terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Carnaval não é feriado em grande parte do país; tire dúvidas

Foliões no bloco Quem Chupou Vai Chupar Mais, na área externa do Museu Nacional da República em Brasília, no último dia 24 — Foto: Quem Chupou Vai Chupar Mais/Divulgação.

Os dias de folia não são considerados feriado, a não ser que haja leis municipais ou estaduais que oficializem a folga; veja se os funcionários podem negociar com a empresa e o que acontece em caso de falta.

Apesar de muitos brasileiros emendarem os quatro dias para aproveitar a folia ou simplesmente descansar, o carnaval não é considerado feriado nacional.

Os bancos, por exemplo, não abrem nesses dias e só reabrem às 12h da Quarta-Feira de Cinzas, assim como as repartições públicas. Apesar disso, as empresas podem ter expediente normal e exigir que seus funcionários trabalhem.

O carnaval só é considerado feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a terça-feira de carnaval foi declarada feriado estadual por meio da Lei 5243/2008.

Nas localidades onde a data não é considerada feriado, a segunda e a terça-feira, além da Quarta-Feira de Cinzas, podem ser ou não definidas como pontos facultativos.

Na prática, empresas e funcionários podem fazer acordo sobre os dias a serem trabalhados e as formas de compensação das horas.

"Fica por conta da empresa funcionar normalmente ou dispensar seus trabalhadores. Havendo a liberação espontânea por parte do empregador, não pode haver prejuízo na remuneração do empregado. Contudo, o empregador pode, também, acordar com seus empregados uma compensação de jornada para aqueles dias em que permitiu a folga de carnaval", explica a advogada trabalhista Mayara Gaze, do escritório Alcoforado Advogados Associados.

Nos estados e municípios onde o carnaval é feriado oficial, via de regra, o trabalhador que não é dispensado receberá o pagamento daquele dia trabalhado em dobro. Mas outro tipo de compensação poderá ser combinado previamente via Acordo Coletivo de Trabalho, como por exemplo, anotação em banco de horas.
Bloco da Preta, no Centro do Rio, atraiu 260 mil pessoas no domingo pré-carnaval — Foto: Fernando Maia/Riotur

Veja abaixo o tira-dúvidas sobre o assunto:

O que pode acontecer se não há lei que determina feriado no carnaval?

De acordo com a advogada Raquel Rieger, do escritório Mauro Menezes & Advogados, se não houver lei que estipula feriado no carnaval, o patrão pode dispensar os funcionários do trabalho mesmo sendo considerado dia útil, pedir a compensação das horas não trabalhadas em outro dia ou até descontar os dias não trabalhados do salário.

Então eu posso “enforcar” a segunda e a Quarta-Feira de Cinzas?

Raquel Rieger lembra que a segunda-feira e a Quarta-Feira de Cinzas podem ser “enforcadas”, desde que com a permissão das empresas. E se houver trabalho nesses dias, não haverá o acréscimo de pelo menos 100% pelo dia trabalhado, já que não se trata de feriado.

Se a empresa não conceder folga e eu faltar, posso ser mandado embora?

De acordo com o advogado trabalhista Rodrigo Luiz da Silva, do Stuchi Advogados, se o funcionário decidir faltar, a empresa poderá descontar os dias de falta do salário, aplicar sanções disciplinares como advertências ou suspensões ou até demiti-lo, mas a empresa deverá observar se houve reincidências ou se outras penalidades já foram aplicadas anteriormente ao empregado.


A especialista em direito trabalhista Maria Lúcia Benhame diz que o funcionário perderá ainda o descanso semanal remunerado. Ela ressalta, entretanto, que não há possibilidade de haver demissão por justa causa.

Se a terça-feira for considerada feriado e eu tiver que trabalhar, a empresa pagará o dobro pelas horas trabalhadas?

De acordo com a advogada Maria Lúcia Benhame, nas cidades em que o carnaval for feriado local, os empregados que trabalharem nesses dias deverão ter folga compensatória em outro dia da semana. Se isso não ocorrer, deverão receber as horas extras trabalhadas com o acréscimo de pelo menos 100% ou mais, se isso estiver previsto na convenção coletiva da categoria do trabalhador.

Segundo ela, a nova lei trabalhista permite que as empresas troquem o dia a ser trabalhado. No caso, podem determinar que os funcionários trabalhem na terça e posteriormente compensem as horas trabalhadas com folga em outro dia. Mas para isso acontecer, é necessário aprovação mediante convenção (negociação entre os sindicatos dos empregados e de empregadores) ou de acordo coletivo (entre sindicato e empregador).

Maria Lúcia ressalta que, caso o empregado trabalhe no feriado com o acordo de que irá folgar em outro dia, ele não receberá a mais pelo feriado que trabalhar.

Se a terça-feira não for considerada feriado, mas a empresa me chamar para trabalhar, ganharei folga depois?

Segundo Maria Lúcia Benhame, a segunda e a terça-feira de carnaval são considerados dias úteis não trabalhados, portanto, quem trabalha nesse período não tem direito a receber horas extras nem a ter folgas compensatórias.

Se a empresa der os dias de carnaval de folga, terei de compensar depois?

Segundo Maria Lúcia, nas localidades em que o carnaval não é feriado, as empresas exigirão que essas horas não trabalhadas sejam compensadas posteriormente. Além disso, os funcionários não receberão o acréscimo de pelo menos 100% pelos dias trabalhados.

Como funciona essa compensação dos dias que não trabalhei no carnaval?

Segundo Danilo Pieri Pereira, advogado trabalhista e sócio do Baraldi Mélega Advogados, com a nova lei trabalhista, há a possibilidade de compensação dentro do mesmo mês. Caso o funcionário folgue nos dias de carnaval, a empresa poderá exigir que ele cumpra essas horas descansadas em outros dias (com exceção do domingo), respeitado o limite máximo de duas horas extras diárias.

Essas horas não trabalhadas podem ir para o banco de horas?

Se a segunda e terça-feira de carnaval não são feriados e o funcionário folgar, esses dias não trabalhados podem entrar no banco de horas como horas-débito, e o funcionário tem que compensar isso dentro do prazo estipulado em acordo com a empresa.

Segundo Maria Lúcia, a empresa pode determinar inclusive que os funcionários trabalhem aos sábados, por exemplo. A compensação dentro do mês é automática, sem necessidade de acordo prévio. Se a compensação for feita em até 6 meses, precisa de acordo direto com o empregador. Se for pelos próximos 12 meses, tem que haver acordo envolvendo os sindicatos.

Maria Lúcia ressalta que feriados e domingos (quando não são dias normais de trabalho) não entram nos bancos de horas - ou são compensados por outro dia ou são pagos com o acréscimo de pelo menos 100% pelo dia trabalhado.

A empresa que previa folgas no carnaval pode decidir mudar a regra de uma hora para outra?

Mayara Gaze alerta que o empregador deve atentar para a prática da empresa, pois, quando há a quebra de padrão, há também a quebra do contrato de trabalho, o que pode levar a complicações jurídicas.

"Por exemplo, se há mais de 4 anos a empresa dispensa espontaneamente seus funcionários durantes os dias de carnaval e depois passa a exigir o trabalho no período, havendo ou não a respectiva compensação, conforme o caso, haverá quebra do contrato de trabalho e novo documento deverá ser assinado pelas partes, contendo com as novas regras da empresa", esclarece a advogada.

Como funciona o carnaval entre os servidores públicos?

De acordo com a advogada trabalhista Mayara Gaze, os servidores públicos do Poder Executivo são liberados, em regra, por meio de portarias, no âmbito de cada esfera de governo, seja ele federal, estadual ou municipal. É comum que seja decretado ponto facultativo na segunda, terça e na Quarta–Feira de Cinzas até as 12h. "Já os Poderes Legislativo e Judiciário têm seus próprios calendários", diz a especialista.

Como funciona para quem trabalha no regime 12x36 horas?

Segundo Raquel Rieger, para os trabalhadores que fazem a jornada 12 horas trabalhadas seguidas de 36 horas de folga, a lei já prevê compensações nesse regime de jornada, não havendo previsão de pagamento de horas extras se houver trabalho no dia de feriado.

G1.

Casos de dengue no Brasil aumentam 149% em comparação com 2018

Verão é a época do ano mais propícia para a circulação do Aedes aegypti — Foto: Divulgação

Casos de zika e chikungunya tiveram redução. Ministério da Saúde divulgou primeiro balanço dos casos da doença neste ano.

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (26) novo balanço sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti: dengue, zika e chikungunya. Em comparação com 2018, houve um aumento de 149% dos casos de dengue.

Já os casos de zika e chikungunya tiveram uma redução. Até 02 de fevereiro, foram notificados 630 casos de zika em todo o país, com uma redução de 18% em relação ao mesmo período de 2018. Em relação aos casos de chikungunya, o Brasil apontou redução de 51%.

Crescimento da dengue

Até o dia 02 de fevereiro, foram registrados 54.777 casos prováveis de dengue, em comparação com os 21.992 casos do mesmo período no ano passado. Quando verificado a incidência, em 2019, os casos chegam a 26,3 por 100 mil habitantes.

A Região Sudeste concentra o maior número de casos. São 32.821 do total de casos registrados no país em 2019. Apesar disso, a Região Sul foi a que registrou o maior aumento no número de casos: 597,7%, passando de 258 para 1.800 casos prováveis.

São Paulo e Tocantins tiveram um aumento significativo do número de casos com um crescimento de 1000% em relação ao mesmo período de 2018. O Tocantins saiu de 210 casos de dengue para 3.085 casos. Já São Paulo passou de 1.450 casos para 17.004 casos prováveis da doença.

Zika e chikungunya

A região Norte apresenta o maior número de casos de zika: 410. Seguida pela região Sudeste que registrou 119 casos.

Em relação aos casos de chikungunya, a região Norte também registrou o maior número de casos: 2.730. Em seguida, aparece a região Centro-Oeste com 789 casos.

Mortes

Em relação ao número de mortes por dengue, o país registrou, até o momento, cinco mortes, sendo: Tocantins (1), São Paulo (1), Goiás (2) e Distrito Federal (1).

G1.

PROPOSTA DE JANAINA FURTADO TORNA DE UTILIDADE PÚBLICA ONG QUE CUIDA DE ANIMAIS DOENTES E ABANDONADOS



Entrou em apreciação na câmara de vereadores na manhã desta terça feira, 26 de fevereiro, um anteprojeto de autoria da Vereadora Janaína Furtado que torna de Utilidade Pública, a Associação Cão Amigo, entidade sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob o nº 32.241.308/0001-15, com sede e foro na Cidade Tarauacá, fundada em 01/09/2018 e registrada na receita federal em 29/10/2018.

ANTEPROJETO DE LEI Nº 002/2019 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2019. 
“DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO CÃO AMIGO-ACA EM DEFESA DOS ANIMAIS”. 
A PREFEITA DO MUNICIPIO DE TARAUACA, Estado do Acre, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 60, inciso V da Lei Orgânica do Município: 
Faz saber ao povo de Tarauacá, que o Poder Legislativo Municipal aprova e ELE sanciona a seguinte Lei: 
Art. 1º Declaro de Utilidade Pública, a Associação Cão Amigo, entidade sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob o nº 32.241.308/0001-15, com sede e foro na Cidade Tarauacá, fundada em 01/09/2018 e registrada na receita federal…

Roberto Duarte quer gratuidade nas taxas de serviços de religação de energia e água

Roberto Duarte quer gratuidade nas taxas de serviços de religação de energia e água

O deputado Roberto Duarte (MDB) apresentou na manhã desta terça-feira, 26, o projeto de lei que dispõe sobre a proibição de cobrança de taxas pelos serviços de religação dos serviços públicos de distribuição de energia elétrica e de abastecimentos de água e saneamento básico em caso de corte por falta de pagamento.
De acordo com o PL, não se aplica a proibição quando requerido pelo consumidor o desligamento da sua unidade consumidora, uma vez que trata-se de cobrança pelo custo de disponibilidade – taxa mínima de energia recolhida pela concessionária para disponibilizar a eletricidade aos moradores da cidade, independentemente da existência ou não de consumo.

Duarte afirma que nos casos de suspensão do serviço por atraso no pagamento da fatura, após o pagamento do débito que motivou o corte, a concessionária deverá, no prazo máximo de 24 horas, restabelecer o serviço, sem quaisquer ônus ao consumidor.
O descumprimento da vedação prevista nesta Lei sujeitará as empresas prestadoras de serviços públicos às sanções administrativas previstas no art. 56 do Código de Defesa do Consumidor, aplicáveis na forma de seus artigos 57 a 60, sem prejuízo de eventuais sanções de natureza civil e penal. O efetivo cumprimento das disposições desta Lei será fiscalizado pelos órgãos e/ou entidades de proteção e defesa do consumidor.

ac24horas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Governo da Groelândia dará 2 esposas para cada homem que se mudar para lá


Se você não conseguiu se mudar para a Islândia para casar com uma mulher nórdica que te sustente, não se preocupe. Novos rumores surgiram: a Groenlândia oferece uma oportunidade para ir à ilha e casar-se com duas mulheres… E, além disso, te sustentar para sempre. A intenção é repovoar o território.
Saiba mais:


A Groenlândia é uma ilha autônoma pertencente ao reino da Dinamarca. Ela tem sido habitada há séculos de forma intermitente. 77% de sua superfície é coberta por gelo. Por isso, é necessário ficar perto de outras pessoas para manter-se aquecido.

O boato circulando pela rede é que o governo está convidando homens de diferentes nacionalidades para visitar a ilha, porque supostamente há muito mais mulheres do que homens, e eles estão em busca de um suposto equilíbrio.


A boa notícia, conforme os rumores, é que o governo oferece aos visitantes duas mulheres e, também, suporte vitalício. Tudo só pra trabalhar e ajudar no crescimento da nação nórdica.

A Dinamarca é um país muito próspero graças a seus recursos naturais. Por isso, acredita-se que existem recursos suficientes para investir na repopulação de suas terras frias. Portanto, aparentemente, não veem malefícios em oferecer isso a quem decidir viver lá.

O que pode te desanimar é que, aparentemente, não é real e é apenas um rumor. Mas é uma possibilidade crescente, especialmente se considerarmos lugares que são pouco povoados e que os europeus têm cada vez menos filhos.

De acordo com a ONU, a população europeia deverá diminuir por volta de 2050. A taxa de fertilidade é bem abaixo do necessário para garantir a substituição a longo prazo da população e, na maioria dos casos, este fenômeno leva décadas para ocorrer. A média é de 2,1 filhos por mulher. E, se é para sonhar, e Groenlândia faz parte da Dinamarca. Por que não sonhar com alguém como Scarlett Johansson? Ou melhor ainda, com duas como ela.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Paralisação por um dia: jogadores do Fluminense não treinam em protesto por salários atrasados


Em entrevista coletiva, diretor executivo de futebol Paulo Angioni confirma pendências com o grupo de atletas. Folha salarial do futebol é de cerca de R$ 4 milhões

A terça-feira, dia 19 de fevereiro de 2019, entrará para a história do Fluminense como o dia em que os jogadores fizeram uma paralisação por conta de salários atrasados. Após o grupo se recusar a ir a campo, Paulo Angioni, diretor executivo de futebol, se pronunciou em entrevista coletiva.

O dirigente confirmou o protesto e as pendências financeiras. A atividade desta manhã seria a primeira após a perda do título da Taça Guanabara para o Vasco - a segunda-feira foi de folga. Os atletas, então, trabalharam apenas na academia.

- Tivemos uma situação desagradável e não houve treinamento por insatisfação dos jogadores por algumas situações que não foram cumpridas. A gente compreende, entende e foi por isso não houve a realização do treino. O Fluminense tem uma pendência com 13º (de 2018), salário de janeiro e duas premiações. A mais recente é a Copa do Brasil. Além de algumas imagens - disse o dirigente tricolor.
Paulo Angioni conversou com os jornalistas — Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

No último 13 de fevereiro, a direção tricolor pagou o mês referente a dezembro de 2018. A folha salarial do futebol é de aproximadamente R$ 4 milhões. Abaixo, o que ainda é devido:

CLT: 13º e férias referentes a 2018 e janeiro referente a 2019.
Direitos de imagem: novembro e dezembro de 2018 e janeiro de 2019.
Premiação: referente a Brasileiro de 2018 e primeira fase da Copa do Brasil 2019.


De acordo com o pronunciamento de Paulo Angioni, os jogadores vão treinar normalmente na quarta-feira. Ele revelou ter sido comunicado da decisão:

- É a posição do grupo. Não é de uma pessoa, uma liderança ou duas. Eles fizeram o que é feito normalmente antes do treinamento. O que não aconteceu foi a ida ao campo. Apenas me comunicaram. Acompanho o dia a dia e sei das pendências. Imagino que o embasamento deles é naquilo que é devido. Eles tentam encontrar uma solução e querem que a direção entenda que precisa solucionar a situação.

Angioni ainda revelou não ter prazo para a regularização dos vencimentos.

- Ainda não temos essa solução e estamos buscando. A ação dos jogadores foi apenas hoje, não quer dizer que não vão treinar mais. Amanhã, estão aqui normalmente. A gente fica triste, mas compreende em função do que temos de pendência com eles. Não fizemos promessa. Se não temos certeza que podemos realizar, não podemos fazer. Eu não fiz, pelo menos.

Conforme a manifestação do diretor executivo de futebol, o atraso é generalizado. Tanto para jogadores novos quanto para mais antigos no elenco.

- Não houve pedido de prazo, foi apenas uma forma de manifestar a insatisfação com o que está acontecendo. Foi muito bem ordenado e educado. Há um mix de situações. Os jogadores que chegaram agora só têm o mês de janeiro. Os que estão desde o ano passado ainda têm 13º e direitos de imagem atrasados. No momento em que você faz um movimento desses, é porque há uma unidade. Se fosse desordenado, um ou outro vazaria. Foi uma decisão que eles tomaram em conjunto.

G1.

Carta Ao meu Amigo Deputado Federal Assunto: Reforma da Previdência.


Ao meu Amigo Deputado XXXXXXX.

Caro Deputado, antecipadamente cumprimento lhe e desejo um ótimo mandato na Câmara Federal, reafirmo meu compromisso em apoiá-lo em seus projetos futuros em prol de nosso povo, especialmente os mais sofridos.

Amigo, tenho acompanhando atentamente a pauta do Governo Federal, sobre a aprovação da reforma da previdência, e percebo que está trata-se de um mal sem precedentes a nós trabalhadores.

E, portanto, peço a Vossa Excelência que não vote a favor da mesma, e posicione-se contrário a essa pena de morte que querem aplicar ao povo Brasileiro.

Grato em poder contar com seu entendimento, desde já me coloco mais uma vez a disposição de estar apoiando vossa excelência nas próximas eleições, isso caso você atenda ao meu pedido e de outros milhares de eleitores.

Um forte abraço!

João Maciel – Tarauacá

"amigos esta carta Eu enviei hoje ao meu deputado. seria bom que cada um de vcs copiassem e fizessem o mesmo. enviasse ao seu deputado".

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Acreanos vencem concurso de beleza


Todo empenho e dedicação surtiu o efeito desejado para as Misses e Mister acreanos das categorias Mini e Mirim — Beatriz Almeida, Miss Acre-Mirim; Esther Araújo, Mini Miss Acre; e Matheus Souza, Mister Acre Mirim.

Eleitos em maio de 2018, em evento realizado em Rio Branco (AC) pela coordenadora Meyre Manaus, essa criançada não mediu esforços para apresentarem-se bem, no dia 9 de dezembro, no concurso Mini Miss Brasil Oficial, no Ritter Hotel, em Porto Alegre (RS).

O trio acreano desfilou com elegância e desenvoltura e, com natural manifestação cênica, arrancou aplausos dos espectadores. Esses elementos asseguraram aos concorrentes acreanos uma votação favorável — os jurados escolheram Matheus Souza, Beatriz Almeida e Esther Araújo como os representantes da beleza brasileira, em suas respectivas categorias.

Eles agora, reinarão com o título de Misses e Mister Brasil Mirim - 2018/19 e irão concorrer ao título internacional de Misses e Mister Universe, no próximo ano.

De acordo com a coordenadora Meyre Manaus — que também recebeu a honraria de “Melhor Diretora Nacional” na área dos certames de beleza, do coordenador do concurso gaúcho, Brunno Job —, o mais importante para os jovens, além da vitória pessoal, é o aprendizado que se leva dessas competições: “a realidade concreta de participar de desafios, proporciona aos concorrentes, desenvoltura mental, segurança, otimismo e vibração diante da vida.”

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

TARAUACÁ: PARADOS NO BAILÃO - GRANDE FESTA HOJE NO "BAR DO PAI"

CBF divulga datas e horários dos jogos da segunda fase da Copa do Brasil; veja todos os confrontos

Troféu da Copa do Brasil 2019 — Foto: Felippe Costa / GloboEsporte.com,

Duelo entre Londrina e Paraná abre fase na próxima terça-feira, dia 19

Com os 40 clubes definidos para a segunda fase da Copa do Brasil, a CBF divulgou as datas e horários dos próximos jogos da competição. O confronto entre Londrina e Paraná abre a fase na próxima terça-feira, às 19h15.

A segunda fase da Copa do Brasil é disputada em jogos únicos, e nenhuma equipe tem vantagem do empate. A igualdade no resultado leva a decisão para a disputa de pênaltis. Veja todos os jogos abaixo (as equipes à esquerda são mandantes por conta de sorteio prévio):

Terça (19/02)

19h15 - Londrina x Paraná - Estádio do Café

Quarta (20/02)

19h15 - Luverdense x Figueirense - Passo das Emas
21h30 - Corinthians x Avenida-RS - Arena Corinthians
21h30 - Serra-ES x Vasco - Kleber Andrade
21h30 - Santa Cruz x Náutico - Arruda

Quinta (21/02)

19h15 - Criciúma x Oeste - Heriberto Hulse
21h30 - Goiás x CRB - Hailé Pinheiro

Terça (26/02)

21h30 - Atlético-CE x Atlético-GO - Presidente Vargas

Quarta (27/02)

15h30 - Bragantino-PA x Aparecidense - Diogão
19h15 - Foz do Iguaçu x Ceará - Estádio ABC
20h30 - URT-MG x Vila Nova - Zama Maciel
21h30 - Botafogo x Cuiabá - Nilton Santos

Quinta (28/02)

19h15 - Tombense-MG x Botafogo-PB - Antônio Guimarães de Almeida
21h30 - Juventude x América-MG - Alfredo Jaconi

Quarta (06/03)

19h15 - Santa Cruz-RN x Bahia - Arena das Dunas
21h30 - Fluminense x Ypiranga-RS - Maracanã
21h30 - Mixto-MT x Chapecoense - Arena Pantanal

Quinta (07/03)

19h15 - Avaí x Brasil de Pelotas - Ressacada
20h30 - ABC x Moto Club - Frasqueirão
21h30 - Santos x América-RN - Pacaembu

AC24h.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Copa do Brasil: Galvez x ABC e Rio Branco x Bahia jogam hoje, no Arena da Floresta


Dando continuidade aos jogos da Copa do Brasil, nesta quarta-feira 13, acontece, em duas rodadas, o confronto entre Galvez x ABC e Rio Branco x Bahia. Os jogos começam às 18h30, no estádio Arena da Floresta.

O time do Remo também entrará em campo nesta quarta, sendo o único grupo da região que joga fora nesta primeira fase da competição. Ele estará no Espírito Santo, jogar contra o Serra-ES, no estádio Roberto Lopes, em Serra.

AC24h.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Campeonato de futsal universitário do PARFOR. Classificados e Semifinais.


Já estamos na fase final de encerramento, da 5ª edição do campeonato de futsal universitário do PARFOR/2019.

Veja os classificados e as datas de confrontos das semifinais: 

Grupo “A” 

1º lugar ROOM 9 pontos. 
2º lugar AUDAX/JUVENTUS 6 pontos. 

Grupo “B” 
1º lugar PEDAGOGIA 7 pontos. 
2º lugar MATEMATICA 6 pontos. 

Semifinais dia 15/02/2019 as 19h no ginásio coberto Ruinet Lima de Matos: 

1º Jogo: ROOM X MATEMATICA 
2º Jogo: PEDAGOGIA X AUDAX/JUVENTUS 

O jogo da grande final está marcado para o dia 23/02/2019 as 9h também no ginásio coberto Ruinet Lima de Matos. 

O campeonato de futsal universitário do PARFOR, é idealizado e realizado pelo Sinteac de Tarauacá em parceria com a SEME e a UFAC. E já está na sua 5ª edição.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Medico Jenilson Leite vai auxiliar vítimas da mineradora Vale em Brumadinho - MG.


O deputado estadual e médico Jenilson Leite se junta a outros 49 médicos que se formaram em Cuba para cumprir mais uma missão humanitária, desta vez em Brumadinho, em Minas Gerais. O rompimento da barragem da mineradora Vale deixou centenas de vítimas, muitas das que conseguiram sobreviver ao lamaçal apresentam sintomas de contaminação de mercúrio e ferro.

O anúncio de sua ida ao Estado de Minas Gerais foi feito durante pronunciamento na ALEAC. O parlamentar informou que o seu embarque será dia 09, na qual atende ao convite de colegas da ELAM (Escola Latino Americana de Medicina em Cuba) e de profissão para ir prestar serviço voluntário. “Recebi com muita alegria esse convite que foi feito pelos meus colegas médicos para participar dessa linda e importante missão de apoio. A liga é formada por 50 médicos que voluntariamente vão àquela cidade prestar apoio às famílias que foram afetadas pelo desastre. As vítimas começaram a apresentar sintomas de contaminação e nós vamos fazer o levantamento dessa situação, assim como fiz no Haiti em 2010 e, recentemente na Caravana do Dr° Baba que atendeu mais de 5 mil pessoas durante duas semanas entre os municípios do Jordão e Tarauacá”, enfatizou. Os custos das passagens e estadia será do próprio bolso do parlamentar.

Jenilson já participou de missão humanitária no Haiti em 2010, quando um terremoto destruiu praticamente quase todo o país caribenho. Esse desastre ambiental culminou com saída de milhões de haitianos para países vizinhos, tendo o Acre como rota de passagem desse povo para as regiões sul e sudeste do Brasil. 

Neste ano, o deputado realizou a primeira missão de saúde humanitária em homenagem ao médico Dr. Baba ( in memoriam) às margens do rio Tarauacá. Sendo que mais de duas mil pessoas foram atendidas.

Por Leandro Matthaus 

Foto: Jardy Lopes

DESPORTISTA GIL FRANÇA ORGANIZA RIFA BENEFICENTE.


Assim escreveu em sua pagina social no Facebook.

“Venho por meio desta rede social perdi ajuda de meus amigos minha esposa precisa retornar para Rio Branco a tratamento, por esse motivo resolvi fazer está Rifa Beneficente, agradeço de coração a todos que estão se empenhado em ajuda, que Deus abençoe grandiosamente vida e saúde de todos”.

Gil França.

Série disponibilizada na Netflix conta a história da morte do ex-governador do Acre, Edmundo Pinto


A quarta temporada da série Investigação Criminal que está disponibilizada na Netflix, provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, traz em seu sexto episódio a misteriosa história que ronda a morte do ex-governador do Acre, Edmundo Pinto, assassinado em 17 de maio de 1992, a tiros no apartamento 707 do Hotel Della Volpe Garden, na Rua Frei Caneqca, no Centro de São Paulo.


O episódio com pouco mais de 43 minutos relata toda a investigação da Polícia do Estado de São Paulo para investigar o crime e chegar aos culpados.

De acordo com a série, os criminosos roubaram Cr$ 500 mil do apartamento que Edmundo Pinto ocupava desde 14 de maio[3] e ainda roubaram US$ 1.500 de John Franklin Jones, hóspede do apartamento 714 e funcionário do banco norte-americano Northeast. Jones disse para a polícia que os assaltantes eram três mulatos e seu depoimento foi um dos que permitiram a prisão dos criminosos.


O assassinato ocorreu menos de 48 horas antes de depor na CPI do Congresso que investigaria suspeitas que o próprio governador foi dos dos responsáveis pela malversação de verbas para a construção do Canal da Maternidade com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) num caso onde citou-se o ex-ministro Antônio Rogério Magri, cujo envolvimento não se confirmou. Houve suspeitas também sobre disputas partidárias acreanas e até queima de arquivo. A polícia concluiu como latrocínio (roubo seguido de morte), já que houve luta corporal visto que Edmundo Pinto foi atingido por um tiro de raspão na cabeça e outro certeiro no coração.

Houve novas investigações sobre o caso em 1993 e 2003 e o mesmo foi alvo da CPI da Pistolagem em 1992 quando Gilson José dos Santos, um dos acusados de matar o governador, disse que recebera dinheiro para cometer o crime.


Além do episódio que retrata a morte do governador do Acre, a Série foi veiculada originalmente no canal A&E, muito embora seus direitos de exibição tenham tenham sido adquiridos pela Netflix no ano de 2018. A série aborda, por meio de sequências de entrevistas, a história de grandes crimes brasileiros, como o dos Nardoni, dos Richthofen, de Mércia Nakashima e do cartunista Glauco.

Nota da Redação – Essa reportagem foi sugerida pelo leitor Ítalo Vasconcelos

TARAUACÁ: RIFA BENEFICENTE PRA AJUDAR JOVEM QUE SE ENCONTRA EM COMA

JANAINA FURTADO: "DAREI PARA A GESTÃO MUNICIPAL O MESMO TRATAMENTO QUE EU RECEBER"

Janaina Furtado - Rede Sustentabilidade

A Vereadora Janaina Furtado (REDE), usou o grande expediente na sessão ordinária realizada na última quarta feira, 6 de fevereiro, para desabafar contra as atitudes da prefeita Marilete Vitorino. Segundo a parlamentar, a prefeita decidiu governar o município fazendo um movimento contra os vereadores que ousarem descordar de algumas de suas decisões. A prefeita, segundo Janaina resolveu escolher "sua base" e também eleger "sua oposição". 

"Quero separar o 'joio do trigo', mas, tenho observando o movimento da gestão contra alguns vereadores. Não faço questão de fazer parte da aliança da governabilidade, pois não concordo com a forma que ela decidiu governar. A decisão, eu naturalmente tomei já fazem alguns meses e tenho demonstrado isso através de minhas falas e meu comportamento" desabafou Janaina.

Janaina disse ainda, que está feliz de certa forma com a pressa da gestão em resolver alguns problemas que são propostos por ela e por outros parlamentares que ela decidiu não gostar. 

"A gente se reúne, faz uma proposta, encaminha documento para a prefeitura. A prefeita tem a maior celeridade em resolver, excluindo o vereador proponente, na tentativa de não dar-lhe o crédito e logo atribuindo aos seus aliados. Foi assim na prorrogação da validade do concurso da secretaria municipal de saúde, onde eu pedi a prorrogação, encaminhei documentos, 'sequei as canelas' de tanto subir aquelas escadas, pedi a 'Deus e ao mundo' que o concurso fosse prorrogado. Só não pedi pessoalmente à prefeita, pois, tive dificuldades do agendamento por causa das suas constantes viagens. Quando decidiu prorrogar, reuniu apenas os seus aliados e atribuiu a eles o crédito do pedido", destacou.

Janaina disse que está tranquila, pois no caso do concurso, o importante é que os servidores possam continuar sonhando com a oportunidade de serem contratados. "Foi assim também com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. Nós encampamos a luta e ela tomou a mesma atitude. Tem também o caso da Praça da Cohab, Camelódromo e outras pautas", comentou.

Por fim, Janaina disse que está feliz porque tudo está se encaminhando, apesar de considerar a forma injusta a forma que a prefeita está tratando alguns vereadores, inclusive ela. "Serei respeitosa sempre, mas, digo uma coisa. Darei para o gestão o mesmo tratamento que eu receber", finalizou.

Assessoria Parlamentar.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Acreana vai ganhar R$ 1 mil da operadora Claro por ficar doze dias sem internet


A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Estado do Acre condenou a Claro S.A por deixar uma cliente sem o serviço de internet por doze dias. Deste modo, a consumidora deve ser indenizada em R$ 1 mil, por não receber o serviço na qualidade contratada.

Nos autos, a parte autora comprovou que as faturas estavam devidamente quitadas, juntou os protocolos de atendimentos e afirmou que sua conexão só foi restabelecida após o deferimento liminar. Já a empresa reclamada, não atestou a ocorrência da devida prestação do serviço no período alegado.

Deste modo, o juiz de Direito Raimundo Nonato, relator do processo, asseverou que a falta de regularidade e a privação injustificada violam os direitos do consumidor, por isso deve ocorrer reparação dos danos morais, “haja vista que a demandada apenas se preocupou em cobrar o serviço, mas não em fornecê-lo adequadamente”.

A decisão para o Processo n° 0604169-68.2017.8.01.0070 foi publicada na edição n° 6.287 do Diário da Justiça Eletrônico (pág. 17), da última segunda-feira (4).

AC24h.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

WhatsApp introduz função de desbloqueio com acesso biométrico

WhatsApp introduz função de bloqueio com acesso biométrico para iPhones. — Foto: AFP

Nova ferramenta está disponível para iPhone a partir do modelo 5s e iOS9.

O WhatsApp anunciou nesta nesta terça-feira (5) uma nova ferramenta, que permite bloquear a tela do aplicativo e desbloqueá-la apenas com função biométrica de reconhecimento digital ou facial.

A novidade, por enquanto, vale apenas para iPhones. A assessoria do WhatsApp afirmou que "ainda não tem nenhuma previsão" da chegada dessa função para celulares Android.


A ferramenta permite determinar uma quantidade de tempo para o bloqueio, contando desde a última vez em que o aplicativo foi utilizado. Após bloqueado, só será permitido o acesso com uso de autenticação biométrica — pelas funções Touch ID e Face ID, disponíveis nos celulares da Apple.

Quando essas funções são usadas por aplicativos parceiros, a Apple não envia os dados de biometria para a empresa, apenas um sinal que afirma que o reconhecimento foi feito.

De acordo com o WhatsApp a nova função vai fortalecer a privacidade do usuário e impedir que outras pessoas usem o aparelho sem permissão para ler mensagens.
Em aparelhos iPhone é possível ativar a função de bloqueio do WhatsApp com acesso biométrico. — Foto: Reprodução/WhatsApp

Em 2019, Globo irá transmitir a Copa do Mundo Feminina pela primeira vez


Agora é oficial: não tem mais desculpa para não incentivar e apoiar nossas meninas do futebol!

A Copa do Mundo Feminina pode não ser tão antiga quanto a masculina, mas já faz um bom tempo que a competição existe e talvez nem todo mundo saiba disso. O campeonato mundial feminino foi criado em 1991 e durante muitos anos seguiu sendo ignorado pelas principais emissoras de televisão brasileira, seja de canal aberto ou fechado. Só foi em 2015, última edição do torneio, que o SporTV e a TV Brasil transmitiram os jogos da seleção feminina brasileira.

Copa do Mundo Feminina de 2019 será transmitida no Brasil.– (Robbie Jay Barratt/Getty Images)

Felizmente, a Copa do Mundo Feminina de 2019 terá uma cobertura um pouco maior no Brasil, permitindo que o público acompanhe e torça pelas meninas brasileiras no campeonato. Na Globo, principal emissora de televisão do país, o torneio será transmitido pela primeira vez. 

Contudo, a transmissão em TV aberta ainda não será do mesmo nível que a Copa do Mundo Masculina sempre teve. O site do Globoesporte.com e a Rede Globo de Televisão irão transmitir apenas os jogos do Brasil, enquanto o SporTV transmitirá todas as outras partidas.

A Copa do Mundo Feminina de 2019 contará com 24 seleções e acontece entre os dias 7 de junho e 7 de julho, na França. O primeiro jogo do Brasil acontece no dia 09 de junho. Confira os grupos do torneio:

Grupo A: França, Coreia do Sul, Noruega e Nigéria
Grupo B: Alemanha, China, Espanha e África do Sul
Grupo C: Austrália, Itália, Brasil e Jamaica
Grupo D: Inglaterra, Escócia, Argentina e Japão
Grupo E: Canadá, Camarões, Nova Zelândia e Holanda
Grupo F: Estados Unidos, Tailândia, Chile e Suécia

Esperamos que isso sirva de incentivo para as pessoas acompanharem e torcerem pelo futebol das mulheres brasileiras da mesma forma que fazem quando são os homens em campo. Vai, Brasil! ❤

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Cuidar do corpo e da mente: veja 4 passos para levar uma vida saudável e equilibrada


Exercícios, alimentação, saúde mental e acompanhamento médico: veja como esses quatro elementos podem te ajudar a viver melhor.

Pixabay

Trabalho, estudos, rotina doméstica… Dar conta de tudo isso em meio às pressões do dia a dia pode, à primeira vista, parecer impossível. Por isso, o G1 conversou com especialistas para apontar passos essenciais para quem quer levar uma vida mais equilibrada. Eles concordaram em três pontos: fazer exercícios, comer bem, cuidar da saúde mental e buscar acompanhamento médico.

Algumas dicas simples — como beber mais água! — podem tornar esses objetivos mais fáceis de alcançar. Veja, abaixo, mais detalhes:

Faça exercícios físicos

Fazer exercícios é a primeira recomendação. — Foto: Reprodução/Orbo-Gifs

É simples: mexa-se. "Só de você não ser sedentário já está mil pontos à frente da pessoa sedentária", diz o clínico geral e médico de família Alfredo Salim Helito, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. "Se você tiver a opção entre ser magro e fazer atividade física, escolha a atividade física. O sedentarismo não pode acompanhar o ser humano", frisa.

Mas como começar? Para Feldman Barcelos, professor de funcional da Bodytech Sudoeste, em Brasília, o primeiro passo é, literalmente, despertar.

"O simples fato de colocar o telefone longe da cama, para poder levantar e começar a mexer o corpo, já gera uma mudança de estímulo", afirma. "Começar a atividade física pela manhã ajuda a melhorar os hábitos — gasto calórico basal, déficit de atenção, raciocínio, hormônios que são liberados no dia a dia", explica.

E qual atividade escolher? Qualquer uma, diz Feldman, desde que seja algo prazeroso para a pessoa, seja pilates ou corrida. Ele destaca que o importante é buscar orientação profissional e ir devagar. Mesmo assim, não demora para os primeiros resultados aparecerem.

"Não dá pra começar correndo 5km, o ganho é gradativo. Mas com três ou quatro semanas já dá para melhorar o sono, a disposição e a atenção", diz Feldman.

Para criar o hábito, o educador físico sugere estabelecer metas semanais, para não deixar a empolgação da segunda-feira morrer na quarta. Outro modo de manter o compromisso é contratar um personal trainer ou malhar junto com um amigo. "Quando você marca na agenda, com outra pessoa, para desmarcar é muito mais complicado", avalia.

Alimente-se bem

A alimentação saudável e equilibrada também é essencial. — Foto: Reprodução/Poromo

A alimentação foi outro ponto de consenso entre os especialistas ouvidos pelo G1 como chave para uma vida melhor. E a primeira dica de como nutrir melhor o corpo é: beber água.

"É muito simples, mas eu canso de atender paciente que bebe um copo de água no dia e não bebe mais", diz a nutricionista Lidiane Santana, que atende no Rio de Janeiro. "Toda a filtração do sangue é pelos rins, e beber água ajuda a eliminar as toxinas.", explica.

Em segundo lugar, é essencial evitar produtos industrializados — incluindo os "falsos saudáveis", como o peito de peru, por exemplo. O ideal é diminuir o consumo de processados, embutidos, refrigerantes e temperos prontos, recomenda a nutricionista funcional e oncológica Suelem Lima, da Aliança Instituto de Oncologia, em Brasília. "A solução é comer comida de verdade", diz.


As duas profissionais dão uma dica para nortear uma boa alimentação: "descascar mais, desembalar menos". E, se for para desembalar, preste atenção na própria embalagem do alimento: "sempre é bom se perguntar: você conhece os ingredientes que estão no rótulo? Existem produtos com o rótulo zero açúcar que têm no rótulo a maltodextrina, por exemplo, que é outro nome para açúcar. Se tem nome esquisito, não compre", aconselha Lidiane.

Além das recomendações gerais, o mais indicado é procurar um profissional. Mas, atenção: o propósito não é ir à consulta e receber um papel com recomendações a seguir, diz Suelem.

"Tem alguns profissionais que entregam a dieta pro paciente na hora, e alguns chegam em busca desse papel. Nem sempre ficar preso ao papel é a melhor saída. O que a pessoa mais gosta de comer? O que tem dificuldade de tirar? Como se vê no espelho? O que espera dessa consulta?" questiona.

Um dos problemas em desenvolver uma alimentação saudável é, justamente, a cultura da dieta, segundo as especialistas. Para a nutricionista comportamental Paola Altheia, que atende em Curitiba, essa é uma dificuldade generalizada.

"O brasileiro faz dietas de forma crônica e de algumas vezes até recreativa. É uma coisa alarmante a banalização da dieta no Brasil. Não entendem que estão mexendo com coisa muito séria — que é o metabolismo, o corpo", afirma.

Ela busca trazer para os pacientes uma relação de "neutralização" com a comida. "É a pessoa conseguir perceber que a comida é só comida. Eu sempre falo de quantidade, frequência e contexto. Brigadeiro de panela não é a mesma coisa que panela de brigadeiro. O alimento não importa tanto assim — mas, sim, qual o contexto que ele entra na sua vida? Se for um contexto saudável, você será saudável — se for um contexto patológico, você terá uma doença", diz Paola.

Cuide da saúde mental

Terapias, tradicionais ou alternativas, ajudam a melhorar a saúde mental. — Foto: Reprodução/Geo Law/via Giphy

As intervenções tradicionais — como a psicoterapia ou a psicanálise — podem ajudar a prestar mais atenção às próprias emoções, pensamentos ou padrões de comportamento. Para a psicóloga Gláucia Flores, que atende em Brasília, o momento de buscar ajuda profissional é quando a pessoa percebe que está tendo prejuízos na vida.

"Normalmente é quando ela percebe que não está dando conta sozinha — não consegue trabalhar, não consegue se relacionar, está se afastando, se isolando. Não começa mais a ser como era normalmente", explica.

Mas a terapia não é a única forma de "olhar para dentro de si", diz a terapeuta Ivana Cangussu, também bacharela em psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Outras práticas que podem ajudar são a meditação, a ioga ou o Reiki, por exemplo:

"Elas trabalham o ritmo mental e dão conta de pensamentos, emoções, conflitos, que muitas vezes a gente não para para observar — vai empurrando com a barriga, não olha nunca, e acaba tendo crise de pânico, depressão", diz.


Hoje, ela trabalha com o theta healing — técnica norte-americana que trabalha com a palavra ativando as ondas thetacerebrais, que são acionadas quando se está sonhando ou em meditação profunda.

Além das terapias, é interessante, também, desenvolver interesses além do trabalho ou da família.

"Vamos pensar nossa vida como uma pizza: uma fatia é o trabalho, uma é a família, uma é o casamento, os filhos, o lazer. Quando a gente dá mais importância pra uma do que pra outra, essa balança fica desigual. É importante, sim, que a gente encontre prazer no trabalho, mas também ter outros interesses, para também aprender outras coisas", analisa Gláucia.

Vá ao médico

Encontrar um médico de confiança também é essencial. — Foto: Tumblr via Giphy

Além de adotar bons hábitos, fazer um acompanhamento médico pelo menos uma vez por ano também é recomendável, explica a clínica geral Sílvia Souto, da Aliança Instituto de Oncologia, em Brasília. Para começar, ela recomenda procurar, primeiro, um médico generalista.

"Na primeira consulta, se tiver a necessidade de um especialista, ele vai encaminhar. Muitas vezes o paciente não tem discernimento para saber qual o especialista correto", lembra.

Além dos exames de rotina — sangue, fezes e urina — a recomendação médica é de que homens façam exames de próstata a partir dos 40 anos e as mulheres, o papanicolau, a partir dos 25.

Mas não é só fazer exames, explica o clínico e médico de família Alfredo Salim Helito, do Sírio-Libanês, que critica o que chama de "overdose de check-ups" no Brasil.

"Esse é o médico dos sonhos: um clínico geral que acaba se tornando o seu médico de família, que a pessoa tem pra dividir os problemas do dia a dia, o médico que você tem a tiracolo. Existem médicos assim", diz.

Para achar bons profissionais — sejam médicos, nutricionistas, terapeutas ou educadores físicos, a dica também é simples: pesquisar. Fazer buscas em perfis de redes sociais, sites, pedir indicações a conhecidos — tudo é válido, desde que haja o cuidado de verificar se aquele profissional tem mesmo as qualificações que afirma possuir. "É você se identificar com a pessoa, com o que ela escreve ou diz", finaliza Lidiane Santana.

Belchior tem saga artística e existencial documentada em três filmes


Belchior, cantor morto há dois anos, é tema de três documentários póstumos — Foto: Reprodução / Capa do álbum 'Coração selvagem', de 1977

A saga artística e existencial do cantor e compositor cearense Antonio Carlos Belchior (26 de outubro de 1946 – 30 de abril de 2017) vai ser posta em foco quase simultaneamente em três filmes.

Produção da Clariô Filmes, Belchior – Amar e mudar as coisas será realizado para o canal Curta! com direção de Natália Dias e codireção de Camilo Cavalcanti. Ambos assinam o argumento do telefilme. Já o roteiro e a montagem ficarão a cargo de Paulo Henrique Fontenelle, diretor de excelentes documentários sobre Arnaldo Baptista e Cássia Eller (1962 – 2001).

Com título que embute verso da música-título do segundo álbum do cantor, Alucinação (1976), o telefilme Belchior – Amar e mudar as coisas se junta a outros dois documentários já idealizados sobre o artista, ambos em processo de produção.

Pensado para ser exibido nos cinemas, Belchior – Coração selvagemtem direção e roteiro de Marcus Fernando, sendo que Juliana Magalhães Antunes também assina o roteiro. A intenção de Fernando é documentar a vida e a obra do artista pela lente poética do cancioneiro autoral do compositor.

Já o terceiro documentário, produção da Pé de Coelho Filmes, foca Belchior sobretudo no voluntário exílio no sul do Brasil, mais precisamente na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul (RS), onde o cantor saiu de cena em abril de 2017, aos 70 anos.

Três brasileiros ocupam top-10 das transferências mais caras

Emiliano Sala foi a 11ª contratação mais cara da janela — Foto: Reprodução / Facebook

Guangzhou exerce opção de compra por Paulinho e Talisca, que aparecem entre as maiores contratações ao lado de Lucas Paquetá

Independentemente de nomes, valores e potencial esportivo, a transferência que marcou a janela de inverno da Europa, encerrada nesta quinta, não poderá ser avaliada dentro de campo. No dia 21 de janeiro, o argentino Emiliano Sala, que trocava o Nantes pelo Cardiff City na contratação mais cara da história do clube galês (€ 17 milhões), desapareceu enquanto voava sobre o Canal da Mancha rumo ao novo clube, na véspera do primeiro treino.

Encerrada a janela de transferências, o ranking dos valores das contratações confirma o potencial esportivo de Sala, de 28 anos. Sua saída foi a 11ª mais cara desse período de negociações no futebol europeu. A maior transação foi do atacante americano Christian Pulisic, de 20 anos, vendido pelo Borussia Dortmund ao Chelsea por € 64 milhões, jogador mais caro da história do seu país. Pulisic permanecerá atuando no Borussia por empréstimo.

As 11 transferências mais caras desta janela

Jogador Clube antigo Novo clube Valor
Christian Pulisic* Borussia Dortmund Chelsea € 64 milhões
Paulinho* Barcelona Guangzhou € 42 milhões
Leandro Paredes Zenit PSG € 40 milhões
Piatek Gênoa Milan € 35 milhões
Paquetá Flamengo Milan € 35 milhões
Almirón Atlanta United Newcastle € 24 milhões
Solanke Liverpool Bournemouth € 21,2 milhões
Jonny Castro* Atlético de Madrid Wolverhampton € 20,5 milhões
Talisca* Benfica Guangzhou € 19,2 milhões
Amadou Haidara RB Salzburgo RB Leipzig € 19 milhões
Emiliano Sala Nantes Cardiff € 17 milhões

Fonte: Transfermarkt

* Pulisic ficará seis meses emprestado ao Dortmund, enquanto os demais estavam cedidos aos novos clubes, que só agora exerceram a opção de compra.

No top-10, três brasileiros, todos em negociações costuradas antes de a janela abrir. A segunda maior transação foi o retorno do volante brasileiro Paulinho, de 30 anos, ao Guangzhou Evergrande, depois de apenas uma temporada no Barcelona. Valor: € 42 milhões. Ele foi emprestado pelos catalães há seis meses aos chineses, que só agora exerceram a opção de compra exigida em contrato.

Em transação semelhante, o Guangzhou Evergrande também pagou € 19,2 milhões para contratar definitivamente o atacante Talisca, ainda no fim de outubro do ano passado, na nona transferência mais cara da janela de inverno europeia. Ele se mudou inicialmente por empréstimo e só depois o clube chinês exerceu a opção de compra ao Benfica.

Paulinho e Talisca estão juntos há seis meses na China, mas só agora clube exerceu opção de compra — Foto: Sina.com

O terceiro brasileiro na lista das dez maiores contratações também foi negociado no ano passado, mas só agora se transferiu para o novo clube. Por € 35 milhões - quarta transação mais cara dessa janela -, Lucas Paquetá deixou o Flamengo aos 21 anos rumo ao Milan, e já é titular do rubro-negro italiano.

O Milan, por sinal, é o único clube europeu com dois jogadores entre as dez maiores transferências da última janela. Pelos mesmos € 35 milhões, o clube tirou o polonês Krzysztof Piatek, de 23 anos, do Genoa. Logo em seu segundo jogo, Piatek brilhou marcando os dois gols da vitória por 2 a 0- sobre o Napoli pelas quartas de final da Copa da Itália.

Paquetá e Piatek já começam a mostra entrosamento no Milan — Foto: Marco Luzzani/Getty Images

Barganhas do mercado

A vaga ocupada por Piatek era na primeira metade da temporada de Higuaín. Sem mostrar resultado no Milan, o argentino foi emprestado por seis meses ao Chelsea, que por sua vez cedeu Morata ao Atlético de Madrid por um ano e meio. O time rossonero ainda tentou levar Fabregas dos Blues, mas o espanhol preferiu acertar com o Monaco.

Higuaín vestirá a camisa 9 no Chelsea — Foto: Divulgação


Já o último dia da janela de inverno na Europa não teve contratações bombásticas. A mais impactante foi a saída do japonês Kagawa do Borussia Dortmund para o Besiktas. Já para os brasileiros o dia foi agitado. O lateral-direito Emerson, que está no Sul-Americano Sub-20 com a seleção brasileira, deixa o Atlético-MG contratado pelo Barcelona, mas jogará primeiro pelo Betis, emprestado até junho.

Morata é o novo reforço do Atlético de Madrid — Foto: Divulgação / Atlético de Madrid

A Itália será o novo destino de muitos brasileiros. O goleiro Gabriel Brazão, também da sub-20, deixou o Cruzeiro contratado pela Inter de Milão e já foi emprestado ao Parma. O goleiro Bruno Bertinato troca o Coritiba pelo Venezia. O meia Lucas Piazon, que pertence ao Chelsea e estava no Fulham, foi cedido ao Verona. O Genoa emprestou o volante Sandro para a Udinese, e o meia Rômulo para a Lazio. Já o zagueiro Lyanco trocou o Torino pelo Bologna.