quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Grêmio embarca para o Paraguai para entregar denúncia contra o River na Conmebol

Romildo Bolzan Júnior vê falta de fair play do River Plate — Foto: Eduardo Moura / GloboEsporte.com

Dirigentes do clube pedem reversão dos pontos da derrota pelos argentinos por conta da presença de Gallardo nos vestiários; treinador estava suspenso

A partida entre Grêmio e River Plate terminou em 2 a 1 para os argentinos, mas parece estar longe do fim. Uma delegação do time gaúcho embarca no início da tarde desta quarta, em em voo fretado, para o Paraguai e irá apresentar uma denúncica contra o clube argentino na sede da Conmebol. Os dirigentes gremistas alegam interferência do técnico Marcelo Gallardo – que estava suspenso da partida – e esperam uma possível reversão de pontos do jogo.


A comitiva que viaja está tarde é formada pelo presidente do clube Romildo Bolzan Jr, o executivo André Zanotta, os advogados Nestor Hein e Leonardo Lamachia e o CEO Carlos Amodeo. A reunião com a Conmebol está marcada para às 16h desta quarta-feira.

– Nós vamos vamos dar uma chegada lá, protolocar o nosso recurso, fazer as diligências e conversas que tem que ser feitas. O regulamento é muito claro. Ontem (terça-feira) não tínhamos a clareza total, sabíamos que tinha uma ilicitude, mas não tinhamos toda a extensão da matéria. Mas hoje, desde cedo, estamos trabalhando esse assunto, fizemos uma reunião extraordinária do Conselho de Administração, fizemos uma avaliação jurídica e política dessa questão e estamos concluindo com os nossos advogados uma reclamação que vamos protocolar pessoalmente na Conmebol – disse Romildo em entrevista à Rádio Gaúcha.

00:00/09:12

Comentaristas criticam presença de Gallardo no vestiário do River Plate contra o Grêmio

Embora os regulamentos da Libertadores e disciplinar da Conmebol não sejam claros em relação a possíveis punições a treinadores que desrespeitarem punições (leia abaixo), o Grêmio acredita que se aplica as mesmas regras válidas para os jogadores. Por isso, confia na reversão dos pontos do jogo que decretou a eliminação do time na Libertadores.

– Chegamos à conclusão que há uma equiparação completa dos efeitos (do regulamento) tanto para o treinador quanto para os jogadores de futebol que estão irregulares. No caso, estava irregular o treinador do River Plate, que não poderia ter nenhuma interferência na partida, seja indireta, seja direita. O que aconteceu é que o treinador não apenas se comunicou, mas esteve presente no vestiário e as suas ações tiveram interferência direta na partida – completou o mandatário.

Romildo citou a punição a Santos e Chapecoense como casos semelhantes. Punido pela escalação irregular de Carlos Sánchez no jogo de ida das oitavas de final contra o Independiente, o clube paulista foi declarado perdedor por 3 a 0 do jogo de ida, que havia terminado empatado em 0 a 0. A equipe catarinense também perdeu os pontos, e foi declarada derrotada pelo mesmo placar, de um jogo contra o Lanús que havia vencido por 2 a 1 pela escalação irregular de Luiz Otávio.

Gallardo foi punido pela Conmebol na segunda-feira, véspera do confronto com o Grêmio, por ter retardado o retorno da equipe argentina no intervaldo do jogo de ida, no Monumental de Núñez. O treinador esteve presente na Arena durante o primeiro tempo, em um espaço reservado do estádio. Mas foi flagrado pelas câmeras de TV se comunicando por rádio com seu auxiliar, Matias Biscay. No intervalo, foi visto entrando no vestiário para falar com seus jogadores. Após a partida, ainda deu entrevista admitindo a infração.

O que dizem os regulamentos

Regulamento da Libertadores

Artigo 115

Ao término do jogo, haverá coletiva de imprensa dos dois times com a maior brevidade possível em relação ao final da partida, que obrigatoriamente contará com a presença do treinador da equipe e um jogador que disputou a partida (que tenha jogado). A ordem das coletivas de imprensa, normalmente será a seguinte:

1º time: time visitante

2º time: time local

§1º – Os jogadores e oficiais expulsos durante a partida ou suspensos, não poderão participar da coletiva de imprensa. No caso do treinador ter sido expulso ou estar suspenso, deverá comparecer à coletiva de imprensa o assistente técnico.

§2º - O descumprimento do presente artigo constitui infração disciplinar encontrando-se facultados os órgãos disciplinares da CONMEBOL a impor as sanções que em conformidade com o Regulamento Disciplinar da CONMEBOL possam corresponder.

Artigo 116

Não é permitida a utilização de nenhum equipamento e/ou sistema de comunicação entre jogadores e/ou comissão técnica durante o jogo.

Regulamento Disciplinar da Conmebol

Artigo 19 - Determinação do resultado de uma partida por responsabilidade ou negligência de uma das equipes

1. Sem prejuízo de outras sanções que possam ser impostas, qualquer equipe por cuja responsabilidade se determine o resultado de uma partida, será considerada como perdedora desse jogo por 3-0. Se o resultado real for menos favorável para o clube ou associação responsável, esse resultado será mantido.

2. Quando as partidas são disputadas de acordo com o sistema de copa (eliminatórias), os gols em campo contrário concedidos na aplicação do parágrafo 1 deste artigo não contarão em dobro.

3. No caso de escalação indevida de um jogador será aplicado o disposto nos parágrafos 1 e 2 do presente artigo unicamente se a equipe contrária interpuser uma reclamação oficial no prazo de vinte e quatro (24) horas uma vez finalizado o jogo, salvo que aquela tenha sido produzida porque o jogador em questão descumpriu uma sanção disciplinar regulamentar, decisão ou ordem dos órgãos judiciais. Neste caso, a Unidade Disciplinar iniciará o procedimento de ofício.

Artigo 56 - Motivos para reclamar contra o resultado de uma partida

1. São motivos para reclamar contra o resultado de uma partida:

a) Escalação indevida.

b) Uma decisão de um oficial de jogo que tenha influenciado no resultado do jogo exclusivamente em supostos de corrupção arbitral.

c) Qualquer outro incidente grave, estabelecido pelo presente Regulamento, que tenha tido influência no resultado da partida.

Artigo 76 - execução ordinária de suspensões

1. O diretor esportivo/técnico, qualquer membro do corpo técnico ou demais oficiais sancionados com a suspensão de suas funções, poderão presenciar partida(s) na(s) qua(is) esteja vigente sua suspensão unicamente das arquibancadas. Não poderá acessar o vestiário, túnel, banco de reservas ou área técnica antes nem durante a partida, nem poderá por nenhum meio comunicar-se com sua equipe.

Enem 2018: veja motivos que podem zerar a redação e quais competências são cobradas para atingir a nota máxima

Cadernos de prova do Enem 2017 — Foto: Ana Carolina Moreno/G1

Na edição de 2017, mais de 300 mil candidatos tiraram nota zero. Apenas 53 estudantes atingiram nota mil.

A nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é tradicionalmente a maior nota da prova. Os estudantes que tiram zero na redação ficam fora de processos seletivos como Fies e Prouni, que usam a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em universidades públicas e privadas no Brasil.

Na ‘Cartilha da Redação’ de 2018 do Enem, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é uma espécie de manual que explica aos candidatos como funciona a correção da redação, foram apresentadas três mudanças à lista de motivos para um candidato ficar com nota zero na redação do Enem:

Retirada do item "desrespeito aos direitos humanos".
Inclusão de mais detalhes no item "impropérios desenhos e outras formas propositais de anulação": agora, o Inep deixa claro que números ou sinais gráficos fora do texto também rendem nota zero.
Maior rigidez na regra que proibia texto em língua estrangeira. Será anulada a prova do candidato que tenha "texto predominantemente em língua estrangeira".

Em 2017 das 4,72 milhões de redações corrigidas, 309.157 tiveram notas zero. A fuga ao tema da prova foi o motivo para zerar a redação. Veja lista de motivos para uma redação do Enem 2018 levar nota zero:

1. Fuga ao tema

Não atender à proposta solicitada ou escreve uma redação que possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, será considerado “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”.

No ano passado, os candidatos escreveram sobre o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", recebeu a rubrica fuga ao tema a redação estruturada integralmente em assunto não solicitado. Apenas 53 alunos atingiram a notam máxima.


2. Texto insuficiente

A redação que estiver abaixo das setes linhas será considerada insuficiente. É preciso atingir este número mínimo de linhas para pontuar. O mesmo vale para folha de redação deixada em branco, mesmo que haja escrito na folha de rascunho.

3. Cópia integral de texto motivador

No caderno de questões, o tema da redação vem acompanhado por textos motivadores para servirem de inspiração. Eles não podem ser copiados integralmente. Serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas as redações que copiarem os textos motivadores que estão na prova.

4. Parte desconectada

Também receberá nota zero a redação que apresentar “parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto”. A cartilha classifica como “desconectada” trechos como: reflexões sobre o próprio processo de escrita, bilhetes destinados à banca avaliadora, por exemplo, mensagens de protesto, orações, mensagens religiosas, trechos de música, de hino, de poema ou de qualquer texto, desde que estejam desarticulados da argumentação feita na redação.

5. Assinatura

A redação que tiver assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante também será anulada.

6. Língua estrangeira

O manual do Inep também deixa claro que será anulado o "texto predominantemente em língua estrangeira ".

Redação nota mil

Para atingir a nota máxima de mil pontos, são analisadas cinco competências, que são as regras básicas pelas quais os corretores da redação atribuem as notas aos candidatos do Enem. Cada uma vale no máximo 200 pontos, por isso a nota máxima da redação é mil. Veja as competências cobradas:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

Todas as redações serão corrigidas por dois avaliadores. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências.

Caso a nota final de cada avaliador tenha discrepância de mais de 100 pontos, ou caso a nota de cada avaliador em uma das competências tenha discrepância de mais de 80 pontos, a redação passará por um terceiro avaliador.

Se a discrepância persistir, uma banca presencial com três professores avaliará a redação mais uma vez, para definir a nota final do candidato.

Neymar será julgado por fraude em transferência para Barcelona e pode pegar até seis anos de prisão

Neymar defendeu o Barcelona entre 2013 e 2017 — Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon/File photo

Grupo DIS, ex-dono de parte dos direitos federativos do jogador, considera-se prejudicado na saída do brasileiro do Santos em 2013. Legislação espanhola obriga o julgamento a ter três juízes

O juiz encarregado de julgar o atacante Neymar na Espanha pelas irregularidades de sua transferência do Santos ao Barcelona acredita que o brasileiro poderá ser condenado a até seis anos de prisão, informaram nesta quarta-feira fontes judiciais próximas ao caso.

Neymar, seus pais, o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, e seu antecessor, Sandro Rosell, serão julgados na Espanha por fraude.

O caso emana de uma denúncia do grupo brasileiro DIS, ex-dono de parte dos direitos federativos do jogador e que se considera prejudicado na transferência de Neymar do Santos para o Barcelona em 2013.


Nesta quarta-feira, o juiz José María Vázquez Honrubia considerou que a acusação feita pelo DIS pelo delito de "fraude" pode acarretar "de quatro a seis anos de prisão" para Neymar, segundo um relatório do magistrado ao qual a agência AFP teve acesso.

Como o jogador pode receber sentença superior a cinco anos de prisão, a legislação espanhola obriga o julgamento a ter três juízes, o que poderia atrasar ainda mais o início do julgamento, que segue sem data para começar.

Em um primeiro momento, o Barcelona divulgou que a contratação de Neymar teria custado 57,1 milhões de euros ao clube (40 milhões para a família de Neymar e 17,1 para o Santos), mas a justiça espanhola calcula que o verdadeiro valor da transferência seria de 83,3 milhões de euros.

O DIS, que recebeu 6,8 milhões de euros dos 17,1 pagos ao Santos, acusa o Barcelona e Neymar de ocultarem o valor real da negociação.

O Ministério Público espanhol apresentou pedido de dois anos de prisão para Neymar, que, em depoimento à justiça espanhola, se defendeu das acusações, afirmando que apenas se concentrava em jogar futebol e que confiava cegamente nas decisões de seu pai, que também é seu empresário.

Assembleia de Deus de Tarauacá, realiza nesta quinta-feira (1), o grande "VIGILHÃO"


Igreja Assembleia de Deus em Tarauacá - AC. realiza nesta quinta feira (1), mas um grande encontro com a fé entre os cristãos, trata-se do "VIGILHÃO", será um clamor em prol da cidade de Tarauacá.
Data: 1/11/2018 "quinta-feira"
Horas: 21h as 1h.
Local: Igreja Assembléia de Deus templo sede.

Participe desse grande clamor - Você é o nosso convidado.

WhatsApp anuncia figurinhas para conversas


Nova forma de interação estará disponível nas próximas semanas para usuários brasileiros das plataformas Android e iOS.

O WhatsApp anunciou uma nova forma de interação para seus usuários. Agora, além de emojis e gifs, o aplicativo passa a ter figurinhas - recurso semelhante ao de Facebook e Messenger. A funcionalidade estará disponível nas próximas semanas para Android e iOS.

Além de pacotes pré-carregados, será possível adicionar outros novos de acordo com o estilo desejado para, de acordo com o aplicativo, "ajudar a compartilhar sentimentos que muitas vezes não podem ser expressados através de palavras".

O WhatsApp também disponibilizará uma série ferramentas, dicas e interfaces para que desenhistas e desenvolvedores possam criar suas próprias séries de figurinhas e compartilhá-las com o mundo todo através de aplicativos para Android e iOS.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Cruzeiro do Sul realizará a Primeira Conferência Municipal de Esportes


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul (AC) publicou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 30, o Decreto Nº 276/2018, que convocada a I Conferência Municipal de Esportes do município.

O evento esportivo será realizado nos dias 23 e 24 de Novembro de 2018, na Escola de Ensino Médio Professor Flodoardo Cabral, localizada na Rua 28 de Setembro, nº 834, Bairro da Escola Técnica, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Entre os objetivos do evento, o poder público visa promover ampla mobilização, articulação e participação popular em torno das questões do Esporte e Lazer, contando com a colaboração de representantes de diversos setores; Contribuir para o Diagnóstico Situacional do Esporte e lazer no município, em todas suas manifestações; Apresentar propostas para construção do Sistema Municipal de Esportes e Lazer; Coletar subsídios para elaboração do Plano Municipal de Esportes; Promover ampla mobilização, articulação e participação popular em torno da criação do Conselho Municipal de Esportes de Cruzeiro do Sul; e eleger os conselheiros para o Conselho Municipal de Esportes de Cruzeiro do Sul.

Tite é eleito o 11º melhor técnico do mundo em lista de conceituada revista inglesa


Renato Gaúcho apareceu na 28ª posição do ranking da FourFourTwo, que terá seu top-10 divulgado nesta terça-feira

Habituada a fazer listas dos grandes destaques do futebol, a conceituada revista inglesa "FourFourTwo" levantou o ranking com os 50 melhores técnicos do mundo. Nesta segunda-feira foi a vez de a publicação revelar os nomes entre a 11ª e a 20ª colocação, e Tite apareceu na 11ª posição, à frente gente como Tüchel, Conte, Luis Enrique, Di francesco e Leonardo Jardim. Renato Gaúcho apareceu no 28º posto da relação, que terá seu top-10 divulgado nesta terça-feira.

- O Brasil sabiamente prolongou o contrato de Tite até 2022, ignorando as críticas por seu rodízio de capitães e "preparado para ir ao túmulo com Gabriel Jesus". Ele deveria ter sido contratado muito antes de 2016, quando assimiu o posto após o segundo ciclo desastroso da era Dunga. Venceu 12 e empatou dois dos 14 jogos do Brasil antes da Copa e chegou à Rússia como um dos favoritos - relata a revista, no texto assinado por Huw Davies.

Já Renato Gaúcho teve seu nome divulgado na semana passada, ao aparecer na 28ª posição no ranking. Até então, era o único treinador brasileiro presente na lista da revista, que vem divulgando os nomes de 10 em 10 (do 50º ao 1ª). No texto, assinado por Marcus Alves, a revista lembra que o treinador passou dois anos jogando futevôlei nas praias do Rio de Janeiro até ser contratado novamente pelo Grêmio.

– Em novembro de 2017, Renato se tornou o primeiro brasileiro a vencer a Copa Libertadores como jogador e treinador, e conquistou outros três troféus desde então. Ele tem um pé em outra final da Libertadores depois que o Grêmio derrotou o River Plate na primeira rodada da semifinal. Não é surpresa, então, que ele seja o favorito para suceder o Tite como técnico do Brasil – diz a revista.

Confira os 30 primeiros nomes da lista e suas posições

11 - Tite (seleção brasileira)
12 - Leonardo Jardim (ex-Monaco / hoje sem clube)
13 - Di Francesco (Roma -ITA)
14 - Lucien Favre (Borussia Dortmund-ALE)
15 - Marcelino (Valencia-ESP)
16 - Luis Enrique (seleção espanhola)
17 - Janne Andersson (seleção sueca)
18 - Antonio Conte (sem clube / ex-Chelsea)
19 - Phillip Cocu (sem clube / ex-Fenerbahce)
20 - Thomas Tuchel (PSG)
21 - Zlatko Dalic (seleção da Croácia)
22 - Paulo Fonseca (Shakhtar Donetsk-UCR)
23 - Gian Piero Gasperini (Atalanta-ITA)
24 - Pablo Machin (Sevilla-ESP)
25 - José Mourinho (Manchester United-ING)
26 - Domenico Tedesco (Schalke-ALE)
27 - Jose Bordalas (Getafe-ESP)
28 - Renato Gaúcho (Grêmio)
29 - Nino Kovav (Bayern de Munique-ALE)
30 - Bruno Genesio (Lyon-FRA)
31 - Unai Emery (Arsenal-ING)
32 - Marcelo Gallardo (River Plate-ARG)
33 - Sergio Conceição (Porto-POR)
34 - Rafael Benitez (Newcastle-ING)
35 - Marco Giampaolo (Sampdoria-ITA)
36 - Adi Hutter (Eintracht Frankfurt-ALE)
37 - Abdullah Avcı (Istanbul Basaksehir-TUR)
38 - Stefano Pioli (Fiorentina-ITA)
39 - Luciano Spaletti (Inter de Milão-ITA)
40 - Gareth Southgate (seleção da Inglaterra)
41 - Eddie Howe (Bournemouth-ING)
42 - Quique Setien (Bétis-ESP)
43 - Rudi Garcia (Marseille-FRA)
44 - Abel Ferreira (Braga-POR)
45 - Ariel Holan (Independiente-ARG)
46 - Juan Carlos Osorio (seleção do Paraguai)
47 - Sean Dyche (Burnley-ING)
48 - Ricardo Gareca (seleção do Peru)
49 - Simone Inzagui (Lazio-ITA)
50 - Brendan Rodgers (Celtic-ESC)

Eleição no Flamengo atrasa definições, mas grupos articulam nos bastidores; Abel ganha força


Cenário hoje aponta para troca de comando, independentemente do vencedor. Brasileirão ainda pode influenciar. Clube irá ao mercado e prioridade é busca por substituto para Paquetá

A briga pelo título brasileiro ainda é uma realidade, mas a proximidade do fim do ano levanta questões sobre a próxima temporada no Flamengo. A eleição em dezembro, de certa forma, gera mais dúvidas do que respostas e atrasa o planejamento, embora já seja possível vislumbrar alguns cenários dependendo de quem vencer o pleito em 8 de dezembro.

Abel Braga, por exemplo, é um nome que tem força nos dois principais grupos que disputam a eleição.

Os candidatos favoritos no pleito (Lomba e Landim) evitam falar em decisões definitivas para não expor o elenco na reta final do Brasileiro. É fato, no entanto, que há movimentações nos bastidores entre os candidatos favoritos.

- Temos uma eleição no final do ano, mas o Flamengo não pode parar. Seria muita irresponsabilidade parar de olhar para frente. Já iniciamos o planejamento de 2019 – disse o vice de futebol Ricardo Lomba, candidato à presidência do clube.

Abel Braga agrada os dois grupos favoritos nas eleições e é nome cotado para assumir o Flamengo em janeiro — Foto: Futura Press

Planejamento, aliás, foi um dos pontos contestados pelas oposições da atual gestão. O caso da temporada 2018 foi, inclusive, emblemático. Por conta da indefinição sobre a permanência de Rueda, que deixou o clube em janeiro, o projeto para o ano acabou comprometido.

Sem opções já com a pré-temporada iniciando, a diretoria colocou Paulo César Carpegiani no comando do time - inicialmente, ele seria coordenador técnico. Sua passagem como técnico durou três meses e terminou com a eliminação do Carioca. Novamente sem muito mercado, o Rubro-Negro acabou promovendo o auxiliar Maurício Barbieri na época.

Situação de Dorival é difícil; Abel agrada

A primeira grande questão relacionada ao futebol a ser resolvida após as eleições será o comando técnico do time. Dorival Júnior tem contrato até o fim do ano e sua permanência é improvável. Além das eleições, dependerá muito do Campeonato Brasileiro. Nem mesmo um eventual título asseguraria a sequência do trabalho em 2019, embora o troféu seja o maior cabo eleitoral do treinador.

Abel Braga agrada a gregos e troianos no Flamengo. Livre no mercado e disposto a voltar ao trabalho em janeiro, ele foi procurado pelo atual comando antes do acerto com Dorival. O ex-treinador do Fluminense recentemente também foi sondado por pessoas ligadas ao grupo de Rodolfo Landim. Apesar de duas recusas somente em 2018, ele vê com bons olhos assumir o projeto na próxima temporada.

Dorival não é o plano A para 2019. Treinador tem contrato até dezembro — Foto: André Durão / GloboEsporte.com

Renato Gaúcho é um nome forte e agrada especialmente a torcida. A contratação, no entanto, teria um custo maior. Em abril, após a demissão de Carpegiani, ele recusou oferta vantajosa financeiramente do Flamengo. Além disso, há a concorrência do Grêmio, que pretende mantê-lo em 2019.

Grana em caixa e investimentos

O Flamengo não esconde que terá dinheiro em caixa para ir às compras em janeiro. Boa parte da grana é proveniente da venda de Paquetá. O clube já recebeu a primeira parcela (5 milhões de Euros) e receberá outras duas, no total de 25 milhões de euros, em 2019.

Flamengo vai investir dinheiro da venda de Paquetá no futebol, e prioridade é justamente a busca por um substituto — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O clube garante que todo o dinheiro será revestido em investimentos no futebol. A prioridade é justamente a busca por um substituto para o próprio Paquetá. Há também a previsão do pagamento em janeiro de mais uma parcela (1,5 milhão de dólares) da venda de Felipe Vizeu a Udinese.

- A grande diferente é que nesse ano, ao contrário dos passados, teremos um caixa robusto no início do ano que nos permitirá fazer uma janela boa, com contratações boas, para que os reforços estejam conosco no início da pré-temporada. Esse será um grande diferencial. Tem dinheiro suficiente para montar uma bela equipe - comentou Lomba.

Comando do futebol

As duas chapas favoritas nas eleições ainda não oficializaram nomes para a vice-presidência de futebol, mas Marcos Bráz tende a comandar o futebol rubro-negro em caso de vitória de Rodolfo Landim. Ele comandou a pasta em 2009, ano do último título brasileiro do Flamengo.

- O responsável sou eu. Mas acho que várias pessoas pensando junto, evita erros enormes que vimos acontecer nos últimos temos. E vamos ter um vice de futebol com DNA vencedor, que vocês conhecem muito bem - disse Landim, em debate dos candidatos do clube na semana passada.

Atual vice de futebol e candidato da situação, Ricardo Lomba ainda não revelou quem ficará à frente da pasta em caso de vitória, embora já tenha tomado a decisão. Ventilado, Luis Gustavo Nogueira, assessor da presidência para assuntos de futebol de base, é um dos cotados.

- Já temos um nome e vamos divulgar oportunamente por questões profissionais. Mas já está definido - disse Lomba.

Barca e assédio

Ninguém toca no assunto oficialmente até para não atrapalhar o elenco na reta final do Brasileiro. Mas é natural que alguns nomes deixem o clube. Com contratos no fim, Marlos Moreno e Geuvânio dificilmente terão seus vínculos renovados. Outros atletas pouco aproveitados como Henrique Dourado, Trauco e Rômulo podem sair em caso de proposta.

Após perder Paquetá, o Flamengo acredita que sofrerá assédio em relação a jogadores valorizados como Léo Duarte e Cuéllar. Nos dois casos, no entanto, o clube está respaldado por multas altas, devido a contratos renovados em 2018: 50 mi e 70 mi e euros, respectivamente.

Situações Diego, Diego Alves e Juan

Por motivos variados, algumas lideranças do elenco têm situações indefinidas. Após se recusar a ficar no banco contra o Paraná, Diego Alves está em situação delicada. Hoje, o cenário mais provável é que deixe o clube na virada do ano, seja por acordo entre as partes ou envolvido em alguma negociação.

Diego tem contrato até julho — Foto: andré durão

O caso de Diego é diferente. Ao contrário do goleiro, o camisa 10 é visto como exemplo de profissionalismo. O que não significa que a situação dele seja consenso no clube. Com contrato até 31 de julho, a renovação é incerta. O custo-benefício do meia que completará 34 anos pesa contra o jogador que virou um dos símbolos da virada rubro-negra no mercado, mas hoje é reserva de Dorival Junior. O pai do jogador disse que o desejo do atleta é seguir na Gávea, mas Diego tem mercado. O Santos, por exemplo, é um clube que sempre tem o camisa 10 em no radar.

Com contrato até dezembro e em recuperação de uma grave lesão no tendão de Aquiles, Juan, que completará 40 anos em fevereiro, dificilmente seguirá em 2019. Clube e jogador estudam a possibilidade de um jogo de despedida. A ideia é que ele comece um estágio no clube na coordenação técnica.

Grêmio x River Plate: tudo o que você precisa saber da semifinal da Libertadores

Equipes se enfrentam às 21h45 desta terça, na Arena. Tricolor pode jogar pelo empate

É tudo ou nada, passar ou ficar pelo caminho. O Grêmio joga contra o River Plate, às 21h45, na Arena, a possibilidade de chegar na segunda final consecutiva de Libertadores. Com expectativa por quebra de recorde de público no estádio, o Tricolor está turbinado pela volta de Everton, recuperado de lesão. Luan, por outro lado, é novamente baixa.

Os gaúchos contam com a vantagem da vitória por 1 a 0 na Argentina. Assim, podem empatar por qualquer placar que estarão em mais uma final de Libertadores. Sem vaga garantida pelo Brasileirão na competição em 2019, a corrida pelo tetra também significa mirar a América no próximo ano.

Transmissão: Sportv (Gustavo Villani, Paulo Cesar Vasconcellos e Muricy Ramalho). O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Grêmio - técnico: Renato Portaluppi

Luan será a baixa, ainda em recuperação de lesão muscular sofrida na véspera do jogo na Argentina. Everton volta, mas deve começar no banco para Renato repetir a escalação vitoriosa no Monumental de Nuñez, com Michel. Paulo Miranda e Bressan disputam a vaga de Kannemann, suspenso. Léo Moura deve voltar à lateral, embora Leonardo tenha agradado.

Quem está fora: Luan, André (machucados) e Kannemann (suspenso)

Pendurado: Alisson

Provável Grêmio contra o River — Foto: Reprodução

River Plate - técnico: Marcelo Gallardo

Com a necessidade de reverter o resultado para estar na final, Gallardo deve fazer uma mudança no ataque com a entrada de Lucas Pratto, embora Scocco também tenha chance de iniciar o jogo. No meio, Nacho Fernández provavelmente volta a ser titular - Quintero sairia da equipe nesta hipótese.

Quem está fora: ninguém.

Pendurados: Maidana, Borré e Lucas Pratto

Provável River contra o Grêmio — Foto: Reprodução

Andres Cunha será o árbitro, auxiliado por Nicolas Taran e Richard Trinidad, todos do Uruguai. O árbitro de vídeo será Leodan Gonzalez, também uruguaio.

domingo, 28 de outubro de 2018

VÁ COM DEUS VELHO E BOM AMIGO...


A morte nunca é o fim, mas sim o começo de algo maior do que a vida. É assim que imagino a despedida deste mundo. Não consigo imaginar as coisas de outra forma e se tentar vai sentir desconfiança. 

A idéia de ir embora já é tão triste e cinzenta que não devemos procurar soluções ou explicações mais difíceis para o adeus a quem amamos. É complicado, dói muito, mas temos de arrumar um jeito de encarar de frente a dura realidade da existência.

É por isso que a lição mais importante que a morte nos oferece é o amor. É a urgência de amar enquanto podemos; celebrar a vida enquanto respiramos. Vamos aproveitar todos os instantes neste mundo, porque logo logo um outro aparece para começar de novo uma outra aventura. 

Vá com Deus velho amigo...

sábado, 27 de outubro de 2018

Flamengo x Palmeiras: sem Diego Alves, Rubro-Negro divulga relacionados


Goleiro não fica sequer no banco de reservas na partida deste sábado, no Maracanã. Veja a possível escalação de Dorival Júnior para enfrentar o líder do Campeonato Brasileiro

O Flamengo divulgou a lista de relacionados para enfrentar o Palmeiras sem Diego Alves. O goleiro, que foi barrado por Dorival Júnior e se recusou a viajar para o jogo contra o Paraná na última rodada, sequer ficará no banco de reservas na partida deste sábado, às 19h, no Maracanã.

Diego Alves voltou a treinar normalmente com os companheiros na última quarta-feira, e não teve situação definida pela diretoria do Flamengo. Na tarde de quinta, Dorival evitou falar sobre definições sobre o caso. Para enfrentar o Palmeiras, as opções são César, Thiago e Gabriel Batista.

Eis a lista dos jogadores relacionados para o jogo deste sábado, contra o Palmeiras, às 19h, no Maracanã.#CRF

O time que venceu os últimos três jogos - contra Corinthians, Fluminense e Paraná - deve ser mantido. Portanto, a escalação provável tem César; Pará, Léo Duarte, Réver e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Lucas Paquetá; Everton Ribeiro, Vitinho e Uribe.

Veja a lista completa:

Goleiros: César e Gabriel Batista e Thiago;

Zagueiros: Léo Duarte, Matheus Thuler, Réver e Rhodolfo;

Laterais: Pará, Renê, Rodinei;

Meio-campistas: Cuéllar, Diego, Everton Ribeiro, Lucas Paquetá, Matheus Savio, Piris da Motta, Rômulo e Willian Arão;

Atacantes: Berrío, Geuvânio, Henrique Dourado, Marlos Moreno, Uribe e Vitinho.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Felipão, sobre a derrota do Palmeiras na Libertadores: "Não tem nada de apagão"

Wesley Santos/Agência PressDigital

Depois de perder por 2 a 0 para o time argentino, Verdão faz o jogo de volta da semifinal na próxima quarta-feira, na Arena; no sábado, pelo Brasileirão, pega o Flamengo, no Rio

Após a derrota por 2 a 0 para o Boca Juniors, na Bombonera, em Buenos Aires, pela partida de ida da semifinal da Libertadores, o técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, falou sobre o resultado.

Segundo o técnico do Palmeiras, os gols sofridos aos 38 e aos 42 minutos do segundo tempo não foram originados em um apagão do Verdão. Veja o que ele disse:

– Não tem nada de apagão. O Boca jogou bem. Do outro lado tem jogadores de qualidade. Mesmo com a dificuldade que tínhamos, o Boca teve pouca chance para fazer o gol. Se tomamos dois gols, se não criamos, se não fizemos o que normalmente nós fazemos, vamos tentar fazer no segundo jogo – falou o técnico, lembrando que há a partida de volta, dia 31, em São Paulo.

Veja as entrevistas de Weverton e Felipão após derrota do Palmeiras para o Boca Juniors

Para o técnico do Palmeiras, a derrota desta quarta-feira deixa algumas lições:

– A lição que nós tivemos é que precisamos trabalhar mais a bola, administrar o jogo com mais clareza e termos as condições físicas iguais às do Boca. Com a superação, com uma colocação diferente, uma mudança da estratégia de jogo, podemos fazer diferente – analisou o técnico.

Felipão alertou que o elenco não pode ficar lamentando a derrota. Até porque o time é líder do Campeonato Brasileiro e tem um jogo importante contra o Flamengo, sábado, no Maracanã. O time carioca é o segundo colocado, quatro pontos atrás do Verdão.

– Não dá pra gente ficar lamentando. Estamos fazendo nove jogos por mês, há três meses seguidos. Vai ter dia que fica difícil. Vamos brigar pelo título brasileiro e pela reviravolta no duelo com o Boca. A equipe do Boca foi bem melhor hoje. Sempre vai ter um time que vai nos obrigar a ter mais dificuldade – comentou o treinador.

Melhores momentos de Boca Juniors 2 x 0 Palmeiras pela semifinal da Libertadores 2018
Taça Libertadores da América
Melhores momentos de Boca Juniors 2 x 0 Palmeiras pela semifinal da Libertadores 2018

Elettra Lamborghini retorna ao Brasil após 'BBB' e vira cantora após estudar música por 3 anos

Elettra Lamborghini — Foto: Divulgação

Em entrevista ao G1, italiana cita Maiara e Maraisa, Wesley Safadão e Kevinho entre artistas brasileiros que gosta.

Elettra Lamborghini voltou ao Brasil. Mas desta vez, não para participar de nenhum “Big Brother”. A italiana, neta de Ferruccio Lamborghini, fundador da fabricante de automóveis Lamborghini, desembarcou por aqui para divulgar sua carreira como cantora.

O retorno acontece um ano e meio após fazer um intercâmbio no “BBB17”. Ela participava do “Gran Hermano Espanha” e foi escolhida para entrar na casa do Rio por alguns dias, enquanto os gêmeos Antônio e Manoel foram passar um período no programa espanhol.

Na pista do “BBB”, Elettra mostrou toda a ginga que repete em seus clipes. Em “Pem Pem” ela dança, rebola e vai até o chão. Lançada em fevereiro, foi sua estreia na música. E o clipe já conta com mais de 77 milhões de visualizações.

“Trabalhei muito por esse projeto e esperava que ele desse certo, que fizesse sucesso. Mas a primeira canção não é tão fácil de chegar ao nível de sucesso que chegou”, diz Elettra ao G1.

“Há muitos anos falam comigo para entrar na área da música. Decidi esperar um pouco porque muitas pessoas que fazem reality show acabam se tornando cantoras depois. Mas logo de cara, não foi o que fiz".

"Durante três anos estudei música, quis fazer de uma maneira correta e perfeita. Há tempos que trabalho minha voz, mas decidi me tornar cantora somente agora porque senti que estava preparada”.

Além do “Gran Hermano Espanha” e do “Big Brother Brasil”, Elettra também tem na lista os realities “Super Shore”, “Geordie Shore” e “#Riccanza".

Elettra Lamborghini dança durante participação em festa no "BBB17" — Foto: Globo/Paulo Belote

Italiana cantando em espanhol?

“Pem Pem” e “Mala” são cantadas em espanhol e não na língua nativa da italiana. A escolha é motivada pelo estilo musical favorito de Elettra: o reggaeton.

“Reggaton é a música que mais gosto e não tem como cantar em italiano. Só tem como cantar em espanhol”.

Mas ela não descarta cantar outros estilos, como trap (estilo que une elementos do rap e da música eletrônica). Ela também comenta quais artistas brasileiros curte: Wesley Safadão, Kevinho e Maiara e Maraisa.
Elettra Lamborghini — Foto: Divulgação

Lamborghinis nos clipes

Neta do fundador da Lamborghini, Elettra inclui carros em seus dois clipes. Nas imagens, rebola entre – e em cima – de veículos. Um deles, uma Lamborghini – claro - modelo Huracan LP 580-2, no valor de R$ 2,4 milhões.

Sobre o peso do sobrenome, pondera:

“Ajuda porque abre portas. Porém, ao mesmo tempo, não ajuda porque muitas pessoas acham que você chegou lá simplesmente por causa da fama do seu sobrenome”.
Elettra grave clipe a bordo de uma Lamborghini modelo Huracán — Foto: Reprodução

'Mala' na final da Copa do Brasil

Com mais de nove milhões de visualizações no Youtube, "Mala" é o segundo single de Elettra e foi lançado no final de setembro.

“Hoje, as pessoas não trabalham em cima de álbuns, trabalham com singles. Mas eu tenho a intenção, sim, de trabalhar com álbum. Acho necessário e gosto da ideia”. Em Miami, ela vai preparar as músicas que estarão em seu disco de estreia.

Por aqui, ela se apresentou na abertura da final da Copa do Brasil, em 17 de outubro, quando o Cruzeiro ganhou do Corinthians em São Paulo.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Aberta 5ª Copa Gospel de Futsal


O prefeito em exercício de Rio Branco, Manuel Marcos, abriu na noite desta terça-feira, 17, a 5ª Copa Gospel de Futsal Masculino, no Ginásio do SESI. Idealizado pelo vereador Artêmio Costa e realizado com apoio da Prefeitura de Rio Branco, este ano o torneio conta com 64 equipes, envolvendo quase mil atletas e 192 dirigentes.

“Quero agradecer o apoio da prefeita Socorro Neri na execução da emenda que desde 2013 destinamos à realização da competição, hoje na 5ª. edição, envolvendo mais de mil pessoas, entre atletas e dirigentes. Para nós é uma alegria”, declarou o vereado Artêmio Costa.

A Prefeitura Municipal de Rio Branco é protagonista direta nessa atividade que já consta do Calendário Esportivo de Rio Branco. O prefeito em exercício, Manuel Marcos, destacou a importância social da iniciativa. “O esporte é um instrumento de prevenção. Por meio do esporte temos a oportunidade de livrar jovens das ruas, das drogas. Estão de parabéns a prefeita Socorro Neri e todos os pastores que incentivam e apoiam a participação de jovens e adultos”.

Os jogos acontecerão às segundas e sextas feiras, sempre a partir das 19h, nas quadras do Colégio Acreano, da Vila Jerusalém, da Vila da Amizade, do Residencial Santa Cruz, do Universitário e Ginásio do Sesi.

“Nessa reta final de ano, a Copa Gospel fecha o calendário esportivo do Município. Certamente será um grande evento para coroar o encerramento das atividades do ano de 2018”, destacou o secretário de Esportes, Afrânio Moura.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

TARAUACÁ: MORADORA RECLAMA SOBRE NÃO ABERTURA DE RAMAL.


A proprietária de uma área de terra no ramal do Aílton no município de Tarauacá Senhora Dasdores Quirino, usou sua pagina na rede social para reclamar de o porque que a secretaria de obras do município não realizou a abertura do ramal que dar acesso a sua propriedade.

A mesma diz está se sentindo irritada com a prefeitura, tendo em vista que já estamos no período invernoso e os moradores daquela localidade não poderão escoar sua produção no ano de 2018.

Esta disse: Quero aqui postar minha indignação! 

Nós os produtores do ramal do Aílton gostaríamos de saber pq não tivemos direito ao ramal este ano?sendo que várias vezes a equipe prometeu fazer e não cumpriram com a palavra ao contrario , tiraram as máquinas .Será q é pq somos trabalhador e não vivemos para cima e para baixo no caminhão da prefeitura, mesmo q não tenha nada pra vender ou será pq nosso voto não Tem valor?

Finaliza...

Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul vencem seus jogos na rodada de abertura do Copão do Vale do Juruá de Futsal Masculino 2018


A rodada de abertura da 3ª edição do Copão do Vale do Juruá de Futsal Masculino aconteceu na noite desta segunda-feira no ginásio Jáder Machado em Cruzeiro do Sul.

Na primeira partida a Seleção de Rodrigues Alves bateu Guajará pelo placar de 05x03.

Já na partida de fundo a Seleção Cruzeirense venceu Mâncio Lima pelo placar de placar de 05x02.

A competição é dividida em duas chaves. A chave “A” é composta por Rodrigues Alves, Guajará e Ipixuna. Já na chave “B” estão Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Porto Walter.

Classificam-se para a fase semifinal os dois primeiros de cada chave, onde o primeiro da Chave “A” enfrenta o segundo da chave “B” e virse-versa.

A competição tem sequencia na noite desta terça-feira com mais dois jogos:

As 19:00 horas se enfrentam Guajará X Ipixuna. E logo em seguida as 20:00 horas, duelam, Mâncio Lima X Porto Walter.

A competição é organizada pelo liga Cruzeirense de Futsal, que tem como presidente Ralide Mourão. 

Blog do Orleiudo.

sábado, 13 de outubro de 2018

Padre usa a web para falar sobre gays e política com fiéis: 'Sair do arroz com feijão'

Cardoso aborda temas polêmicos pelo Facebook e Whatsapp — Foto: Leticia Gomes

Kleber Cardoso, da Praia Grande, tem seguidores fiéis e resolveu abordar questões polêmicas no Facebook e no WhatsApp.

Conectado praticamente 24 horas por dia, como gosta de dizer, o padre Kleber Luiz Cardoso, 42 anos, encontrou um modo de unir mais de dois mil seguidores no mundo digital. Por meio da página da Paróquia de Santo Antônio, onde atua, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, e de seu perfil pessoal no Facebook, além de listas de transmissão no WhatsApp, ele leva aos fiéis temas até pouco tempo considerados tabus, por meio de postagens e vídeos curtos.

Entre os assuntos polêmicos abordados, estão política, prostituição, homossexualidade, questão carcerária, drogas, educação sexual, ideologia de gênero e aborto. “As pessoas me escrevem comentando que se sentem desafiadas por mim, porque muitos desconhecem os temas debatidos e passam a pesquisar para entender”, afirma Cardoso.

Esse modo de passar mensagens religiosas chamou a atenção em poucos meses. Discussões temáticas no 'Responda se Souber' e no 'Minuto para Deus' são veiculadas todos os dias no Facebook e Whatsapp, a partir de uma pergunta que faz o público pensar além dos limites do convencional. No decorrer do dia, o sacerdote envia reflexões por meio de áudios e textos.

O padre Kleber Cardoso conta que, com os questionamentos diários, não pretende esgotar os assuntos com um aprofundamento completo, e sim fazer com que as pessoas pensem. Além disso, ele leva referências sociais para o público entender o contexto e refletir por mais de um ângulo o assunto.
O padre Kleber Cardoso usa mensagens de texto, áudios e vídeos curtos na evangelização de brasileiros e estrangeiros — Foto: Leticia Gomes

A estratégia empregada pelo padre tem um fundamento filosófico, a maiêutica, técnica utilizada pelo filósofo Sócrates de questionar e incentivar o processo do pensamento. Formado em Filosofia, Teologia e Psicologia, Cardoso se encontra no momento fora da sala de aula. A ligação entre a tecnologia e o sacerdócio é um jeito de não apagar o seu lado acadêmico. “As pessoas ainda olham para mim e falam que eu continuo um professor. Tento manter isso vivo, enquanto estou ocupado com outros planos”, diz.

Todos dias, pela manhã, o padre lança um novo questionamento. Como os cristãos lidam com a questão da homossexualidade é um deles. Ou então, pode ser uma discussão sobre as redes sociais como espaço para evangelização. Os comentários trazem posicionamentos diferentes, e não só dos brasileiros. Boa parte das respostas está em espanhol.

Como religioso, Kleber Cardoso já teve a oportunidade de atuar em vários países da América do Sul, como o Paraguai, onde apresentou dois programas de rádio por quase seis anos, além de celebrar missas. Também foi no país vizinho que iniciou sua experiência com as redes sociais, transitando entre rádio convencional, blogs e canais do YouTube.

Na plataforma de vídeos, e com a assinatura de Padre Clever Luiz Cardoso, ele apresentou o programa Dirección Espiritual. Os vídeos eram gravados em pontos turísticos, onde tirava dúvidas dos fiéis, dava conselhos e trazia reflexões sobre assuntos específicos. Ao todo, foram 42 edições.

Exercendo o sacerdócio há 8 anos, padre passou por países da América do Sul — Foto: Leticia Gomes

Depois de seis anos, o padre tinha duas opções: retornava ao Brasil ou ia para a Colômbia. Cardoso escolheu a segunda opção, e em Bogotá, continuou a lecionar e apresentar um programa de rádio. Ainda hoje, recebe convites para retornar ao país, algo que ele não descarta. “Visitei a Colômbia para conhecer a realidade de lá e me encantei. Teria uma experiência muito próxima à que vivenciei no Paraguai, trabalhando no meio acadêmico. Mostrei meu trabalho, e até hoje me pedem para voltar”, relata.

Natural de São José dos Campos, Cardoso está na Diocese de Santos pela primeira vez. Antes disso, quando vinha visitar a família, celebrava missas esporádicas em capelas de Praia Grande enquanto estava de férias, mas sem possuir ligação com a Paróquia.

Em um fim de semana, o padre reza seis missas para um público que varia de 50 até 400 pessoas por celebração. Na internet, ele alcança números expressivos, e consegue alcançar centenas de pessoas no Facebook e Whatsapp diariamente.

'Heavy user' dos meios digitais, Kleber Cardoso é crítico a respeito das redes sociais. “Elas têm coisas muito banais, inclusive as religiosas. A minha intenção é melhorar um pouco a qualidade daquilo que é veiculado, sair daquela religiosidade arroz com feijão. Quero fazer com que as pessoas pensem”, afirma.

Página da Paróquia Santo Antônio no Facebook tem forte engajamento de usuários — Foto: Leticia Gomes

As mensagens de bom dia com versículos e frases motivacionais também não são bem vistas por ele. “É legal que a pessoa tenha se lembrado de você, mas aquilo é muito raso”. Por isso, a cada resposta nas publicações, ele levanta outro questionamento, com o objetivo de levar o fiel a refletir ainda mais sobre o assunto.

O bom relacionamento com a tecnologia é defendido pelo padre, que vive com sacerdotes mais experientes. “Tento mostrar para os meus companheiros que nós temos de entender a tecnologia e participar, não ficar apenas de sentinela vendo o que as pessoas fazem”, explica.

Apesar da cautela nas redes sociais para abordar os assuntos, o padre admite que ainda há resistência por parte dos usuários mais conservadores. Parte da rejeição pode ser explicada pela carência do contato além das telas, afirma. “Apesar da índole acadêmica, eles têm expectativas em relação a mim como um sacerdote. Querem me ver e ter contato presencial, não só na internet”.

Há fiéis que aprovam tanto o contato virtual que juntam os textos diários em uma espécie de coletânea, e torcem para que o padre publique um livro com o material. Ele não descarta essa hipótese. “Quem sabe um dia”, finaliza.

*Sob supervisão de Alexandre Lopes, do G1 Santos

Miss São Paulo será escolhida neste sábado; conheça as candidatas















A vencedora concorrerá com as representantes dos outros estados brasileiros à coroa de Miss Brasil.

A final do concurso Miss São Paulo Be Emotion acontece na noite deste sábado (13), em São Paulo. A vencedora concorrerá com as representantes dos outros estados brasileiros à coroa de Miss Brasil.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Minha oração sincera é que as coisas ainda possam mudar e o amor de Cristo chegar aos corações

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele". (Provérbios 22.6)

Já faz algum tempo. Mas eu me lembro. Fui criada na igreja evangélica. Frequentei cultos, escola dominical, fiz parte do louvor, fazia acampamento para a criançada.

Mas, faz um tempo já que não vou mais à igreja. Foi por um incômodo que eu nunca soube ao certo definir. Um sentimento estranho que me afastou desse local.

Vendo a atual conjectura do país, começo a entender: aquele enjoo que eu sentia era muito provavelmente repulsa à hipocrisia.

Parte da igreja hoje escolhe mais uma vez salvar Barrabás, deixando Cristo e as ideias de Cristo morrerem (Marcos 15).

Parte da igreja hoje está sentada na roda dos escarnecedores (Salmo 1.1) Ora! Tem igreja que é em si a própria roda! Dia e noite pensando o mal, falando o mal, reproduzindo o mal, apoiando publicamente o mal.

Parte da igreja hoje se deixou seduzir pelo pai da mentira: "Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira." (João 8.44). Atualização: O diabo é o pai das fake news!

Parte da igreja hoje trocou a Graça pelo dente por dente. O ladrão da cruz (Lucas 23) nas mãos dessa igreja não teria o mesmo lindo destino que o da Bíblia. Aqui é assim: ladrão da cruz bom, é ladrão da cruz morto! Direitos humanos para humanos direitos! Já pensou se Jesus fosse assim seletivo também o que seria da gente?

Parte da igreja continua ignorando a parábola do bom samaritano: ama o teu próximo como a ti mesmo. E quem é meu próximo? - perguntou o carinha que queria ir pro céu (Lucas 10). Quem é teu próximo? É o negro que você acha inferior, é a mulher que você subjulga, é o gay que você odeia, é o pobre que você despreza! Tem que amar essas pessoas! Amar o próximo! Amar não é tolerar. Amar não é "mas eu tenho amigos negros e gays". Isso não é amar! Se você ama mesmo, não bate palma para quem humilha e despreza essas ou quaisquer outras pessoas.

Eu sei que não é fácil, que a situação atual do Brasil está lastimável. Sei que a corrupção é algo complicado. Sei que não deveríamos ter que escolher entre o ruim e o menos pior. Mas a resposta para a corrupção é isso mesmo que estamos vendo? Esse é o único caminho? Um povo que crê em um Deus que opera milagres, que acredita no poder transformador da oração, um povo que viu cair maná do céu, que viu as muralhas de Jericó ruírem, que viu o mar se abrir: esse povo vai se entregar a uma solução enganosa de um falso profeta que propaga o ódio e a guerra? Perdemos nossa fé? Estaria a política acima de nossa fé? Estaria a economia acima da nossa humanidade?

Qual é o sentido de ir à igreja se não há mudança real naquilo que somos e pensamos? Se a Graça não nos alcança? Se o perdão não nos alcança? Se o amor não nos alcança? Qual o sentido?

Sem se permitir viver pela Graça, o que mantém cada um indo à igreja é a culpa. Um peso mesmo. Um incômodo irracional que faz a gente continuar indo, domingo após domingo, para um lugar que em nada nos muda, afinal, ao término do culto, nossas ações, palavras e pensamentos continuam manchados pelo ódio, pelo desamor. Quais são os frutos do Espírito? "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade" (Gálatas 5.22). Onde estão esses frutos, meu irmão, minha irmã? Será só uma musiquinha que me ensinaram quando era criança? É só um versículo que eu decorei para ganhar pontos com a tia da escola dominical? NÃO!

Convido os que se enchem de orgulho ao se proclamarem cristãos, mas escolheram estar do lado oposto daquilo que Cristo representa, a refletir: leiam o Evangelho com a razão e com o coração! Olhem para Jesus! Olhem as coisas que Ele fazia, as histórias que Ele contava! Leiam lá em Atos como funcionava a igreja primitiva!

Mas se isso não funcionar, se é só a culpa que funciona para você, fique com essa: de tanto bradar que sua bandeira nunca será vermelha, por favor, considere que, dependendo dos resultados das próximas eleições, o verde e amarelo vão virar vermelho sim: de sangue. E aí, de um jeito ou de outro, você não vai vencer. Você terá sim a bandeira vermelha contra a qual tanto luta: manchada de sangue. Sangue daquele próximo que a gente devia ter amado. Como vai ficar sua consciência? Será que você vai herdar o Reino dos Céus assim? Você vai pagar pra ver? Ou acha que o inferno está reservado só para os gays e os comunistas?

Peço desculpas pelos momentos de apontar o dedo e pelo tom exaltado ao longo desse desabafo. Eu sei que parece que estou me colocando acima de vocês, mas sei bem que não estou acima de ninguém. Assumo minha falibilidade, imperfeição e abraço minhas limitações diariamente. Sei que haverá pessoas que ignorarão tudo que escrevi. Sei que deve haver um monte de contra-argumentos e outros versículos (provavelmente do Velho Testamento) pra me deixar no chão: não precisam perder tempo - eu já perdi. Por fim, sei que vou ofender alguns e, a esses, peço desculpas de coração. Minha intenção nunca foi essa... mas... é que eu não esqueço, sabe?

"... quando envelhecer não se desviará dele."

Sei que faz tempo que não vou à igreja. Sei que provavelmente nem me consideram mais uma irmã. Mas, eu não esqueço. Não esqueço do que aprendi na igreja. Não esqueço que Deus é amor. Jesus não virou homem, veio para Terra para que os que se dizem seus seguidores simplesmente ignorassem boa parte de seus ensinamentos pra sair atrás de ídolos humanos salvadores da pátria. A gente pode ser melhor e maior que isso.

Minha oração sincera é que as coisas ainda possam mudar. E que a igreja que hoje apoia o ódio caia em si e se lembre daquilo que a gente jamais pode esquecer: "amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." (1João 4.7-8).

O próximo acima de tudo.

O amor acima de todos.

Porque Deus é amor.

Ana Laura Nakazoni é evangélica, linguista e professora de Língua Portuguesa.