domingo, 7 de junho de 2020

Advogado acreano entra com ação contra Bolsonaro e a União por omissão de dados sobre a Covid-19


Luciano Tavares, do Notícias da Hora 06 Junho 2020

O advogado Gabriel Santos entrou com uma ação judicial contra o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e a União, em razão da omissão dos dados sobre a Covid-19 no Brasil.

O processo tramita na 2ª Vara Federal do Acre, que deve apreciar o pedido do advogado para que o Governo Federal disponibilize todos os dados sobre o coronavírus no País, incluindo número de óbitos e casos totais, além de relatórios com a base de dados por estado, como era feito anteriormente.

"Não devemos nos calar diante da irresponsabilidade dos nossos governantes", protestou Gabriel.

Por três vezes nessa última semana o Ministério da Saúde retardou a divulgação de dados sobre a pandemia. Na quarta (3) e na quinta-feira (4), por exemplo, o boletim da situação epidemiológica do país só foi divulgado próximo das 22h. Mas os dados já estavam fechados desde as 19 horas.

Além de atrasar a divulgação dos números, o governo também alterou a forma. Na semana passada, o padrão do boletim com a situação epidemiológica da Covid-19 no Brasil, divulgado diariamente para a imprensa, mudou completamente. O número de casos e de mortes registradas nas últimas 24 horas perdeu espaço: passou a ficar pequeno, ao lado, sem muito destaque. Antes ele informava com igual destaque e cores vivas o número de casos confirmados, os novos casos registrados nas últimas 24 horas, os óbitos confirmados e os novos óbitos registrados nas últimas 24 horas.

O ministério também alterou o painel coronavírus no site, que é acessado pelo público em geral. Antes, ele trazia duas informações com o mesmo destaque: casos confirmados e mortes. Agora, as novas mortes registradas em 24 horas aparecem sem destaque, no meio de outros dados.
 
Noticias da hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário