sexta-feira, 30 de março de 2018

FELIZ ANIVERSARIO MEU GRANDE AMIGO JÂMISSON NERI.


Completar mais um ano de vida é motivo para muita alegria e gratidão, não só para quem aniversaria, mas também para todos que amam essa pessoa. Por isso hoje é um dia especial e feliz para mim, pois é o aniversário do meu grande amigo Jamisson Neri.

Um ciclo está se fechando, e eu espero que você tenha muitas alegrias, aprendizagens e lindas recordações para guardar. Assim como desejo que hoje comece da melhor forma mais um ano da sua vida.

Que este seja o ano de todas as realizações, da felicidade plena e que do princípio ao seu fim apenas reine a alegria, o amor e a saúde. Que você continue sendo que é, e se mantenha sempre fiel aos seus princípios que fazem de você um homem exemplar.

Feliz aniversário, meu amigo, e que esta data se repita por muitos e muitos anos!

quinta-feira, 29 de março de 2018

Após 17 jogos e menos de três meses, Carpegiani não é mais técnico do Flamengo


Diretoria toma decisão após derrota para o Botafogo e eliminação na semifinal do Carioca

A derrota por 1 a 0 para o Botafogo, que resultou em eliminação no Campeonato Carioca, também custou o cargo de Paulo César Carpegiani como técnico do Flamengo. Após o clássico na noite da última quarta-feira no Maracanã, a diretoria rubro-negra optou pela saída do treinador de 69 anos, que deixa o comando da equipe após 17 jogos e menos de três meses de trabalho.

Carpegiani deixará o cargo do Flamengo depois de 17 jogos (Foto: André Durão)

Na noite da última quarta-feira, logo após a derrota por 1 a 0 para o Botafogo, o vice de futebol, Ricardo Lomba, classificou como "vergonhosa" a atuação da equipe e disse que o Flamengo "correu menos" que o adversário em campo.

Lomba, com apoio dos demais vices do clube, era favorável às mudanças no departamento de futebol. O presidente Eduardo Bandeira de Mello se viu em uma sinuca de bico, já que sempre foi contra modificar a estrutura. Desta vez, foi convencido e cedeu.

Enquanto isso, os jogadores se reapresentaram às 16h no Ninho do Urubu para treinamento. A princípio, não haverá entrevista coletiva e a imprensa será liberada apenas para registro de imagens.

Veja a nota oficial que confirma a queda do treinador

"O Flamengo informa que Paulo César Carpegiani não é mais técnico do Flamengo. O treinador deixa o clube acompanhado de seu auxiliar-técnico, Rodrigo Carpegiani.

Ex-atleta do clube e técnico campeão do mundo em 1981, Carpegiani chegou ao Flamengo para sua terceira passagem como treinador em janeiro de 2018.

O Flamengo agradece o empenho dos profissionais e deseja sucesso a ambos na sequência de suas carreiras."

Por Amanda Kestelman, Rio de Janeiro

UMAM – UNIÃO MUNICIPAL DAS ASSOCIAÇOES DE MORADORES, REUNE COM REPRESENTANTES DOS BAIRROS, E DISCUTEM SOBRE RECOMPOSIÇÃO DE SUA DIRETORIA.



Reunidos na tarde desta quarta-feira (28), na sede do Sinteac, os principais dirigentes das associações de moradores de Tarauacá, realizaram uma reunião e posteriormente fizeram uma comissão provisória de representantes dos movimentos sociais organizados, para retomar e remontar a diretoria da UMAM.

Esta ficou assim composta: Romerito Fontenelle, Raimundo Brasil, Eneida Amauacas, João Maciel e Manoel Monteiro.

Com o intuito de buscarem soluções para os principais problemas sociais de Tarauacá, estes buscaram traçar metas de atuação para o ano de 2018, dentre as quais destacamos:

Ø Eleições das diretorias dos diversos bairros de Tarauacá.

Ø Reativação da UMAM.

Ø Realização de um grande encontro (congresso) das associações de moradores de Tarauacá.

Ø Reunião de imediato com os vereadores (já pra próxima semana).

Ø Visita ao depasa para ver problemas de abastecimento d’água e altos preços das contas,

Ø Reunião com a prefeita Marilete Vitorino, para tentar resolver questões como esgotamento e desentupimento de bueiros nos bairro novo e COHAB, buracos e lama no corcovado, falta de iluminação publica, deficiência no atendimento na saúde publica, falta de medicamento na farmácia pública municipal, ruas precárias, falta de lazer para juventude em especial na pratica esportiva e cultural, aumento da criminalidade, ocupação desordenada de terras impróprias para construção de moradias etc... 

Na reunião esteve presente os presidentes e representantes dos bairros Senador Pompeu (Dinha, Manoel Monteiro), Luis madeiro (Romerito), Bairro Novo (Célio Rocha, Edivan), Triangulo (Jonas), COHAB (Martonia Neri), centro (Chagas Batista), corcovado (Eneida Amauacas), esperança (pereça), Copacabana (Cashe), vila SEABRA (João Maciel) e representando a UMAM Raimundo Brasil.

O presidente do Bairro Novo Célio Rocha, agradeceu ao Sinteac por estar nos ajudando na retomada do movimento social e, mas uma vez reiterou seu posicionamento e disse: “que o poder publico municipal abandonou o movimento, que não atende nenhuma demanda das associações”.

Para Chagas Batista que foi vice- prefeito de Tarauacá na gestão passada, e foi o 1º presidente da UMAM em sua fundação nos anos de 89/90, na gestão do prefeito Esperidião Junior que disse: os problemas de Tarauacá estão latentes, e percebemos uma total falta de compromisso da gestão atual no que diz respeito aos movimentos sociais. Lembro-me do então prefeito Junior, que sempre atendia o movimento. E Eu, enquanto vice-prefeito, sempre tive uma boa relação com estes, embora por vezes não pudéssemos resolver todas as suas demandas mas pelo ao menos estes tinham uma explicação. Coloco-me a disposição para ajudar no que for preciso.







Arena do Sesc apresenta espetáculo teatral Kanarô em abril.


​​O Serviço Social do Comercio – Sesc no Acre apresenta no projeto Encena no Arena o espetáculo de teatro “Kanarô”, com o grupo Vivarte nos dias 01, 08 e 15 às 19h e 06 e 13 de abril, às 16h, no Teatro de Arena do Sesc Centro.

O Projeto

​​O projeto “Encena na Arena” envolverá linguagens artísticas como teatro, música e literatura, como forma de difundir essas linguagens com forma de sensibilizar a comunidade nos seus segmentos culturais​.​ A proposta será levar todos os sábados apresentações teatrais e contações de histórias no teatro de Arena do Sesc, além de outras atividades envolvendo diversas linguagens artísticas, amenizando a carência e a inacessibilidade da população aos bens culturais.

O Espetáculo

A peça retrata a busca de Dani para entender o seu lugar no mundo da floresta, que é o seu lugar no universo interior. É o trajeto pessoal Que vai da menina á mulher – até nascer Mirini, quando ela pode entender o mito Yawanawa Kanarô, rito de passagem para a compreensão desejada.

Kanarô é muito mais que um produto do teatro acreano, é uma expressão do diálogo de culturas que nos foi possível propor de modo a respeitar as histórias e conhecimentos do povo Yawanawa dentro do universo cênico, no que resultou nesta possibilidade estética de leitura da vida na Amazônia acreana.

O Grupo

Grupo Vivarte foi fundado em 1998, em uma escola pública de Rio Branco. Depois de Maria Rita, diretora da trupe, outros foram se achegando até a formação que se apresenta com mais frequência. As peças geralmente falam do imaginário acreano, coisas do cotidiano popular ao som de instrumentos como triângulo, violão, pandeiro e tambor.

Eles têm vários espetáculos no currículo: Brincando com Cordel, Manuela e Cabe Na Mala. Já ganharam um prêmio da Funarte e já percorreram vários Estados brasileiros levando a cultura amazônica a várias partes do País.

Tarauacaense Luísa Lessa é reeleita presidente da Academia Acreana de Letras


A chapa ETERNAS LETRAS, comandada pela Prof.ª Dr.ª Luísa Lessa foi reeleita por unanimidade de votos nesta quarta-feira, 28, para o biênio 2018-2020. A eleição ocorreu no Centro Cultural do Tribunal de Justiça em Rio Branco.

Luísa Lessa é Coordenadora da Pós-Graduação em Língua Portuguesa (Campus Floresta (2010-2018); Orientadora de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado; Orientadora de Pós-Graduação Lato Sensu; Pesquisadora DCR/CNPq (2015-2018); Embaixadora Internacional da Poesia, pela Casa Casimiro de Abreu; Grã-Chanceler J.G. de Araújo Jorge; Presidente da Academia Acreana de Letras – AAL; Membro da International Writers and Artists Association (IWA); Escritora e poeta. É colunista dos jornais: A Gazeta, Gosto de ler, Agência Amazônia de Notícias. É Membro da Academia Brasileira de Filologia. Autora do Atlas Etnolinguístico do Acre. Autora do Dicionário do Acre. Publicou mais de mil títulos em diversos veículos. É pesquisadora da linguagem amazônica. Possui o blog: Linguagem e Cultura.

Lessa diz que essa foi a sétima eleição em oitenta anos da AAL “Essa eleição foi histórica, pois 100% do colégio eleitoral disse SIM para a reeleição da Chapa Eternas Letras. Temos uma grande responsabilidade pela frente com a literatura, poesia, ciência da região e todas as Academias de maneira geral. Precisamos preencher algumas vagas e precisamos de mais pessoas que tenham produtividade, sejam compromissados com a região, as letras, a literatura aqui no Acre.

“Temos muito a agradecer por essa caminhada até aqui. Entendemos a gratidão como um dever que cada ser humano deve exercitar. Sentimos o reconhecimento ou gratidão como o desejo ou o zelo de amor pelo qual nos esforçamos em fazer o bem àquele que o fez a nós, em virtude de um sentimento semelhante de confiança, respeito, crença no trabalho. Espero poder continuar colaborando em favor da cultura do nosso Estado”, completou a professora reeleita.

A Academia Acreana de Letras

Registrada em 1938 e tornada utilidade pública em 1967, a Academia é constituída por 40 cadeiras de fundadores e respectivos titulares, além de membros correspondentes, honorários, beneméritos e mantenedores. Sua finalidade, segundo os próprios membros, é cultivar a Língua Portuguesa e as produções literárias.

Em oitenta anos de história, a AAL teve somente seis presidentes: Amanajós de Alcântara Vilhena de Araújo (1937), Paulo de Menezes Bentes (1938/67), Omar Sabino de Paula (1967/88), Mauro DÀvila Modesto (1988/96), Clodomir Monteiro da Silva (1996/2014) e, desde 2015 a AAL é presidida pela Prof.ª Dr.ª Luísa Galvão Lessa Karlberg, sendo a primeira mulher a presidir a entidade.

Karlberg enfatiza a necessidade de um novo olhar sob as Academias de Letras de todo o país, com o intuito de vencer o individualismo, o liberalismo e o pernicioso relativismo. Diz que o mundo da literatura, das letras, é fantástico, nos permite navegar por muitos mares. A esse respeito, cita vozes de grandes literatos:

Fernando Pessoa – “A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta”.

Goethe – O declínio da literatura indica o declínio de uma nação”.

Salamah Mussa – Não é a beleza mas sim a humanidade o objetivo da literatura”.

Émile Zola – “Os governos suspeitam da literatura porque é uma força que lhes escapa”.

Max Frisch – “A literatura pode ser uma boa terapia pessoal, uma espécie de psicanálise na qual não se paga um psicanalista”.

Roland Barthes – “A literatura não permite caminhar, mas permite respirar”.

Cesare Pavese – “A literatura é uma defesa contra as ofensas da vida”.

Saunders Lewis – Está claro que o “homem comum” não pode entender o extraordinário, exceto na plenitude do tempo; e

o extraordinário é a essência da literatura”.

Fernando Pessoa – “A literatura torna o mundo real, dando-lhe forma e permanência”.

Sodalício da AAL (de 40 cadeiras possui 35 ocupadas e 5 vacantes)
Atualmente a AA. conta com os seguintes membros: Álvaro Sobralino de Albuquerque Neto; Arquilau de Castro Melo; Carlos Alberto Alves de Sousa; Clara Elisabete Bader; Claudemir Carvalho de Mesquita; Dalmir Rodrigues Ferreira; Edir Marques de Oliveira; Edson Ferreira de Carvalho; Eduardo de Araújo Carneiro; Francisco Gregório Filho; Francisco de Moura Pinheiro; Francis Mary Alves de Lima;; Glória Maria Ferrante Peres; Gilberto Braga de Melo; Iris Célia Cabanellas Zanini; José do Carmo Carile; João Crescêncio de Santana;; José Dourado de Sousa; Jorge Araken Faria da Silva; Luisa Galvão Lessa Karlberg (Presidente); Mário Lima Brasil; Margarete Edul Prado; Maria da Glória Oliveira; Maria José Bezerra; Mauro D’Ávila Modesto; Moisés Diniz Lima; Naylor George; Olinda Batista Assmar; Reginâmio Bonifácio; Renã Leite Pontes; Robélia Fernandes de Sousa; Sílvio Martiello.

Nos pênaltis, Rio Branco supera o Humaitá e decide 2ª turno com Atlético


Com sofrimento e emoção, o Rio Branco precisou das penalidades para passar pelo Humaitá e garantir vaga na final do segundo turno do Campeonato Acreano 2018. Estrelão e Tourão de Porto Acre empataram por 0 a 0, na noite desta quarta-feira (28), na Arena da Floresta, na capital acreana, e o Alvirrubro levou a melhor nas penalidades, por 6 a 5. Gilberto, atacante do Humaitá, desperdiçou a sexta cobrança pelo time do interior, que classificou o Rio Branco para a decisão.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O Rio Branco-AC está na decisão do segundo turno do estadual e vai encarar o Atlético-AC. A partida é domingo (1), às 17h (do Acre), na Arena da Floresta. O Humaitá encerra a participação no futebol profissional em 2018.

PRIMEIRO TEMPO
Bem postado em campo, o Humaitá segurou o Rio Branco e conseguiu criar as melhores chances na primeira etapa. No entanto, não conseguiu aproveitar as oportunidades. O Estrelão, com muitas dificuldades de furar o bloqueio defensivo do Tourão de Porto Acre, teve a melhor chance nos pés de Evair, mas o meia mandou a bola por cima do gol de Victor. E as duas equipes foram para o intervalo com o placar zerado.

SEGUNDO TEMPO
A partida seguiu no mesmo ritmo na etapa final. O Rio Branco com dificuldades na criação e para superar a postura defensiva do Humaitá e o time do interior criando, mas sem eficiência, mas finalização. Aos 21 minutos, Gilberto desperdiçou grande oportunidade para o Humaitá. Com o gol vazio, o atacante finalizou por cima da trave. O Estrelão bem que tentou, mas nas chances que teve acabou parando na boa atuação do goleiro Victor. E a partida terminou como começou, sem gols.

DECISÃO POR PÊNALTIS
Nas penalidades, os dois times converteram as cinco primeiras cobranças da série. O Rio Branco também aproveitou a sexta penalidade. Na sexta batida do Humaitá, Gilberto mandou pra fora do gol e o Estrelão comemorou a classificação.

Atlético x Galvez 

Sem fazer gol desde a semifinal do primeiro turno do Campeonato Acreano, o atacante Rafael Barros encerrou o jejum de quatro partidas nesta quarta-feira (28), ao marcar o segundo gol do Atlético-AC na vitória de virada sobre o Galvez por 2 a 1, na semifinal do segundo turno do estadual, na Arena da Floresta, em Rio Branco.

Com a vitória sobre o Imperador, o Atlético-AC vai enfrentar o Rio Branco-AC na decisão do segundo turno. A partida está marcada para domingo (1), às 17h (do Acre), no estádio Florestão, na capital acreana. O campeão garante vaga na final do estadual contra o Galvez.

Fonte: Globo Esporte

Pela primeira vez, Rio Branco terá seletiva para o Big Brother Brasil; saiba como participar

Resultado de imagem para big brother

A rede Globo já abriu as inscrições para o BBB19. E Rio Branco terá uma seletiva presencial para quem quiser participar do programa que se mantem no ar há 18 anos, sem pausa. É a oportunidade de deixar de lado a espiadinha para se tornar morador da casa mais vigiada do Brasil.

Segundo a Direção do programa, para participar, é preciso ter pelo menos 18 anos completos até 31/12/2018 e no máximo 71 anos até 31/12/2019. Aí, é só criar um login com e-mail e senha, preencher um formulário e enviar fotos e vídeos.

Este ano, pela primeira vez, as seletivas acontecerão nas cidades de Rio Branco (AC), São Luís (MA) e Ribeirão Preto (SP). Além delas, o BBB19 também vai passar por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Maceió (AL), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM).


EMPRESÁRIO AMANTE DO FUTEBOL MOBILIZA POPULAÇÃO PELA RECUPERAR O ESTÁDIO NABORZÃO.

Em agosto de de 2017, a Prefeita Marilete Vitorino fez a entrega simbólica do Estádio Naborzão para a Liga Tarauacaense de Desporto – LTD. O ato muito comemorado que aconteceu na presença do Senador Sérgio Petecão, Deputado Federal Major Rocha, Deputado Estadual Jairo Carvalho, Vereadores Janaina Furtado , Neirimar Lima e Lauro Benigno, Presidente da Liga Tadeu Moreira, Secretários Municipais, desportistas locais, comunicadores, atletas e torcedores.

Na época, o Senador Petecão e o Deputado Federal Major Rocha garantira alocar emendas parlamentares no valor de 400 mil reais (200 mil cada) para ser investida no estádio e no futebol do município.

Os vereadores se comprometeram em ajudar a liga e o esporte local a reiniciar praticamente do zero, depois de longo período sem atividades, por conta do fechamento do estádio. 

O presidente da liga disse naquela ocasião que a LTD iria reunir sua diretoria para discutir um plano de revitalização do estádio e realização das atividades ainda no ano de 2017. 

Passado todo esse tempo, infelizmente nada disso aconteceu. Nem emenda, nem revitalização e nem tão pouco atividades em 2017.

Já estamos chegando em abril de 2018 e exatamente nada foi feito. A liga até agora não conseguiu nem se regularizar burocrática e juridicamente. Também não consegue e reunir para planejar e nem tão pouco mobilizar a sociedade, os empresários e os poderes para buscar a ajuda necessária. O fato é que o estádio continua abandonado e não há um projeto de gestão para o mesmo. 

Neto Pró-link
Em razão disso o empresário e desportista Neto Prolink ao tomar conhecimento da situação do estádio, está tomando a frente de um movimento para juntar as pessoas, as instituições, os empresários, os desportistas, os políticos, os poderes e quem mais puder ajudar a recuperar a maior praça de esportes do município.

veja o que ele escreveu:

Bom dia, amigos e amigas…

Na semana passada fui fazer uma visita ao “NOSSO” estádio, a nossa maior e mais importante praça de lazer do município, após anos fora das atividades esportivas do nosso município, por questões pessoais; ao chegar lá, vi um espaço triste, assustador, desolador, completamente destruído, invadido pelo mato, portas e portões quebrados, telas rasgadas, banheiros sem condições de uso, sem agua, quadras de areias no mato, sem traves, já assoladas pelo tempo, o gramado cheio de ervas, sem rede, sem condições nenhuma de uso.

Lá encontrei Edmilson, um sonhador, lutando sozinho em um espaço imenso, totalmente destruído, sem as mínimas condições de uma luta digna, sem rastelo, enxada, carrinho de mão, sem o mínimo; somente com as unhas. 

Quero parabenizar o esforço das pessoas que integra o quadro da LIGA. Eles, o estádio e a sociedade são vitimas do estado que se encontra hoje a “NOSSA” maior e mais importante área de lazer do município.

Saí de lá triste, calado e pensativo sobre o que poderíamos fazer para revitalizar a “NOSSA” maior e mais importante área de lazer do município, tendo a certeza que uma ou duas pessoas sozinhas pouco poderia fazer. Aí surgiu a ideia convidar a todos do grupo BASTIDORES, para essa discussão sobre o assunto. Acordei liguei pra amigo Dgo e o convidei pra que pudéssemos fazer uma visita ao local, e prontamente foi aceito e assim pensamos em umas ideias iniciais, que seguira abaixo. 

1ª etapa de revitalização.

A pergunta é: o que podemos fazer? Sem importar com o que os outros deixaram de fazer.

Tentar sair um pouco teoria para pratica. 

A ideia não é reconstruir o nosso estádio, e sim dar funcionalidade e vida, ver ele colorido com vida humana novamente..

Acredito muito no poder da PARTILHA e na DOAÇÃO, por isso acho possível e viável; juntos e unidos somos mais forte..

Temos em nosso grupo uma diversidade de pessoas com ramos de atividades bem variadas, e por isso cada um, com a sua disponibilidade doaria de acordo com sua possibilidade.

No nosso grupo bastidores existe: desportistas, médicos, autônomos, políticos, estudantes, educadores, comunicadores, empresários de varias ramificações (serralheiros, madeireiros, hoteleiros, na alimentação, material de construção e etc…)

Uns doariam, serviços, matérias de serviços, o poder de abrir portas, dinheiros, ideias, equipamentos e a própria força e conhecimentos…

Esse não e um movimento politico, mas não poderíamos deixar os políticos de fora dessa, como deixar Accioly, Jesus, Moises, Jenilson, Ton Sergio, Francisca Aragão, Coelho, deputados estadual, federal, senadores, nossos vereadores, prefeita e secretários outros, acho que devemos envolver todos, porque estamos lutando por uma só causa“ dar vida a nossa maior e melhor praça de lazer do nosso município.


Essa praça de lazer já funcionou e muito bem no passado, sem envolvimento politico direto; se foi possível por que hoje não. 

A ideia não e interferir na administração do estádio e sim ajudar –los a carregar o peso que não e somente deles e sim de uma sociedade como um todo.. 

O pensamento inicial e desenvolver o projeto dentro do grupo e levar no futuro a uma abrangência maior, envolver toda a sociedade organizada e politica..

Temos que bolar uma frase de efeito “algo que possa ser divulgável” slogan..

A partir desse momento desaparecerá o sonho ou ideia minha ou de mais um ou de dois e sim de grupo de sonha e acredita…..

Amigos e amigas, essa é somente uma ideia, juntos poderá se transformar em uma nova era ao nosso estádio, com a união de todos não ficará somente em ideia.

Neto Pro-link


sexta-feira, 23 de março de 2018

Parabéns meu garoto João Gabriel. ..


Hoje é o aniversário dessa figura... meu filhão João Gabriel, Gabriel é um bom menino atencioso, honesto e de um coração imenso...Parabéns filhão te amo demais...

Filho, Já Te Amavamos Antes Mesmo de Você Nascer.

Hoje, meu filho, é o dia em que você completa mais um ano de vida e eu quero lhe dizer que mesmo antes de você nascer eu já o amava. Quando você nasceu foi uma alegria imensa, tanto para mim como para todos os que o rodeavam.

Você foi crescendo, dando os primeiros passos e eu estava ali para lhe segurar pelas mãos, para que você não caísse. O tempo foi passando e a cada dia você, com o seu jeito meigo e carinhoso, foi conquistando o coração de cada um que cercava você, e hoje você já esta bastante crescido e a cada dia mais bonito.

Quero lhe dedicar, nesse dia tão especial, meu carinho e o meu amor por você, e se você precisar de mim pode contar comigo sempre, meu filho. Ame-se seja gentil com você mesmo, e aprenda a ter paciência com suas próprias limitações. Tudo que eu lhe desejo neste dia é um Feliz Aniversário, Meu Filho! Ti amamos demais bjo meu, do João Inácio, sua mãe, diana, artur e todos....

domingo, 18 de março de 2018

FAMÍLIA MACIEL TARAUACÁ - ACRE / BREVE HISTÓRICO.

De pé da esquerda para direita: Zeca Rosa, Nazeli, Marleide, Maciel, Dalva Neri, Alcimar, Panzuá.
Sentados e no colo: João Maciel, Ritinha, D. Carmen, Rosildo, Lady, Carpegiane, Edvaldo. OBS: alguém na janela não identificado.

O sobrenome Maciel, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

O significado de sua palavra de origem é plantação de maçãs. Seu surgimento provavelmente vem de um lugar onde se havia plantações de maçãs. Isso foi o que tornou a localidade posteriormente sobrenome de seus descendentes e habitantes do local.

Brasão da família Maciel

O antigo brasão da família Maciel é constituído de prata, com duas flores-de-lis de azul do lado esquerdo, uma sobre a outra; já o outro lado prata, com meia águia cosida de vermelho, estendida, armada de ouro, movente da partição.

Já o atual é prata com duas flores-de-lis de azul, uma sobre a outra, do lado esquerdo, enquanto o segundo de preto, com meia águia cosida de vermelho, estendida, armada de ouro, movente da partição.

Diz o armorial lusitano que, antiga em Portugal, trata-se de família de uma origem francesa. Na freguesia de darque, conselho de Viana, havia espaço antigo, pertencente à casa de Bragança, o qual é tradição ter sido o solar dos Maciéis, que dizem ter ido ajudar D. Afonso Henriques na conquista do reino aos mouros. Querem, também que os maciéis fossem dos primeiros povoadores da vila de Viana e que lhes pertencesse a alcaidaria de vila nova de cerveira, mas como sua genealogia só tarde é conhecida não é provável que tivessem antiguidade atribuída.

O mais antigo do apelido que se conhece é Gonçalo Anes Maciel, pai de Bartolomeu Gonçalves Maciel, que vivia cerca de 1500 e foi comendatário do mosteiro de palma. Este teve de Simoa Pires de Faria, filha de Pedro de faria e neta de Antônio Gonçalves de faria, e talvez de outras mulheres, diversos filhos, que seguiram o apelido de Maciel e tiveram geração.

De acordo com os genealogistas, este sobrenome de nobre e antiga origem, deriva de um cavaleiro francês que teria fixado residência em Portugal na época de D. Afonso - I, considerado o primeiro fundador do reino de Portugal.

Segundo a onomástica, Maciel é um nome toponímico, isso porque foi associado às primeiras pessoas que receberam este nome por causa de uma localidade geográfica.

Acredita-se que d. Afonso – I, tenha agraciado este cavaleiro francês com uma propriedade, posteriormente batizada de solar dos maciéis, no concelho de Viana do castelo, em Portugal, como uma gratificação por ajudá-lo na conquista deste território do domínio dos mouros.

A tradição ainda conta que teriam sido os “Maciéis” os primeiros povoadores da região de Viana, no entanto, os registros apenas apontam a primeira pessoa com este sobrenome a partir da segunda metade do século XV. Gonçalo Anes Maciel, pai de Bartolomeu Gonçalves Maciel. a partir destas pessoas, formaram-se os descendentes que deram continuidade ao nome Maciel que se tem registro.

A chegada dos Maciéis em Tarauacá no Acre. 
Antiga rua do comercio de Tarauacá.

Os Maciéis de Tarauacá no Acre, assim como era contado por minha avó Maria do Carmen Maciel “D. Carmem” que a chegada destes na região de Tarauacá no Acre, se deu no inicio do século XX, quando ela juntamente com vários outros irmãos vieram da região do nordeste brasileiro, mas precisamente da cidade de sobral e de Serra da Meruóca no interior do ceará.

Conta ainda que saíram de lá com mais 12 irmãos (aproximadamente), ela sendo a mais nova com idade de 12 anos, vieram de navio fugindo da seca iludidos e fascinados com as promessas do Governo para virem pra Amazônia cortar borracha. Alem disso fugiam da famigerada 2ª guerra mundial. Assim como milhares de nordestinos brasileiros que vieram servir a pátria como “soldados da borracha”, ou seja, tinham duas opções na época ou iria pra guerra servir militarmente, ou viriam pra Amazônia cortar borracha para financiar a guerra, sendo que a matéria prima deste era o látex “leite da seringueira”, arvore nativa da Amazônia e muito abundante nesta região, e com este fabricavam-se os pneus para os veículos usados na guerra cujo consumo e desgaste eram muito rápidos.
Joaquin Luiz Maciel

Não há registro de quando ela conheceu meu avô só sei que já chegaram ao Acre casados, não se sabe se foi ainda no navio ou no ceará, que ela conheceu meu avô Joaquim Luiz Maciel natural do estado do ceará nascido em 04/02/1900, filho de Maria Maciel. Onde casaram e posteriormente tiveram dois filhos, sendo eles José Marizio Maciel “neném rosa” e Lad do Carmen Maciel “Lady”. Com a separação de Joaquim, Carmem casou-se outra vez com o Senhor José Inácio Ferreira “Zeca Rosa”, esses não tiveram mais filhos, mas terminaram de criar os já existentes e posteriormente ainda adotaram e criaram mais 4 filhos Onizia Ferreira Lemos “Nizinha”, Luiza Marques Dourado, Francisco das Chagas e Tutinha”.
Maria Do Carmen Maciel "D. Carmem"

Carmem - faleceu já há aproximadamente 32 anos e com idade de quase 90 anos, aqui mesmo no município de Tarauacá, esta lamentava muito que desde que saiu de sua terra natal, nunca mais retornou e sequer reviu ou obteve noticias de algum familiar, pois seus irmãos que vieram com ela estes foram desembarcando no decorrer da viagem, nos mais diversos locais da imensidão da floresta amazônica, chegando somente ela aqui em Tarauacá no Acre. 
José Inácio Ferreira "Zeca Rosa"

Zeca Rosa – nascido em 25/09/1905, filho de Antonio Inácio Ferreira e de Maria Ferreira da Conceição, natural de Tarauacá-Acre, faleceu com aproximadamente 80 anos de idade e já fazem uns 22 anos, um grande homem “ferreiro e ourives”, evangélico co-fundador da igreja batista de Tarauacá, juntamente com o medico Dr. Tomé, pastor Victor e, mas tarde o senhor Chico Clóvis. Este mesmo não sendo o pai biológico dos demais filhos de Carmem foi fundamental na formação da família, criou os filhos adotivos com todo amor e carinho que um pai poderia proporcionar a um filho, deu lhes educação, carinho e os conhecimentos necessários para a vida. 

Nizinha – enfermeira aposentada, ainda vive em Tarauacá, casada com seu Sebastião Rola, tem três filhos Adenilso, Adenisia e Nena, ambos com vários filhos e netos.

Luiza Dourado – ainda muito jovem foi morar em Rio Branco capital do Acre, casou-se com Laurindo dourado funcionário da fazenda aposentado, e tiveram 3 filhos e diversos netos.
Lad Do Carmen Maciel "Lady"

Lady – nascida em 20/05/1925, natural de Tarauacá-Acre, faleceu já a quase 22 anos com aproximadamente 60 anos, não teve filhos. Mas foi de fundamental importância na formação e criação da família.

Neném Rosa – falecido há 42 anos com aproximadamente 55 anos, este sim teve uma estória, pai de uma dezena de filhos totalizando 18, casou se com a senhora Rita das Chagas Maciel “Ritinha”, no qual teve 12 filhos, Alcimar Freire Maciel, Sebastiana Freire Martins “Natalice”, Marleide Freire Maciel, Josimar Freire Maciel “panzuá”, Deomar freire Maciel “deó”, Francisco freire Maciel, Luzivaldo freire Maciel “Valdo”, Maria do Carmo Maciel “Darci”, Rosivaldo freire Maciel “rosinha”, Lenivaldo freire Maciel “leninha” e Edvaldo freire Maciel (adotivo) estes três últimos já falecidos.
Maria do Carmo Maciel “Darci"    Sebastiana Freire Martins “Natalice”
João Maciel, Alcimar Maciel, lala frota,Francisco freire Maciel "Maciel"/ FAMÍLIA MACIEL

Nazely, Valdo, Natalice, João Maciel, Marleide, Acimar.

Houve ainda outros filhos fora do casamento são eles: Maria Nazaré de Souza “Nazeli”, Socorro Hernandes, e Francisco Souza (falecido) Cleiton Souza (falecido), ambos os filhos de Francisca Moreira da Silva “Chica Souza” (falecida). Fátima Marques, filha de Josefa Marques, Cesar Maciel filho de Helena Rego (falecida), e Sebastião Abílio e Ivanilde Abílio filhos de Maria Abílio.
Alcimar, Nazeli, João


E, finalmente Eu, João Evangelista Gonçalves Maciel “João Maciel, Joãozinho”, sendo o mais novo dos filhos de Neném Rosa e que também tenho outros irmãos por parte de mãe que residem em porto velho - RO, sendo somente, mas um por parte de pai Rosildo Maciel (Jonas).
                  João Maciel e Rosildo Maciel

Com a morte de meu Pai, Neném Rosa, minha mãe Margarida Fernandes, foi morar em Cruzeiro do Sul - Acre sua cidade natal, indo posteriormente para porto velho na qual constituiu outra família, ficando em Tarauacá Eu, e meu irmão, muito crianças, ainda amamentando. Eu, com sete meses e meu irmão com dois anos. Fumos criados por nossa avó D. Carmem e seu Zeca Rosa, na casa havia ainda outros filhos de nosso pai. 
A imagem pode conter: João Maciel, sorrindo, em pé, oceano, praia, céu, atividades ao ar livre, natureza e água
João Maciel

Com o falecimento de nossa avó e avô a minha tia Lady, deu seqüência a nossa criação, vindo a falecer quando já éramos adultos, tive um primeiro casamento a qual gerou uma filha, “Saaria Lad Lourenço Maciel” nome em homenagem a minha tia. Com a separação casei-me de novo com a senhora Cátia Guedes a qual tenho dois filhos João Gabriel e João Inácio (homenagem ao meu avô e pai José Inácio Ferreira). No interstício da separação, houve ainda outros relacionamentos que geraram outros filhos (Alife Maciel, Thaianny Nachayra, Flávio Neto, Samuel Maciel)

É isso, um pouco de Mim e de minha família “Maciel”, e como ainda estou vivo e com saúde, com certeza essa historia ainda terá vários outros capítulos.
Família atual de João Maciel.

E, caso alguém conheça ou tenha relatos ou imagens antigas de minha família, principalmente de meu pai “Neném rosa”, pois nunca vi uma foto dele. seja aqui em Tarauacá ou em outra parte do país, favor entrar em contato através do email: joaomacieltk@gmail.com ou ligando para o telefone 68 99963 7272.

Observe: há outras famílias Maciel pelo o Brasil a fora, inclusive aqui em Tarauacá, no entanto não tenho conhecimento que tenha alguma relação com a minha, mas caso haja favor entrar em contato para que possamos constar nesse relato e engrandecer ainda mais essa historia.

sexta-feira, 16 de março de 2018

Fifa confirma: Copa do Mundo de 2018 terá árbitro de vídeo

Fifa confirma: Copa do Mundo de 2018 terá árbitro de vídeo

"É uma decisão muito importante, histórica", diz presidente Infantino.

árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês para "Video Assistant Referee") já havia sidoaprovado pela International Board, no dia 3 de março, como uma regra do futebol. Para ser usado na Copa do Mundo de 2018, faltava a aprovação do Conselho da Fifa. Faltava: o presidente da entidade, Gianni Infantino, confirmou nesta sexta-feira, em Bogotá, que o VAR estará presente nos jogos da Rússia.

- Vamos ter a primeira Copa do Mundo de 2018 com o ábitro de vídeo. Estamos muito contentes com essa decisão. É uma decisão muito importante, histórica - disse Infantino, em coletiva após a reunião do Conselho da Fifa.

O sistema começou a ser testado pela Fifa em setembro de 2016, com partidas na sede da entidade. Em dezembro do mesmo ano, o mecanismo foi levado ao Japão para o Mundial de Clubes. No ano passado, a Copa das Confederações foi o grande teste para a tecnologia, no país da Copa.

- Sem o VAR, o árbitro comete um erro grave a cada três jogos. Com o VAR, comete um erro importante a cada 19 jogos. Isso é um fato. Fala-se também do que tempo que se perde. Talvez se fale de maneira muito emocional. Uma análise clara: se perde 1 minuto por jogo para corrigir uma decisão claramente errada. Com os laterais, hoje, em cada partida, se perde 7 minutos. E um lateral não decide nada. Uma decisão do VAR muda um jogo - explicou o dirigente.

Segundo as regras determinadas pela Fifa, nem todo lance polêmico pode ter o auxílio do VAR. Apenas quatro situações estão no protocolo para serem analisadas pela equipe de arbitragem que ficará dentro de uma sala com os monitores:

Situações de gol
Marcação de pênaltis
Cartões vermelhos
Confusão da identidade de jogadores

- A Fifa, quando tomou essa decisão, foi unânime, o conselho já havia tomado essa decisão. Hoje novamente em unanimidade. Não tomamos essa decisão acordando hoje pela manhã. Estamos realmente estudando isso, eu acho que eu talvez tenha sido o mais cético de tudo. Sem provar, não saberíamos como ia funcionar. Fizemos experimentos - disse Infantino.

G1.

terça-feira, 13 de março de 2018

TARAUACÁ: VEM AÍ O CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL

O secretário de educação Rosenir Arcenio recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira (12) a secretária de Cultura Edna Yawanawá juntamente com os coordenadores de juventude Daniel Silva, gerente de esporte Rungelles Viana e o Oseias diretor de aquisição de almoxarifado, para discutir uma parceria entre as secretarias de educação e cultura e esporte para dá inicio ao campeonato municipal de futsal que começará no dia 17 de Março de 2018, sábado as 17 horas no Ginásio coberto Ruinete de Lima Matos com 16 equipes masculinos e 6 equipe femininas.

A parceria foi firmado entre as secretarias de educação e cultura para que o campeonato tenha seu inicio e seja feito com segurança e que venha atender todos os atletas e os organizadores do eventos e vamos ajudar no que for possível e no que estiver no alcance da secretaria. Disse Rosenir Arcenio. 




Postado por Blogdasemetk.

sábado, 10 de março de 2018

Regido por Evander, Vasco vence Madureira de 3 X 1, e se aproxima da semifinal da Taça Rio.


Camisa 10, Andrés Ríos e Rildo marcam os gols cruz-maltinos; time fica na boa para a semi do turno, mas em situação não tão confortável em relação à pontuação geral no Carioca

FÁCIL, EXTREMAMENTE FÁCIL

Mesmo atuando com um time bastante modificado, o Vasco não teve dificuldade para vencer por 3 a 1 o Madureira. Os dois primeiros gols, de Evander e Andrés Ríos (de pênalti), vieram em falhas individuais do goleiro Jonathan e do zagueiro Edmário. Rildo fez o outro do Vasco. Igor Catatau descontou.

O Vasco volta a campo nesta terça-feira, mas pela Libertadores. Recebe a Universidad de Chile em São Januário, às 21h30 (de Brasília). No domingo (18), encerra sua participação na Taça Rio jogando o clássico com o Botafogo, às 16h, no Nilton Santos.

No mesmo horário, o eliminado Madureira se despede do Carioca novamente em Moça Bonita. Desta vez joga como visitante, contra o Bangu. 
455

DESTAQUE BEM NO TURNO, NEM TÃO SEGURO NA PONTUAÇÃO GERAL

O Vasco está muito próximo de uma vaga na semifinal da Taça Rio. Se a Cabofriense perder para a Portuguesa neste domingo, o time de Zé Ricardo tem a classificação garantida.

Nesse duelo, porém, há um dilema. Se a derrota da Cabofriense assegura a vaga na semi do turno, ao mesmo tempo a Portuguesa passa o Cruz-Maltino na classificação geral. Se não vencer a Taça Rio, fica em situação complicada para chegar à semifinal do Campeonato Carioca.

PONTUAÇÃO GERAL

FLA 22
BOTA 18
FLU 18
VASCO 17 (COM UM JOGO A MAIS)
PORTUGUESA 16
BOAVISTA 15 (COM UM JOGO A MAIS)
BANGU 13 (COM UM JOGO A MAIS)
31114

DESTAQUE DO JOGO

Desde os minutos iniciais, o Vasco teve controle total da partida. Lançou para cima e abriu o placar com Evander, sua principal figura no duelo. Chutou de fora da área, e Jonathan espalmou para dentro. O segundo não demorou a sair. Edmário fez pênalti infantil, e Ríos guardou.

O Madureira diminuiu no início da etapa final com Igor Catatau e deu impressão de que apertaria o adversário. Ilusão que durou três minutos. Aos 9, Rildo recebeu bom passe de Andrey e matou o jogo. E cabia mais. Paulinho e Evander jogaram muito bem e criaram chances.

G1.

Flamengo poupa titulares, joga mal e perde para o Macaé pela primeira vez na história

Rubro-Negro tem boa atuação no primeiro tempo, cai na etapa final e deixa a liderança do Grupo B da Taça Rio

De olho na Libertadores, o Flamengo poupou a maioria de seus titulares e pagou o preço neste sábado: perdeu para o Macaé, por 1 a 0, pela primeira vez na história. A equipe até teve boa atuação no primeiro tempo, mas caiu muito na etapa final e saiu derrotado em Macaé. Da equipe principal, apenas Diego Alves e Lucas Paquetá iniciaram. Lepu marcou o único gol do jogo. 

Com a derrota, o Flamengo se manteve com 9 pontos, foi ultrapassado pelo Vasco (10) e deixou a liderança do Grupo B da Taça Rio. o Rubro-Negro ainda tem a Cabofriense, com seis pontos, no retrovisor e torce contra a equipe de Cabo Frio, diante da Portuguesa, neste domingo. Na próxima e última rodada, o adversário será o próprio time da Ilha do Governador.

Para o Macaé, a vitória trouxe alívio. O time do norte fluminense, que briga para se manter na Série A sem precisar da seletiva, soma cinco pontos na Taça Rio, mas não tem mais chances de classificação.

G1.

UM BOM EXEMPLO “ESCRITÓRIO E CONSULTORIA FEITOSA ADVOCACIA”, FIRMA PARCERIA COM ATLETAS DE JIU-JITSU.

Vendo minha pagina no facebook, pude ver uma menção feita pelo o atleta de jiu-jítsu o Jordanense Kézio Araújo Jordão

Sendo este encontro realizado pelos os atletas jiu-jítsu Jordanenses Cleiton Saraiva e Kézio Araújo Jordão, foi firmado uma parceria com os advogados Júnior Feitosa e Márcio André do escritório e consultoria Feitosa Advocacia, sendo que estes trataram da regularização jurídica do Projeto Futuros Campeões de jiu-jítsu. 

“Estamos estudando possibilidades de transformar a iniciativa em uma associação ou ONG, gerando assim as condições de pleitear doações institucionais e emendas federais” disse o atleta, Kézio Araújo Jordão

sexta-feira, 9 de março de 2018

PADRE SILVESTRE E PASTOR GERALDO BORGES, HOMENS DE DEUS NA CAMINHADA PELA PAZ.


Ontem 08 de março de 2018, durante a CAMINHADA DA PAZ que aconteceu em Tarauacá - Acre, organizada pela igreja católica e sociedade civil organizada com a presença de estudantes, autoridades, religiosos e sociedade em geral, uma imagem me chamou a atenção. 

Trata-se da união entre as igrejas evangélicas e católicas de nosso município, onde na oportunidade pude ver de mãos dadas e muito próximos o Padre Silvestre Pároco da igreja católica local e o Pastor Geraldo Borges da igreja Assembléia de Deus de Tarauacá, ambos muitos contentes e felizes, mostrando ali, que não há divergências religiosas quando se trata da melhoria de vida do nosso povo, quando se trata das causas sociais, e principalmente demonstrando que o nosso Deus é único e que adorá-lo e praticar as escrituras vai alem de quaisquer preceitos e convicções.

Conheço o padre silvestre, e este já tem sua provação, advindo de um país bastante sofrido bem distante do nosso para catequizar e levar a palavra de Deus aos fiéis católicos aqui de Tarauacá, e recentemente estou aprendendo a conhecer o Pastor Geraldo Borges, homem de Deus que já passou por varias provações em sua vida, e hoje dirige a assembléia de deus em Tarauacá a qual frequento.

Ambos homens íntegros e mensageiros da palavra de Deus, fica aqui o meu reconhecimento e carinho por estes dois seres iluminados, e que mantém o compromisso com as escrituras e na propagação do evangelho.

Cito ainda como exemplo de grandeza, outro cidadão que tenho muito respeito e acompanho seu empenho em levar a palavra de Deus, e que assim como Padre Silvestre e o Pastor Geraldo Borges, este também não se atém a desavenças e diferenças religiosas, falo do meu amigo Pastor Brito da Assembléia Deus Ministério de Madureira, sendo este também um exemplo de Homem de Deus, que com a sua simpatia e humildade também é um grande propagador do evangelho.

Aproveito pra fazer uma sugestão aos dirigentes de igrejas de Tarauacá, sejam Padres ou Pastores, independente de fundamentações e convicções religiosas, para que um dia reúnam-se e faça-se um grande culto ou missa, com todas as igrejas de Tarauacá, com um propósito único o de "adorar a Deus a cima de tudo".





  

quarta-feira, 7 de março de 2018

PCdoB de Tarauacá apresenta sua pagina na net "Blog Terra Firme".


Caros Camaradas, amigos e simpatizantes do PCdoB de Tarauacá, do Acre e do Brasil, apresentamos a vocês mais um canal de comunicação em Tarauacá. Desta vez trata-se da pagina da web direcionada as lutas, as opiniões, e os posicionamentos da esquerda Comunista em nosso país e no mundo, em especial no Estado do Acre e no município em Tarauacá.

Nesta pagina intitulada: “TERRA FIRME O BLOG DOS VERMELHOS”, com endereço na web: https://terrafirmetka.blogspot.com.br/ você vai ficar sabendo das ações dos mandatos de nossos parlamentares, das opiniões e posicionamentos do nosso partido e dirigentes a respeito dos mais distintos assuntos.

Esse título “TERRA FIRME”, além de reafirmar a firmeza de nosso partido, faz também referencia a uma região rural de Tarauacá, onde se deu a primeira batalha por desapropriação de terras em nosso município, luta essa encabeçada por nossos principais dirigentes e fundadores do PCdoB de Tarauacá e do Acre Moisés Diniz e Chagas Batista, com participação do camarada Edvaldo Magalhães, vindo depois com o ingresso dos camaradas Paulo Victor “pelezinho”, e mas tarde Luiz Meleiro e o então já falecido João Bosco. Na época estas terras pertenciam ao Exercito Brasileiro, que queria retirar os posseiros, trabalhadores rurais e residentes naquele local. E, portanto através da luta de nossos camaradas a batalha foi vencida, e até hoje mais de 30 anos depois estes detém a posse das terras e vivem com suas famílias. 

Em Tarauacá Cartorial e organicamente, o PCdoB é o maior partido, temos mais de 2.000 filiados, mais de 20 organismos de bases nos bairros e comunidades rurais, atuamos na direção dos dois maiores sindicatos, dirigimos dezenas de associações comunitárias rurais e urbanas, temos forte presença nos movimentos de juventude e de mulheres.

Em virtude deste, temos capital político e organizacional, para opinar e sugerir sobre os destinos de nosso município e de nosso povo.

Sinta-se bem vindo a pagina do PCdoB de Tarauacá.