terça-feira, 26 de novembro de 2019

Mulher tem lábios vaginais "colados" após ficar muito tempo sem relação sexual

Resultado de imagem para Mulher tem lábios vaginais "colados" após ficar muito tempo sem relação sexual

A atrofia vaginal é causada pela falta de estrogênio, fenômeno comum no período de menopausa.

Recentemente, um caso incomum chamou atenção de uma equipe médica do Japão. Embora pareça impossível, uma mulher de 76 anos sofreu uma fusão dos lábios vaginais e ficou com os genitais efetivamente "colados", devido à falta de relações sexuais após a menopausa. O acontecimento foi divulgado no periódico Journal of Medical Case Reports.

A descoberta do problema ocorreu quando a mulher foi a uma clínica realizar exames para tratar um câncer no esôfago. De acordo com médicos que trataram a idosa, praticamente toda a vulva dela estavam tampada, havia apenas um espaço pequeno para a eliminação da urina.

Embora tivesse muita dificuldade para urinar, a paciente revelou que não tinha procurado um médico para tratar o problema pois "não sentia assim tanta dor, só algum desconforto". Além disso, a mulher revelou aos médicos que já havia dado à luz duas vezes, de parto normal e não tinha histórico de infecções recorrentes ou trauma pélvico, o que poderia explicar o caso.

Após o diagnóstico inicial, a mulher foi encaminhada ao departamento de cirurgia ginecológica quando a equipe identificou, através de uma tomografia, um alto acúmulo na região da vagina. Segundo os médicos, esse acúmulo tratava-se da urina que não era eliminada da forma correta, deixando resíduos na região.

No entanto, depois de realizar exames de urina, foram descartadas possíveis infecções. Então, os médicos apontaram que o problema pode ter acontecido devido aos baixos níveis de estrogênio. o problema é bastante comum em meninas antes da puberdade. No entanto, raramente atinge mulheres na pós-menopausa - que podem sofrer de hipoestrogenismo.

Os médicos alegaram que o estilo de vida sedentário da mulher e a falta de um parceiro sexual eram os culpados: "A diminuição da atividade geral e a falta de relações sexuais foram os principais fatores causadores da fusão labial."

A idosa precisou passar por uma cirurgia simples para que os lábios vaginais fossem separados. A paciente passa bem e depois do procedimento recebeu uma pomada de estrogênio para evitar que seus lábios se fundissem novamente.
Menopausa

A menopausa é um processo natural do organismo feminino e pode não precisar de tratamento. No entanto, caso os sintomas sejam muito incômodos, o tratamento da menopausa feito para melhorar a qualidade de vida da mulher.

Para aliviar o sintoma de secura vaginal, muitos especialistas podem recomendar o uso de estrogênio tópico, ou seja, em creme na própria área da vagina. Esse método é útil principalmente em mulheres que apresentam atrofia vaginal, dor na relação sexual e problemas uroginecológicos.

A atrofia vaginal é definida como a secagem e inflamação das paredes vaginais devido à falta de produção de estrogênio. Atrofia vaginal ocorre mais frequentemente após a menopausa, mas também pode desenvolver-se durante a amamentação ou em qualquer outro momento em que o corpo da mulher diminui a produção de estrogênio.

Por isso, procure orientação no serviço de saúde mais próximo de sua casa e converse com seu médico aos primeiros sinais da menopausa para entender se será necessário realizar tratamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário