quinta-feira, 29 de março de 2018

Tarauacaense Luísa Lessa é reeleita presidente da Academia Acreana de Letras


A chapa ETERNAS LETRAS, comandada pela Prof.ª Dr.ª Luísa Lessa foi reeleita por unanimidade de votos nesta quarta-feira, 28, para o biênio 2018-2020. A eleição ocorreu no Centro Cultural do Tribunal de Justiça em Rio Branco.

Luísa Lessa é Coordenadora da Pós-Graduação em Língua Portuguesa (Campus Floresta (2010-2018); Orientadora de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado; Orientadora de Pós-Graduação Lato Sensu; Pesquisadora DCR/CNPq (2015-2018); Embaixadora Internacional da Poesia, pela Casa Casimiro de Abreu; Grã-Chanceler J.G. de Araújo Jorge; Presidente da Academia Acreana de Letras – AAL; Membro da International Writers and Artists Association (IWA); Escritora e poeta. É colunista dos jornais: A Gazeta, Gosto de ler, Agência Amazônia de Notícias. É Membro da Academia Brasileira de Filologia. Autora do Atlas Etnolinguístico do Acre. Autora do Dicionário do Acre. Publicou mais de mil títulos em diversos veículos. É pesquisadora da linguagem amazônica. Possui o blog: Linguagem e Cultura.

Lessa diz que essa foi a sétima eleição em oitenta anos da AAL “Essa eleição foi histórica, pois 100% do colégio eleitoral disse SIM para a reeleição da Chapa Eternas Letras. Temos uma grande responsabilidade pela frente com a literatura, poesia, ciência da região e todas as Academias de maneira geral. Precisamos preencher algumas vagas e precisamos de mais pessoas que tenham produtividade, sejam compromissados com a região, as letras, a literatura aqui no Acre.

“Temos muito a agradecer por essa caminhada até aqui. Entendemos a gratidão como um dever que cada ser humano deve exercitar. Sentimos o reconhecimento ou gratidão como o desejo ou o zelo de amor pelo qual nos esforçamos em fazer o bem àquele que o fez a nós, em virtude de um sentimento semelhante de confiança, respeito, crença no trabalho. Espero poder continuar colaborando em favor da cultura do nosso Estado”, completou a professora reeleita.

A Academia Acreana de Letras

Registrada em 1938 e tornada utilidade pública em 1967, a Academia é constituída por 40 cadeiras de fundadores e respectivos titulares, além de membros correspondentes, honorários, beneméritos e mantenedores. Sua finalidade, segundo os próprios membros, é cultivar a Língua Portuguesa e as produções literárias.

Em oitenta anos de história, a AAL teve somente seis presidentes: Amanajós de Alcântara Vilhena de Araújo (1937), Paulo de Menezes Bentes (1938/67), Omar Sabino de Paula (1967/88), Mauro DÀvila Modesto (1988/96), Clodomir Monteiro da Silva (1996/2014) e, desde 2015 a AAL é presidida pela Prof.ª Dr.ª Luísa Galvão Lessa Karlberg, sendo a primeira mulher a presidir a entidade.

Karlberg enfatiza a necessidade de um novo olhar sob as Academias de Letras de todo o país, com o intuito de vencer o individualismo, o liberalismo e o pernicioso relativismo. Diz que o mundo da literatura, das letras, é fantástico, nos permite navegar por muitos mares. A esse respeito, cita vozes de grandes literatos:

Fernando Pessoa – “A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta”.

Goethe – O declínio da literatura indica o declínio de uma nação”.

Salamah Mussa – Não é a beleza mas sim a humanidade o objetivo da literatura”.

Émile Zola – “Os governos suspeitam da literatura porque é uma força que lhes escapa”.

Max Frisch – “A literatura pode ser uma boa terapia pessoal, uma espécie de psicanálise na qual não se paga um psicanalista”.

Roland Barthes – “A literatura não permite caminhar, mas permite respirar”.

Cesare Pavese – “A literatura é uma defesa contra as ofensas da vida”.

Saunders Lewis – Está claro que o “homem comum” não pode entender o extraordinário, exceto na plenitude do tempo; e

o extraordinário é a essência da literatura”.

Fernando Pessoa – “A literatura torna o mundo real, dando-lhe forma e permanência”.

Sodalício da AAL (de 40 cadeiras possui 35 ocupadas e 5 vacantes)
Atualmente a AA. conta com os seguintes membros: Álvaro Sobralino de Albuquerque Neto; Arquilau de Castro Melo; Carlos Alberto Alves de Sousa; Clara Elisabete Bader; Claudemir Carvalho de Mesquita; Dalmir Rodrigues Ferreira; Edir Marques de Oliveira; Edson Ferreira de Carvalho; Eduardo de Araújo Carneiro; Francisco Gregório Filho; Francisco de Moura Pinheiro; Francis Mary Alves de Lima;; Glória Maria Ferrante Peres; Gilberto Braga de Melo; Iris Célia Cabanellas Zanini; José do Carmo Carile; João Crescêncio de Santana;; José Dourado de Sousa; Jorge Araken Faria da Silva; Luisa Galvão Lessa Karlberg (Presidente); Mário Lima Brasil; Margarete Edul Prado; Maria da Glória Oliveira; Maria José Bezerra; Mauro D’Ávila Modesto; Moisés Diniz Lima; Naylor George; Olinda Batista Assmar; Reginâmio Bonifácio; Renã Leite Pontes; Robélia Fernandes de Sousa; Sílvio Martiello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário