terça-feira, 29 de março de 2022

A MALDADE COM OS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO



A proposta do governador Gladson Cameli e da Secretária de Educação Socorro Neri, é criminosa, desrespeitosa, fraudulenta e imoral. Destrói com a carreira dos professores, funcionários, aposentados e pensionistas e não apresenta uma proposta de gratificação aos gestores escolares.

Saímos da reunião do dia 28 de março de 2022, com o sentimento fúnebre, pois não teve quem suportasse ver que não mudaram a postura depois de todas as argumentações nestes últimos 30 dias de luta, dizendo e mostrando que estão destruindo uma carreira que levamos 30 anos para consolidar. Resumo assim, a secretária insiste em fazer seu entendimento pessoal sobre a lei do piso do magistério e de nossa estrutura de carreira do PCCR.

Tínhamos a esperança de que apresentaria outra proposta, decepção para o SINTEAC, demais sindicatos e o CODEP. A postura da secretária nos indigna, nos afronta.

Repudiamos veementemente o tratamento dado aos profissionais em educação, as outras categorias estão tendo a estrutura de suas carreiras mantidas, isto demostra o descompromisso e responsabilidade com a educação.

O recurso do FUNDEB é salário, ele existe, diferentemente das outras categorias no entanto, estão matando nosso PCCR e nossas tabelas, descumprindo a lei do piso que da repercussão na estrutura da carreira. Descumpriu o parecer do TCE.

A secretária está criando uma aberração nas tabelas dos professores, onde os professores provisórios com nível superior receberão um salário menor que o professor do ensino médio.

Gladson Cameli e Socorro Neri cometem crime bárbaro com os profissionais em educação criando uma anomalia em nossas tabelas.

São quatro anos de luta para receber uma proposta e, quando nos entrega nos ferem de forma covarde e ardilosa.

Ao invés de avançar na valorização profissional e na educação, estamos em uma luta descomunal para manter nossos direitos adquiridos.

“Socorro Neri e Gladson Cameli inimigos da educação”.

sexta-feira, 25 de março de 2022

Presidente Lauro Benigno fala sobre as ultimas noticias da luta dos trabalhadores em educação...


Presidente do sinteac de Tarauacá Lauro Benigno, fala sobre os últimos acontecimentos da educação no Estado e no Munícipio...

quarta-feira, 23 de março de 2022

Deputados derrubam veto e governo terá que publicar no contracheque dos servidores o número de parcelas de empréstimos


Por Assessoria

Os parlamentares estaduais derrubaram na tarde de hoje (23) o veto do governo sobre o projeto de lei aprovado na Assembleia, de autoria do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que obriga a publicação no contracheque dos servidores o número de parcelas contraídas e quitadas referentes a empréstimos.

O veto foi derrubado por unanimidade dos presentes. A partir de agora, a matéria será promulgada e passa a ser lei. O deputado Edvaldo Magalhães destacou a iniciativa e disse que este era um reclame dos servidores públicos. A medida trata-se de um direito do consumidor e visa informar ao cliente o número de parcelas contraídas e quitadas.


“É um pedido que eu tenho de muitos servidores públicos. Faz-se uma operação de crédito consignada e começa com 24 parcelas, 36 parcelas e já ocorreram vários casos em que os descontos vão para além das parcelas contratadas. Não havia um controle. Isso é direito do consumidor”, disse o parlamentar.

TCU abre fiscalização extraordinária em convênios do MEC após denúncias sobre gabinete paralelo



O ministro Vital do Rêgo considerou "indispensável que o TCU" fiscalize "a estrutura de governança do MEC"

247 - O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou uma fiscalização extraordinária em todos os convênios do Ministério da Educação, comandado por Milton Ribeiro, após as denúncias de um gabinete paralelo na pasta com a atuação de pastores. A proposta foi feita pelo ministro Vital do Rêgo. O teor da decisão foi publicado nesta quarta-feira (23) pela coluna de Mônica Bergamo.

"Nos últimos dias, temos testemunhado a veiculação de diversas notícias acerca de eventuais irregularidades nas transferências de recursos federais do Ministério da Educação (MEC) a municípios, em que a priorização na liberação de verbas estaria sendo negociada por pessoas alheias à estrutura formal daquela pasta, com favorecimento a grupos específicos", afirmou Vital do Rêgo em seu ofício.

"Hoje, soube-se que a Procuradoria-Geral da República solicitou autorização ao Supremo Tribunal Federal para que seja procedida investigação junto ao MEC. Nesse contexto de indícios de irregularidades, considero indispensável que o TCU prontamente exerça seu papel constitucional para fiscalizar a estrutura de governança do MEC responsável pelas transferências de recursos financeiros aos entes subnacionais, em especial aquelas voluntárias e de assistência técnica e financeira", complementou.

Parabéns pelo seu dia, filhão João Gabriel.




Hoje é um daqueles dias que já acordo com um sorriso no rosto, agradecendo imensamente pela vida de todos que fazem parte da minha família. Comemorar mais um ano de vida de um filho querido é algo inexplicável. Você me orgulha diariamente e tenho certeza que o futuro não será diferente!

Que o seu dia seja maravilhoso e que a sua vida seja sempre lotada de aprendizados fabulosos! Saiba que o seu pai estará sempre ao seu lado no que precisar e que não existe nada mais importante para mim do que a sua felicidade!

Obrigado por todos os dias encher meu coração de orgulho e alegria. Sou um pai realizado e muito feliz, pois melhor filho não poderia ter.

Você merece ser muito feliz na vida e ter todos os seus sonhos realizados, e é isso que todos os dias peço a Deus. Parabéns, filhão, e curta muito seu dia!

Apophis, asteroide que se aproximará da Terra em 2029, pode ter partículas arrancadas pela gravidade, diz estudo


Segundo cientistas, não há riscos iniciais para o nosso planeta. O Apophis atingirá seu ponto mais próximo da Terra em 13 de abril de 2029, a 38.000 quilômetros de distância da superfície terrestre.

Os pesquisadores esperam que a aproximação do asteroide com a Terra em 2029 seja uma oportunidade para o desenvolvimento de mais estudos sobre esse corpo celeste, o que nos permitiria estar mais bem preparados caso novos asteroides passem perto da Terra. 

Um novo estudo da Universidade Carlos III de Madrid (UC3M) em parceria com a Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho Paulista (UNESP) analisou as características físicas do asteroide Apophis, corpo celeste de 370 metros de diâmetro que passará relativamente próximo da Terra em 13 de abril de 2029.

Na pesquisa, os cientistas analisaram os possíveis efeitos da aproximação, como possíveis influências na sua trajetória e no seu ângulo de inclinação, entre outras.

“A colisão não é a única possibilidade em eventos de aproximação com esse", afirma o pesquisador do Departamento de Bioengenharia e Engenharia Aeroespacial da UC3M, Gabriel Borderes-Motta, à agência de notícias da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

"A interação gravitacional entre um planeta e um corpo como o Apophis pode alterar a forma do corpo, quebrar o corpo em pedaços, desintegrar possíveis pedras soltas na superfície do asteroide, ou até mesmo remover outros corpos que orbitam o asteroide (como rochas, satélites, ou anéis)", afirma Gabriel Borderes-Motta.

Para realizar a pesquisa, os cientistas conduziram um conjunto de simulações numéricas para tentar prever como as partículas que orbitam o asteroide reagirão a diferentes situações e como essas possibilidades podem influenciar o comportamento do corpo celeste.

"Como ele vai passar bem próximo da Terra, esse corpo vai sofrer efeitos da gravidade do nosso planeta, que é muito grande em relação a ele. Por isso, a gente fez estudos sobre, por exemplo, a sua superfície e sua órbita, se materiais poderão ser arrancados pela Terra. E o nosso estudo mostra que, sim, isso é possível", afirmou ao g1 Othon Winter, coautor do estudo, astrônomo e professor da UNESP de Guaratinguetá.



Animação da Nasa mostra trajetória orbital do asteroide 99942 Apophis

Winter explica que os cientistas ainda não sabem ao certo qual a densidade desse objeto e que isso foi um dos assuntos explorados pela pesquisa.

Isso é importante porque quando um asteroide é menos denso, sua gravidade é mais fraca e, dessa forma, é mais fácil que partículas sejam arrancadas de sua superfície. Já quando a sua densidade é maior, o efeito é reverso: ele consegue reter mais partículas.

A partir dessas simulações, concluiu-se que o ângulo de inclinação do asteroide foi maior em baixas densidades do que em altas densidades; além disso, quanto menor a densidade de partículas e quanto maior a pressão de radiação solar, menos partículas permaneceram intactas.

"A pressão de radiação é um fenômeno que pode remover partículas pequenas com mais facilidade. Partículas muito pequenas são removidas, mas partículas grandes sobrevivem", aponta Winter.

Ou seja, em um cenário onde o Apophis possua baixa densidade, aproximadamente 90% das pedras soltas seriam removidas de sua superfície durante a aproximação da Terra.

Além disso, os resultados mostraram que a aproximação do Apophis pode afetar levemente as marés do objeto e causar alguns deslizamentos de terra na superfície do asteroide.

Qual a consequência disso para a Terra?

O ponto mais próximo da trajetória do Apophis será a 38.000 quilômetros de distância da Terra. Apesar disso, sobre os possíveis efeitos do desprendimento desses materiais, Winter explica que estudos iniciais indicam que essas partículas não irão atingir diretamente o nosso planeta.

"Apesar desse asteroide passar bem próximo da Terra, ele passa numa velocidade altíssima. Então as partículas que forem arrancadas de sua gravidade, vão continuar seguindo seu caminho. Seriam como sua cauda. Então a gente ainda está estudando a possibilidade de a Terra cruzar essa região", disse o astrônomo.

Apesar dessa possibilidade, Winter destaca que isso não causaria dano nenhum ao nosso planeta, tendo em vista que essas seriam pedras de menos de 1 metro que logo se desintegrariam na atmosfera da Terra.

Quando o asteroide foi descoberto em 2004, existia uma chance de 2% de impacto com a Terra, contudo, conforme explica Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro que não teve relação com o estudo, observações de radar já descartaram esse hipótese.

"Esse impacto seria bastante sério, não o suficiente para exterminar os humanos, mas com certeza uma catástrofe grande. Com o tempo, os cientistas foram capazes de analisar melhor a órbita desse objeto e hoje a gente sabe que ele não vai mais se chocar com a Terra", disse.

Hoje, segundo análise de astrônomos da Nasa não há risco de o Apophis atingir a Terra por pelo menos um século.

"Esse é um problema de poucos dados. Causa um alvoroço. Você vê apenas um pequeno pedaço de sua movimentação no céu. Quando extrapolamos isso para frente, o erro é muito grande. Com o passar do tempo, mais dados foram obtidos, as informações sobre a órbita foram melhorando e aí vimos que a chance de colisão diminuiu bastante", aponta Winter.

Signorini acrescenta que é bem raro um asteroide passar tão próximo da Terra como o Apophis passará e que isso vai ser bastante interessante do ponto de vista científico, pois diversas observações detalhadas poderão ser conduzidas.

"Os asteroides são objetos interessantes de se estudar pois eles são uma relíquia da formação do nosso sistema solar", diz. "E esse [o 99942 Apophis] vai ser bastante brilhante, visível ao olho nu em alguns lugares. Com o auxílio de um binóculo, qualquer um vai conseguir enxergá-lo. Vai ser um pontinho brilhante no céu, uma estrela relativamente brilhante".

g1.

segunda-feira, 14 de março de 2022

QUERO SER DEPUTADO PARA COMBATER INJUSTIÇAS E LUTAR POR DIREITOS SOCIAIS, DIZ CHAGAS BATISTA.


O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. Quando a política não é feita com esse propósito, serve para aumentar a injustiça. É como uma faça, serve para passar a manteiga no pão para alimentar a vida, mas pode ser servir também para tirar a vida. Depende do objetivo que ela é usada.

Falar em política nos tempos atuais, faz as pessoas torcer o nariz. Vivemos uma verdadeira degradação do sentido da palavra. E por que não dizer até uma prostituição da função. Uma máquina de produzir injustiça.

Políticos mudam de ideia conforme seus interesses pessoais. Chegam a trocar de partido e de amigos, várias vezes num curto espaço de tempo. Alguns alugam vários partidos para eleger sua família.
Sou do tempo que a política no Brasil era tratada de forma mais séria. As pessoas tinhas mais coerência, mais compromisso com as ideias e os partidos que se filiavam. Que tinham mais vergonha mentir para tirar proveito eleitoral.

Como um socialista forjado nas lutas cruenta da contradição entre o capital e trabalho, sempre procurei da exemplo de desprendimento de interesses pessoais. Nunca pedi para ser candidato a nenhum cargo eletivo, sempre esperei as decisões das instâncias coletiva.

As vezes, em algum momento, eu até pensei em dizer que queria ser candidato, mas tinha receio de ser mal entendido ou acusado de oportunista, de defender um projeto do meu interesse pessoal ou da minha família.
Lembro uma época que fui candidato a prefeito, surgiu a ideia no coletivo, de minha companheira ser candidata a vereadora. Ela não precisava da minha influência para se eleger. Não aceitei, entendi que fugia os princípios de um projeto coletivo, era eu ou ela.
Minha postura em relação a candidaturas pode ser exemplificado com o que aconteceu na última eleição municipal. Eu não era candidato, o candidato que eu iria apoiar era outro. Só fui ser candidato em cima da hora por decisão coletiva. Faltava um pouco mais de dois meses para a eleição.

Sempre entendi que ser candidato não pode ser uma vontade pessoal, um interesse meu ou da minha família. Um mandato eletivo é do povo que elege e precisa ser exercido fielmente para o povo. Quando fugimos essa regra, os mandados deixam de atender os interesses dos verdadeiros donos do mandato e passam a atender interesses pessoais e familiares.

Pela primeira vez na minha carreira política, estou me antecipando as instâncias coletivas para dizer que quero ser candidato a deputado estadual na próxima eleição. Tomei essa decisão em função do que aconteceu na última eleição, quando, por decisão coletiva, tive que ser candidato a prefeito aos 45 minutos do segundo tempo. Isso foi um grande problema, não tive tempo de visitar nem mesmo todos meus amigos.

‌Deste de 2021, estou todos os dias, visitando bairros, ruas e comunidades, falando dessa intenção. Vou continuar ouvindo também os amigos e aliados, sei que será muito bom para Tarauacá ter um deputado, cujo o mandato, as decisões e os interesses será inteiramente vinculado as demandas do povo, a exemplo dos três mandatos consecutivos de vereador que exerci na câmara. Até hoje às pessoas lembram e reconhecem!
.
Quem me acompanhou na época, sabe muito bem como foi. Foram mandatos de muitas lutas , produtividade e resultados para os trabalhadores e para Tarauacá, sem temer e sem se corromper. Estou colocando meu nome a disposição do Povo de Tarauacá para ser apreciado na disputa por uma vaga na assembleia legislativa.

O QUE VOCÊS ACHAM DA IDÉIA

quarta-feira, 9 de março de 2022

Sinteac de Tarauacá convoca categoria para assembléia geral da educação municipal/apreciação da proposta de data-base 2022 da SEME.


O Sinteac de Tarauacá na pessoa do seu presidente Lauro Benigno, convoca todos os trabalhadores em educação da REDE MUNICIPAL para participarem de uma ASSEMBLÉIA GERAL DELIBERATIVA, que acontecerá nesta sexta-feira (11), ás 16h, no auditório do Sinteac.

Pauta: apreciação da contraproposta da SEME e indicativo de paralisação.

 Não perca! Sua presença e de fundamental importância.

Covid-19: imagem revela como infecção pode alterar o cérebro



Mesmo após infecção leve, o tamanho geral do cérebro dos pacientes encolheu, segundo pesquisadores

Covid: exames de imagem revelam como infecção por coronavírus pode alterar o cérebroRebecca Morelle - Editora de Ciência da BBC News

Pegar covid-19 pode causar alterações no cérebro, sugere um estudo publicado na revista científica Nature .

Cientistas encontraram diferenças significativas em exames de ressonância magnética realizados em pacientes antes e depois da infecção.

Mesmo após uma infecção leve, o tamanho geral do cérebro havia encolhido um pouco, com menos massa cinzenta nas partes relacionadas ao olfato e à memória.

Os pesquisadores não sabem ainda se as mudanças são permanentes, mas enfatizaram que o cérebro é capaz de se recuperar.
Continua após a publicidade


"Estávamos olhando para uma infecção essencialmente leve, então perceber que de fato podíamos ver algumas diferenças no cérebro (do paciente) e o quanto seu cérebro havia mudado em comparação com aqueles que não haviam sido infectados, foi uma grande surpresa", afirmou Gwenaelle Douaud, principal autora do estudo, do Wellcome Centre for Integrative Neuroimaging, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O projeto UK Biobank acompanha a saúde de 500 mil pessoas há cerca de 15 anos e possui um banco de dados de exames registrados antes da pandemia, proporcionando uma oportunidade única de estudar os impactos do vírus na saúde a longo prazo.

Os cientistas realizaram exames novamente em:

- 401 participantes, realizados 4,5 meses, em média, após a infecção (96% dos quais tiveram covid leve);

- 384 participantes que não tiveram covid.

E descobriram que:

- O tamanho geral do cérebro em participantes infectados havia encolhido entre 0,2 e 2%;

- Houve perdas de massa cinzenta nas áreas olfativas e regiões ligadas à memória;

- Aqueles que haviam se recuperado recentemente da covid acharam um pouco mais difícil realizar tarefas mentais complexas.

Mas os pesquisadores não sabem até que ponto as mudanças são reversíveis ou realmente importam para a saúde e o bem-estar.

"Precisamos ter em mente que o cérebro é realmente plástico — com isso, queremos dizer que pode se curar sozinho —, então há uma boa chance de que, com o tempo, os efeitos prejudiciais da infecção diminuam", explica Douaud.

A perda mais significativa de massa cinzenta ocorreu nas áreas olfativas — mas não está claro se o vírus ataca diretamente esta região ou as células simplesmente morrem por falta de uso depois que pessoas com covid perdem o olfato.

Também não está claro se todas as variantes do vírus causam este dano.

Os exames foram realizados quando o vírus original e a variante alfa eram predominantes, e a perda de olfato e paladar era um dos principais sintomas.

Mas o número de pessoas infectadas com a variante ômicron que relatam este tipo de sintoma caiu drasticamente.
BBCPaula Totaro perdeu o olfato quando pegou covid, em março de 2020
'Sua mente é o que está sendo exercitado'

Paula Totaro perdeu o olfato quando pegou covid, em março de 2020.

"Quando desapareceu, foi como viver em uma bolha ou no vácuo — senti um isolamento", diz ela à BBC News.

Mas após entrar em contato com a instituição beneficente AbScent, que apoia pessoas que perderam a capacidade de olfato e paladar, ela começou a treinar o olfato.

"O que o treinamento do olfato faz — especialmente se você praticar duas vezes por dia, regularmente, religiosamente — é forçar você a sentir o cheiro, permitir que ele volte para o nariz e depois pensar no que você está cheirando", explica.

"E essa conexão entre o que está no mundo exterior e o que entra em seu cérebro e na sua mente é o que está sendo exercitado."

Totaro recuperou agora a maior parte do olfato — embora ainda tenha dificuldade em identificar cheiros diferentes.

"É uma mistura de alegria que o sentido voltou, mas ainda um pouco de ansiedade por ainda não ter chegado lá", diz ela.

Sobre o estudo, a cientista-chefe do UK Biobank, Naomi Allen, diz: "Isso abre todos os tipos de questões que outros pesquisadores podem seguir sobre o efeito da infecção por coronavírus na função cognitiva, na névoa cerebral e em outras áreas do cérebro — e realmente focar as pesquisas na melhor forma de mitigar isso".

O professor David Werring, do Instituto de Neurologia da University College London (UCL), também no Reino Unido, disse que outros comportamentos relacionados à saúde podem ter contribuído para as mudanças observadas.

"As mudanças na função cognitiva também foram sutis e de relevância pouco clara para as funções do dia a dia", observa.

"E estas mudanças não são necessariamente vistas em todos os indivíduos infectados e podem não ser relevantes para cepas mais recentes".

terça-feira, 8 de março de 2022

Estados Unidos aprovam primeira camisinha para sexo anal



A Food and Drug Administration (FDA), agência americana semelhante à Anvisa, que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, aprovou recentemente o primeiro preservativo especialmente dedicado para o sexo anal. A camisinha é fabricada pela marca One Condoms e a autorização foi comemorada por especialistas de saúde sexual.

O motivo é bastante simples: o sexo anal aumenta significativamente o risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis (IST), como o vírus do HIV, causador da Aids. Até então não havia aprovação dos órgãos reguladores para a fabricação de um preservativo dedicado para o sexo anal, embora a recomendação sempre fosse a utilização da camisinha de modelo mais comum para a prática.
Como funciona camisinha para sexo anal


A fabricante vai oferecer 54 tamanhos diferentes do preservativo 

Embora o rótulo do produto indique o fim específico, o preservativo não é muito diferente de uma camisinha convencional. Além de ajudar a diminuir os riscos de transmissão de ISTs, a camisinha também tem ação contraceptiva já que também atua reduzindo o risco de gravidez. A fabricante diz oferecer três versões diferentes – ajustada, padrão e final –, além de 54 tamanhos diferentes.

A eficácia do preservativo foi atestada através de testes clínicos. Um total de 252 homens que faziam sexo om outros homens e outros 252 que faziam sexo com mulheres avaliaram o produto. Todos os participantes da pesquisa tinham entre 18 e 54 anos e a taxa de falha foi de apenas 0,68% para as relações anais e 1,89% para as relações vaginais.

Esses números indicam eventuais deslizamentos do preservativo, rupturas ou episódios em que ambos os acidentes acontecem e, de acordo com os especialistas, está dentro da normalidade do segmento.

Empresa de ração oferece R$ 33 mil para quem cheirar fezes de cachorro


Fabricante anunciou a vaga para testar o efeito que uma dieta baseada em vegetais tem na digestão, odor das fezes e saúde geral do cão.

Uma fabricante de rações para animais ofereceu 5 mil libras (cerca de R$ 33 mil) a qualquer tutor de cachorro que cheirar as fezes do animal por dois meses para avaliar a qualidade do produto a ser vendido no mercado posteriormente.

O caso inusitado faz parte de uma oferta da empresa inglesa OMNI, especializada em alimentos naturais para cães, que anunciou estar procurando um dono de cachorro para testar o efeito que uma dieta baseada em vegetais tem na digestão, odor das fezes e saúde geral do cão.

O vencedor receberá R$ 33 mil para dar a comida de cachorro da OMNI por dois meses e relatar os efeitos que ela tem na frequência de “idas ao banheiro” do animal, odor de cocô, níveis de energia, comportamento, padrões de sono, peso e condição da pele.

Segundo o comunicado da fabricante, o animal será examinado por um veterinário no início e no final do período de dois meses. As inscrições estão sendo aceitas no site da empresa até 31 de março.

“Sabemos que esta é uma vaga bastante peculiar, mas também sabemos que esta é a maneira de mostrar aos donos de cães que a ração à base de plantas pode melhorar as fezes (…) de seus cães”, disse Shiv Sivakumar, cofundador da empresa.

Fonte: Correios Braziliense

Saiba como receber o novo benefício de até R$ 300 por filho



Auxílio Criança Cidadã é um bônus que faz parte do novo programa de tranferência de renda do governo federal, o Auxílio Brasil.

Cidadãos de baixa renda que já recebem o Auxílio Brasil podem contar com uma ajuda extra na educação dos filhos. O Auxílio Criança Cidadã é um benefício no valor de até R$ 300 pago a famílias que não conseguem encontrar vagas em creches públicas ou conveniadas.

Essa espécie de abono é um direito dos responsáveis por crianças com idade entre zero a quatro anos incompletos. Conheça os requisitos para ter acesso a ele:
Estar inscrito no Auxílio Brasil;
Não receber nenhum outro auxílio para pagamento de creche;
Comprovar um vínculo empregatício formal ou, no caso de trabalhadores autônomos/informais, comprovar renda;
Ter ao menos uma criança de até 48 meses (4 anos incompletos) até o dia 31 de março do ano de matrícula;
Não ter encontrado vaga em uma creche da rede pública ou conveniada na região onde mora.

Valor do Auxílio Criança Cidadã
A quantia que o beneficiário recebe depende do turno escolar do filho. Para criança matriculada em creches de turno parcial, o valor é de R$ 200 mensais. No caso das creches de turno integral, o benefício é de R$ 300.

Vale destacar que os recursos são repassados pelo governo diretamente às instituições de ensino reconhecidas e ativas no Censo Escolar.

O Auxílio Criança Cidadã é depositado até que a criança complete quatro anos de idade. Caso isso ocorra no meio do ano letivo, é assegurada a continuidade dos pagamentos até o fim no ano letivo.

Agência Brasil

Dr. Jenilson Leite: “O desenvolvimento do Acre tem que ter intercâmbio cultural, comercial e industrial”


_Pré-candidato ao Governo do Acre, acredita no potencial exportador do estado_

O deputado estadual e médico Dr. Jenilson Leite (PSB), tem recebido incentivo político de muitos segmentos, pelo simples fato de, durante o seu mandato ter dialogado com todos os segmentos da sociedade, ouvindo as reivindicações e defendendo projetos que contribuíram com todas as classes sociais, percebeu que como deputado estadual fez muito, mais observou que há limitações no cargo e como governador, poderá fazer muito mais, como abrir novas fronteiras para fortalecer o intercâmbio cultural, comercial e industrial, com países dos cinco continentes, através de convênios e parcerias entre o estado do Acre e universidades, ampliando a abertura de estudos nas diversas áreas. Em parceria com cientistas, pesquisadores e museus, por exemplo, Jenilson acredita que pode ampliar as descobertas nas áreas de arqueologia no nosso estado, trazendo assim oportunidades diversas para nossa juventude, que está se formando e sem perspectivas de mercado.


Junto com um grupo composto por políticos, líderes de diversos segmentos sociais e a sociedade civil, o pré-candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) está na fase de estudo e desenvolvimento do plano de Governo a ser apresentado durante a campanha. Jenilson garante que contemplará do agricultor ao industriário, com abertura econômica e comercial para todos os estados do Brasil e países vizinhos, com portas para países europeus, asiáticos e de todos continentes, respeitando a legislação e a devida ética moral e comercial.


“Temos uma abertura para o oceano pacifico e precisamos como estado incentivar o progresso, para o nosso desenvolvimento. Quero no nosso projeto de Governo, um destaque nacional e internacional para o estado do Acre, com uma bancada federal focada no desenvolvimento e para isso, terei diálogo permanente com a classe politica e convidarei a fazer parte do projeto e programa de desenvolvimento de nosso estado. Teremos como meta o dialogo, o respeito a quem diverge, a compreensão na adequação ou ampliação de propostas, um projeto e plano de trabalho democrático, firmado na humildade, tendo a certeza que a união faz acontecer”, diz o pré-candidato.

O médico e deputado estadual Jenilson Leite, a grande novidade na disputa para o Governo do Acre em 2022

Se avizinha um processo eleitoral. As mais diversas forças politicas se acomodam em seus projetos pessoais e coletivos. Uma característica indispensável para um indivíduo que se propõe a liderar um estado é sem sombra de dúvidas, a capacidade de dialogar e construir pontes. O deputado Jenilson Leite, vem mostrando a cada dia essas habilidades. É visível sua obstinação e persistência na construção desse projeto majoritário de governar o Acre.

Filho de Tarauacá, nascido nas cabeceiras do Rio Muru, Jenilson ganhou notoriedade por meio da mobilidade social produzida pela educação e suas ações de saúde nas comunidades mais longínquas. Sua preocupação em fazer o que é certo, fez com que pedisse afastamento da Aleac no auge da pandemia para atender como médico infectologista nos hospitais da Capital e do interior do Acre. Da infância como engraxate a médico infectologista e deputado estadual, ele tem facilidade em dialogar com os mais diversos setores da sociedade acreana.

Nas últimas semanas, quando o Acre se viu surpreendido com a elevação dos níveis dos rios, que alagou e desabrigou inúmeras famílias, o médico e deputado estadual, não fugiu da luta e se fez presente com solidariedade e apoio real em Tarauacá, Jordão e Cruzeiro do Sul. A atividade política exige renúncias pessoais e familiares de seus agentes, Dr. Jenilson Leite, tem feito essa opção de vida, visitando as comunidades e amenizando as dores das pessoas e como deputado estadual, defende um programa emergencial de retomada de habitações dignas para população necessitada, em especial, os moradores em regiões alagadiças, que todos os anos são severamente afetados pelas enchentes dos rios. “Precisamos de forma emergencial retomar os programas habitacionais que foram esquecidos no Acre para socorrer famílias de áreas de risco do nosso estado. As casas populares são uma das possibilidades de enfrentar essa questão, tirar essas famílias dessas áreas alagadiças, dando a oportunidade de ter uma moradia digna e de qualidade”.


sexta-feira, 4 de março de 2022

Atenção aposentados do Estado do Acre: A Prova de Vida será realizada apenas pelo APP ACREPREV. baixe na play store.



Prova de Vida

O Instituto de Previdência do Estado do Acre tem o orgulho de apresentar o APP ACREPREV, um aplicativo mobile pensado para você ter acesso fácil e descomplicado à sua Prova de Vida.

Atenção: A Prova de Vida será realizada apenas pelo APP ACREPREV.


Links para Download


A Prova de Vida dos Aposentados e Pensionistas vinculados ao Acreprevidência é uma obrigação pessoal, prevista na Lei nº. 2.438, de 22 de julho de 2011, o que ocorrerá da seguinte forma:
Etapa 1 - Prova de Vida

a) Realizar o download do aplicativo APP ACREPREV na loja de aplicativos referente ao seu dispositivo.

b) Tenha em mãos seu documento válido (CNH ou RG).

c) Realize o cadastro para acessar o APP ACREPREV (caso já possua cadastro no Contracheque pule para o próximo passo)

d) Acessar o APP ACREPREV e realizar o passo a passo:


1 - Clique em acessar minha conta

2 - Efetue o login com CPF e Senha

3 - Clique em Prova de Vida

4 - Aceite os termos de uso e clique em continuar

5 - Insira o número de celular válido e clique em continuar

6 - Insira o código de validade e clique em validar

7 - Insira o CEP de sua residência

8 - Complete os dados de endereço e clique em avançar

9 - Permita que o APP ACREPREV tire fotos e grave vídeos no seu dispositivo

10 - Capture a imagem da frente do seu documento e confirme

11 - Capture a imagem do verso do seu documento e confirme

12 - Segure seu documento abaixo do queixo, tire uma selfie e clique em enviar

13 - Clique em emitir o comprovante e salvar.


c) Aguarde a validação da sua Prova de Vida.

Etapa2 - Na sede do Acreprevidência

Fique atento !

a) A equipe do Acreprevidência irá verificar seus dados e documentos enviados na Etapa 1.

b) Caso sua Prova de Vida seja recusada, você receberá uma notificação em seu dispositivo informando o Motivo da recusa.

c) Caso sua Prova de Vida seja aprovada, você receberá uma notificação em seu dispositivo informando a Aprovação

Obs.: Motivos de recusa da sua Prova de Vida

• Dados ilegíveis

• Dados divergentes

Consequências da não realização de Prova de Vida:

1 - O beneficiário estará inadimplente a partir do 1º dia do mês seguinte ao previsto para a respectiva atualização.

2 - A inadimplência ocasionará o bloqueio da remuneração, conforme preceitua a Lei nº 2.438/2011.