quarta-feira, 12 de julho de 2023

Saúde Orgasmo de ouvido: saiba por que alguns sentem prazer na orelha



Orgasmo de ouvido: saiba por que alguns sentem prazer na orelha
Cirurgião publicou vídeo no TikTok para explicar por que algumas pessoas sentem prazer ao enfiar objetos no ouvido

A sensação de limpar os ouvidos pode ser prazerosa para algumas pessoas: existem até comparações da ação com um orgasmo. O médico cirurgião Karan Rajan, que mora na Inglaterra, explica que o sentimento é bom para alguns devido ao nervo vago, que fica dentro da orelha.

Rajan, que desvenda fatos médicos em seu perfil no TikTok, reagiu a um vídeo no qual uma influenciadora enfia um cotonete no ouvido e esboça prazer. Na publicação, Aleisa define o estímulo no nervo vago como “botão da felicidade”. O médico, porém, afirma que isso é na verdade uma falha e não são todos que têm a sensação.

A influenciadora Aleisa, dona do perfil @wtfaleisa no tikTok, enfia cotonete no ouvido para sentir prazer

O nervo vago desempenha um papel crucial no controle das funções corporais involuntárias. Composto por fibras sensoriais e motoras, ele é responsável por uma variedade de sensações, movimentos e funções do corpo, incluindo:Regulação do ritmo cardíaco e da pressão arterial;

Controle da respiração;
Modulação do sistema imunológico;
Influência na digestão dos alimentos;
Coordenação da deglutição;
Participação na regulação do humor;
Transmissão de sensações na pele e nos músculos;
Contribuição para a fala;
Influência no paladar;
Controle da micção;
Estimulação da produção de saliva e muco.

Orgasmo de ouvido

“Algumas pessoas vão tossir ao enfiar algo na orelha, pois o cérebro entende o estímulo como ameaça e aciona a tosse como defesa. Os sortudos, porém, sentem uma resposta parassintética, que é traduzida como calmante ou, como a moça definiu, orgasmo de ouvido”, diz Rajan.

Segundo ele, o estímulo prazeroso explica por que algumas pessoas definem a orelha como zona erógena, uma parte do corpo que pode gerar excitação sexual. Contudo, enfiar objetos no ouvido é perigoso e não é a única forma de sentir prazer.

“A sensação pode ser replicada não apenas com o toque, mas com certos tipos de música e zumbidos. Se você quer se excitar pelos ouvidos, por favor, deixe os cotonetes fora disso”, alerta o médico.

O ato de enfiar objetos, como cotonetes, no ouvido, pode empurrar boa parte da cera para o fundo do ouvido, o que prejudicaria a audição. O aparelho auditivo possui um mecanismo próprio de limpeza.

Usuários do TikTok comentaram na publicação de Rajan para compartilhar suas experiências. “Achei que eu era a única pessoa no mundo com a sensação de prazer”, disse um indivíduo. “Cotonetes são mais baratos que um vibrador”, brincou outro.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Já leu todas as notas e reportagens de Saúde hoje? Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário