segunda-feira, 20 de junho de 2022

Os três tipos de bolsonaristas e como enfrentar cada um

A praga bolsonarista é pesada, mas pode ser combatida. Ilustração criada com Canva.
Dos três, o mais perigoso é o espertalhão. E o próprio Bolsonaro é a figura pública maior dessa categoria.

Ideologia | No geral, há bolsonaristas de três tipos: espertalhão, raivoso e bobão. Dos três, o mais perigoso é o espertalhão. E o próprio Bolsonaro é a figura pública maior dessa categoria.

O trio bolsominion e como enfrentar cada um

1. O Espertalhão

É o tipo mais perigoso. Os que estão nessa categoria são donos de bancos e grandes empresários de todos os ramos, principalmente da grande mídia e agronegócio. Não costumam aparecer publicamente e usam o bolsonarismo para ganhar muito dinheiro através das medidas econômicas adotadas pelo capitão, como por exemplo:
Reforma da Previdência;
Reforma Trabalhista;
Autonomia do Banco Central;
Política de preços da Petrobras, dentre outras.

Entre os espertalhões há também os políticos fisiológicos de toda ordem, principalmente os do centrão.

Nessa categoria estão ainda, em grande medida, militares do alto comando das Forças Armadas e, claro, o próprio presidente Jair Bolsonaro e sua prole.

O espertalhão bolsonarista, incluindo o próprio presidente, sequer crê nas lorotas diárias vomitadas pelo capitão. Eles só têm um objetivo: se dar bem às custas do dinheiro público e suor e sofrimento da classe trabalhadora.

Como enfrentar

Para enfrentar esse tipo de bolsonarista, o povo deve se mobilizar através de greves e outras manifestações de rua. As eleições deste ano também serão uma grande oportunidade de varrer esse tipo do país, principalmente a figura pública número um dessa categoria: Jair Bolsonaro.

2. O Raivoso

O bolsonarista raivoso é também uma figura de alta periculosidade. Ao contrário do espertalhão, ele anda à vontade nos locais públicos e se caracteriza por agir com violência verbal e até física contra quem pensa diferente dele e de seu 'mito' Bolsonaro.

O bolsonarista raivoso no geral é racista, homofóbico, misógino e bastante prejudicado do ponto de vista cognitivo, pois acredita que Lula e Dilma transformaram o Brasil em um país comunista. É a expressão pública da ignorância, brutalidade e fascismo.

Dentro desse grupo estão os famosos 'bombados' e muitos policiais civis e militares. Autoproclamam-se 'patriotas' e veneram o verde e amarelo da seleção brasileira de futebol, embora puxem o saco dos EUA.

Ao contrário também do espertalhão, que ganha muito dinheiro com Bolsonaro, o raivoso quase sempre não passa de um endividado, que não tem nem onde cair morto, embora pense que é rico e burguês.
Como enfrentar

Com o raivoso não tem conversa. O mais aconselhável é evitar sua presença.

3. O Bobão

O bolsonarista bobão é aquela figura de boa fé que foi e continua enganado pelas fake news do capitão. Esse tipo — tal como o bolsonarista raivoso — é também muito prejudicado em sua capacidade de perceber o mundo real. Por isso acreditou em 'mamadeira de piroca' e outras lorotas do capitão.

De tão tolo, o bobão acredita que o 'petê' inventou a corrupção e, o mais grave: acredita que o capitão pôs fim aos desvios de dinheiro público. Não passa de um pobre coitado.

Como enfrentar

Como no geral o bobão não é uma figura violenta, é possível dialogar com ele e tentar mostrar a verdade. Por conta disso, muitos inclusive já largaram as fileiras do bolsonarismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário