domingo, 16 de fevereiro de 2020

Meteoro deixa a noite quase tão clara quanto o dia na Inglaterra


Um fotógrafo britânico conseguiu registrar um meteoro que explodiu no céu noturno da cidade litorânea de Bude, na Inglaterra, no dia 21 de janeiro — e, segundo ele, o fenômeno "iluminou toda a costa, quase tão brilhante quanto o dia, por alguns segundos".

Na foto, tirada por Chris Small, vemos em primeiro plano equipamentos usados por pescadores locais, com o fundo bastante iluminado pelo meteoro em coloração verde-azulada, o que revela a presença do oxigênio na atmosfera.(Foto: Chris Small/ESA)

O espetáculo luminoso em tons de verde e azul é resultado da entrada de objetos espaciais na atmosfera da Terra, onde são queimados devido ao atrito. Quando o objeto é completamente incinerado, ele leva o nome de meteoro, e quando algum pedaço "sobrevive" e atinge o solo, esta rocha é chamada de meteorito.

Diariamente, cerca de 54 toneladas de material espacial chegam à Terra, de acordo com a ESA (a agência espacial europeia), incluindo poeira interplanetária e objetos maiores, como pedaços de asteroides e cometas — chamados meteoroides. Centenas de vezes por ano, em alguma região do planeta, bolas de fogo como esta registrada na Inglaterra brilham no céu, mas nem todas explodem com tanta intensidade quanto este belo registro.

Especialistas deduziram que o objeto original deste meteoro pode ter tido dimensões variando entre algumas dezenas de centímetros a um metro, dependendo da velocidade da entrada, de sua composição e de outras características. A bola de fogo foi vista por pelo menos cinco pessoas no Reino Unido, que reportaram a ocorrência à Organização Internacional de Meteoros, entidade que coleta observações do tipo a partir de relatos em todo o mundo.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário