessas descobertas já estão sendo feitas em tratamentos contra anemia e podem levar a estratégias para tratar alguns tipos de câncer.

O vencedor da categoria de Literatura será conhecido na quinta (10) e na sexta (11) será a vez do Nobel da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário